Mesmo sendo uma peça de vestuário extremamente versátil, o jeans em suas variações, incluindo cores, tons, lavagens, detalhes e efeitos, pode se encaixar melhor em determinadas ocasiões e ambientes, basta lembrar da regra: quanto mais simples, mais sério, quanto mais detalhado, mais descontraído, entenda melhor este conceito nos exemplos abaixo:
1 – Jeans escuro sem lavagem
É ideal para trabalho casual, principalmente se você trabalha em um ambiente que admite este tipo de roupa, mas cobra um visual discreto e impecável. Vai bem com qualquer peça, mas funciona muito bem na mistura com peças que compõem o traje social como blazer, camisa, gravata e sapatos mais tradicionais, apesar de deixar espaço para outros mais informais como o loafer e o mocassim.
Outro exemplo:
…….
2 – Jeans escuro com lavagem discreta
Um pouco mais casual, combina com ambientes onde o clima é descontraído, mas ainda há cobrança de elegância e discrição. Também funciona bem para festas e baladas pois mantém uma boa relação com peças mais alinhadas como camisas, pólos básicas e sapatos casuais que flertam com o design clássico como os brogues e os monk straps.
Na primavera mostrei estes dois exemplos que se encaixam também neste caso:
…….
3 – Jeans com lavagem média
Este tipo ainda pode ser considerado democrático, pois permite combinações mais sérias com camisas e até gravatas, assim como vai muito bem com peças casuais, sendo um bom companheiro para uma camiseta estampada ou uma jaqueta em sarja, veludo, couro ou mesmo jeans. Combinado com acessórios calçados e casuais, mas discretos, faz um look sofisticado para passeio ou trabalho em empresas que não tem dress code rigoroso.
Outro look mostrado anteriormente que serve para ilustrar este caso:
…….
4 – Jeans com lavagem forte e efeitos
A lavagem bem marcada, os bigodes de gato e até alguns desgastes pequenos fazem deste jeans o item ideal para passeio, principalmente em lugares descontraídos como bares, shows ou shoppings, sua cor pede contraste com matizes mais escuras, como burgundy e violeta, ou vibrantes, como o laranja e vermelho. Sneakers em couro ou lona complementam muito bem, mas botas também podem ser uma boa opção para quem gosta do calçado.
Mais um exemplo:
…….
5 – Jeans “destroyed”
Seu estilo relaxadão pede peças casuais ao máximo, mas sempre com o cuidado de não exagerar, principalmente pelo fato de que a calça já carrega muita informação, então tenha cuidado com camisetas com estampas grandes e/ou muito coloridas, calçados com excesso de detalhes e couro muito desgastado e acessórios chamativos, mesmo a jaqueta do exemplo está no limite do que pode fazer par com este jeans e em caso de dúvida, escolha uma mais discreta.
Também existe a possibilidade de contrastar estilos e usar este tipo de jeans para misturar peças clássicas com modernas resultando em um visual mais radical, veja abaixo:
Gostei da matéria, mas e quanto a jeans claros sem desgaste? entram na mesma categoria que os escuros?
André,
todos os jeans claros são considerados muito casuais, mesmo sem desgaste ou lavagem.
Abs.
Caracaaa, muito fera! show d+, se eu tivesse grana andaria só nesses estilos.