O Look Certo: Sobrepondo Peças da Mesma Cor

03/04/2015 Sem comentários por

look_certo_sobrepondo_pecas_mesma_corUm cuidado que temos ao fazer uma sobreposição de peças coloridas é que haja algum contraste entre elas, seja usando cores complementares ou um tom sobre tom, geralmente com a peça que cobre mais escura que a de baixo – o que não é regra, mas é bem corriqueiro! Pouco se vê ou se comenta sobre sobrepor peças de cores iguais ou muito próximas, talvez devido ao surto desse tipo de combinação ter ficado datado por ter sido muito usado no final dos anos 90 com o combo camisa + gravata, mas ainda dá para usar esse tipo de recurso e fazer algo atual.

Por que funciona?

Cores claras na parte de cima são ótimas para chamar atenção do que interessa, principalmente se você está usando um blazer abotoado por cima de uma blusa de gola alta (falamos sobre elas esta semana, lembra?) jogando o olhar para cima, o lenço no bolso garante que o look não fique monótono, acrescentando um toque sofisticado e charmoso. Outra boa escolha foi a calça de alfaiataria marinho que deixa o visual classudo e vem muito bem acompanhada por um belo sapato de amarrar castanho. A bolsa está em sintonia com o restante do traje, pois não é extremamente formal, mas passa bem longe do casual.

Experimente…

Uma camiseta gola V para um dia um pouco mais quente ou um cachecol no mesmo tom do lenço para o alto inverno.

Não seria a mesma coisa se…

Trocássemos a malha por uma camisa, neste caso o look ficaria um pouco entediante. Um jeans no lugar da calça da foto é plenamente usável, mas sem apresentar a mesma sofisticação.

Resumindo:

  • Sobreposição de peças na mesma cor e tom é complicado quando não se trata de preto, marinho ou cinza, mas dá para usar se você souber combinar as peças certas;
  • Peças claras jogam na parte de cima jogam o olhar para seu rosto;
  • Valorize o look com acessórios que quebrem a monotonia do blazer com malha no mesmo tom;
  • Na parte de baixo calça de alfaiataria é a melhor escolha para manter o combo sofisticado;
  • A bolsa e o sapato castanhos ajudam o look ficar coeso;
  • No calor você pode manter o estilo, mas opte por uma camiseta gola V;
  • Pode usar com jeans? Pode, mas não vai ficar tão bacana.

Dicas adicionais

Para gordinhos – cortar seu corpo em duas partes não é uma boa para vocês, mas é possível usar peças escuras na parte de cima e aproveitar um lenço ou cachecol mais claros para atrair o olhar. Se você tem problema de papada, cuidado com a gola rolê, escolha uma blusa mais aberta.

Para baixinhos – seu problema é o mesmo que o do gordinho, a silhueta fatiada deixa o visual mais horizontal, mas em vez de ganhar alguns quilos, você vai parecer mais baixo, invista em um blazer e blusa em um tom próximo ao da calça. Um calçado com sola parruda também vai ajudar com a questão da estatura, além de cair muito bem com este tipo de roupa.

Para os muito altos – o corte na silhueta é ótimo para você, mas o calçado não pode ter a sola muito grossa e os acessórios param na altura do pescoço, um chapéu pode ficar “over” neste caso. Um blazer com um quadriculado discreto é outra forma de fazer com que você não pareça tão alto.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Sobrepondo Peças da Mesma Cor”

Deixe um comentário