Alguns homens tem o estilo tão marcante e notavelmente simples que é difícil não admirá-los. Nessa categoria, um dos exemplos mais comuns é o do fotógrafo californiano Tim Melideo, que provavelmente você já o viu por aí nos Instagrams ou Pinterests da vida ou no site stayclassic.com.
Uma das coisas que eu prezo nas fotos de Tim Melideo é a simplicidade: o sujeito não faz cara de galã, não usa nada espalhafatoso, não ostenta grifes e, na maioria das vezes, aparece simpático e sorridente, mostrando que ninguém precisa de muito para agradar.
Veja abaixo algumas coisas que você pode aprender com os looks que ele publica em suas redes sociais:
1 – Seja natural
Pode estar usando terno ou jeans e camiseta, Tim sempre parece muito a vontade em seus trajes, esse é um dos motivos para o sucesso de quem quer estar bem vestido: naturalidade. Se for escolher uma roupa para usar, certifique-se de que vai passar o dia parecendo que quer ser ejetado para fora dela.
…….
2 – Tenha personalidade
Alfaiataria misturada com peças mais rústicas e básicas é uma de suas marcas registradas e a base de seu estilo. Quando for criar seus próprios looks preocupe-se em criar uma assinatura visual, por mais simples que ela seja, isso vai ajudar a tornar seu visual mais marcante.
…….
3 – Estampas tem que estar a seu favor
Apesar de ser relativamente básico, Tim Melideo não tem medo de usar estampas vistosas, mas não se dá com extravagâncias, pois mesmo nesses casos ele escolhe cores primárias ou neutras, ele sabe que seu jeitão discreto não comporta cores berrantes em estampas carnavalescas. Se você quer sustentar um estilo mais, vamos dizer assim, excêntrico, observe se as estampas e os padrões te favorecem e não entram em conflito com as outras peças
…….
4 – Sapatos dão um upgrade
Muita gente usa um sapato ou uma bota em combos mais elegantes, mas para o californiano esses calçados são companheiros constantes, sobretudo em versões casuais. Entendo quem curte o bom e velho tênis, mas o sapato dá uma pegada diferente que me agrada muito!
…….
5 – Tenha um guarda-roupas atemporal
Nos looks de Tim Melideo, nada de modinha passageira, seu repertório é composto por peças atemporais que podem ser combinadas com facilidade e que mantém um certo nível de elegância, conforto e caimento, mesmo nas mais casuais.
…….
6 – Não limite seu estilo
Só porque você goste de um tipo visual não significa que precisa se vestir assim o tempo todo, dá para saltar do urbano para o formal e do formal para “outdoor” sem perder a personalidade, só não pode vestir o que não combina com você. Nisso o californiano é mestre, segura o look de veraneio e o rocker com a mesma desenvoltura.
…….
7 – Use o que está na moda, mas use diferente
Esta jaqueta college esteva em alta assim como a bomber, mas a tendência sempre é montar um look com influência colegial quando ela está presente, coisa que foi deixada de lado pelo fotógrafo, preferindo algo mais discreto e sério. O problema da moda nem sempre é o fato de que todo mundo usa a mesma coisa, mas o fato de todo mundo usar igual! Pense em combinações inusitadas para ter um estilo marcante.
……..
8 – Ternos para cada ocasião
Se o traje formal é uma exigência do ambiente de trabalho, do casamento ou mesmo uma escolha de estilo sua, pense em ter mais de uma versão dele, é bacana ter um costume curinga, como o marinho, mas de vez em quando vale a pena mostrar que sabe se vestir para a ocasião com um terno diurno de tecido leve e cor clara. O traje social de algodão bege é um companheiro contante de Tim Melideo.
…….
9 – Henleys detonam!
Aquela camisa que nós sempre indicamos e que nem todo mundo consegue achar para comprar (mas tem aqui) é presença constante nos combos de Tim Melideo. Nada como ver na prática o quanto a camisa henley é estilosa!
…….
10 – Camisas de mangas curtas podem substituir t-shirts
Elas estão um degrau abaixo das camisas tradicionais, mas estão um degrau acima das camisetas no quesito elegância e estilo. O importante é comprar um modelo que tenha bom caimento, nem muito justo, nem muito largo. As mangas são outro ponto importante, se estiverem muito longas vale dar uma dobrada até metade do músculo do braço.
……
11 – No calor, prefira roupas leves
A estações vão mudando e junto com elas os tecidos de nossas roupas. Mesmo que você fique ótimo com aquele blazer de lã, é melhor trocá-lo pelo de lã fria, as camisas de flanela dão lugar ao linho e a gaze, e os jeans mais claros fazem sucesso, assim como os tênis cano baixo de lona. Dá para ficar confortável no verão sem abrir mão do estilo!
…….
12 – Estampas dão um toque irreverente
Não precisa se vestir com estampas florais dos pés a cabeça, mas um acessório com um padrão xadrez ou um liberty pode ser uma boa maneira de deixar a roupa mais divertida e com a cara da estação, então aproveite para ser criativo em seu look. O exemplo acima mostra como isso é possível sem cair no visual extravagante, ponto para ele!
…….
13 – Double jeans é cool
Jeans sempre é cool, jovem, descontraído! Então jeans X 2 oferece isso tudo em dobro? Não é bem assim, tem que ter um bom olho como o de um fotógrafo (brincadeira!) para encontrar a combinação ideal. Se você sente dificuldades para juntar duas peças de denim, dê uma lida neste texto aqui.
…….
14 -Acessórios dão bossa
Um acessório pode mudar o “mood” do seu visual. Um chapéu pode torná-lo, retrô, um relógio consegue fazê-lo mais esportivo, óculos de sol tendem a deixá-lo com cara de estrela de cinema (ou não!). Repare nas fotos e veja como Tim não hesita em repetir os acessórios que funcionam bem para ele!
…….
15 – Tenha uma jaqueta versátil
Tão importante como um blazer é aquela jaqueta que é pau para toda obra. Geralmente ela tem cor neutra e nem precisa pensar para combinar, você pega a peça quando já está de saída e a veste antes de entrar no carro ou caminhando pela calçada, pois sabe que com ela está tudo perfeito. Visite o site www.stayclassicblog.com e veja quantas vezes ele repete a peça e como sabe usaá-la de maneira diferentes.
…….
16 – Cores neutras não te deixam errar
Calças cinza, camisa marinho e sapatos marrons. O que essas peças tem em comum? Todas são neutras, ou seja, vão combinar com qualquer coisa que você vestir. Você até pode não gostar de um contraste ou outro, talvez o estilo de uma peça não seja compatível com outra, mas se você apostar em preto, branco, cinza (qualquer tom) marrom, marinho e bege nunca vai se dar mal.
…….
17 -Roupas baratas e caras convivem em harmonia
Já ouviu falar em Hi-Lo (ou High-Low)? Não é nenhuma novidade, mas alguns caras ainda acham que é pecado misturar t-shirt básica com um jeans caríssimo, por exemplo. Se a peça tem estilo, qualidade e caimento, não existe razão para criar um apartheid fashion. Junte o que combina, independentemente de ser caro ou barato, de grife ou não. Nosso amigo aí de cima faz isso muito bem e o tempo todo, que tal se inspirar nele para começar?
…….
18 – Estilo urbano e esportivo podem se complementar
Usados com criatividade os tênis mais comuns podem inserir um toque esportivo e descontraído a qualquer combo. Isso também vale para calças jogger, moletons e outros itens com pegada “sport”, só não exagere no clima atlético, os tênis de corrida ainda estão reservados para exercícios físicos e as camisas de time de futebol ainda ficam reservadas aestádios e encontro na casa de um amigo para assistir o jogo.
…….
Se você ainda quer mais inspirações veja a galeria de fotos com mais alguns look de Tim Melideo do stayclassic.com.
Conheça também o instagram de Tim Melideo: www.instagram.com/timmelideo
A referência que eu estava buscando, obrigado!
; )