Look Masculino Tieless: Quando a Gravata é Opcional

10/09/2015 Sem comentários por

tieless_look_masculino_sem_gravata_06

Preguiça não é desculpa para não usar gravata, se o local ou evento a ser frequentado exige esse tipo de indumentária, não tem como escapar. Sim, isso é dirigido especial e carinhosamente a vocês que vivem me perguntando se podem se livrar do acessório para ir a um casamento formal. Mas para compensar existem diversas situações onde a elegância do costume ou do blazer pode ser mantida, momentos onde o traje esporte fino ou o traje esporte são admitidos e a leve casualidade do “tieless” é esperada.

O termo tieless em inglês significa “sem gravata”, ou seja, a arte de estar requintado mesmo depois de se livrar de um dos maiores ícones da elegância masculina. Entretanto, tão importante quanto saber embarcar nesse visual, é saber quando usá-lo! Abaixo mostramos maneiras de montar looks tieless e depois listamos quais os momentos certos para isso:

1 – Costume + Camisa – Gravata

tieless_look_masculino_sem_gravata_01Optar pelo uso do costume sem gravata é algo relativamente comum, mas tem suas regras: cuidado com o excesso de pele a mostra, desabotoe apenas o colarinho e 1 ou 2 botões adicionais; também é aconselhável maneirar nos acessórios do pescoço, cuidado com os cordões muito grossos ou colares com muitos pingentes, eles não combinam com o visual sofisticado do costume.

…….

2 – Terno + Camisa – Gravata

tieless_look_masculino_sem_gravata_04O traje social de 3 peças também pode se livrar da gravata, desde que você não desrespeite nenhum dress code, o personagem do ator Simon Baker na série The Mentalist é um dos adeptos deste tipo de visual, Daniel Craig é outro astro que pode ser visto com um look parecido. Para não perder a classe prefira colarinhos mais estruturados cujo formato não deixe que ele embole demais.

…….

3 – Substituindo a gravata

tieless_look_masculino_sem_gravata_03Já que você optou por usar a camisa sem gravata, pense em um acessório para o pescoço que dê um charme a mais ao look. Cachecóis, echarpes e lenços são uma boa opção, além de servirem contra proteção contra o frio. No calor escolha peças de algodão leve, linho ou seda.

…….

3 – Nem camisa nem gravata

blazer_camiseta_looks_masculinos_ft01

Podemos chamar este tipo de combinação de “tieless obrigatório”, já que a camiseta não permite o uso da gravata. Para manter um certo nível de sofisticação aposte no lenço no bolso do blazer ou paletó, ele mostra que apesar de estar a vontade você se preocupa com os detalhes e o resultado final.

…….

4 – Air Tie

tieless_look_masculino_sem_gravata_02A Air Tie nada mais é do que nossa primeira sugestão, só que abotoada até o colarinho. A sensação é de que realmente a pessoa está usando uma gravata invisível! Há algum tempo esse visual não era muito aceito, hoje tem adeptos fervorosos, mas apresenta alguns problemas, como por exemplo o efeito negativo em quem tem o rosto muito redondo ou pescoço curto e que se beneficia com o V criado pela camisa aberta. Quem tem papada também deve evitar abotoar o colarinho quando não estiver de gravata.

…….

Onde usar

Com exceção do item 3 que é bem casual e serve para passeio e alguns ambientes de trabalho bem liberais, todos os looks servem para trabalho informal, casamentos ou formaturas com dress code esporte fino (também conhecido como passeio), coquetéis, vernissages, jantares em restaurantes que exijam uma roupa mais chique, baladas mais elegantes.

Onde evitar

Eventos black tie, black tie opcional (não significa que pode tirar a gravata só trocar a borboleta pela convencional) ou que exijam o traje de passeio completo, ambientes de trabalho conservadores como grandes corporações e escritórios de advocacia.

…….

Dicas adicionais

tieless_look_masculino_sem_gravata_05

  • Lenços no bolso e echarpes no pescoço são bem-vindos, eles suprem a falta da gravata se você acha que o look está um pouco simples;
  • É uma boa hora para usar aquela camisa linda, mas que aperta seu pescoço o colarinho está fechado, a não ser que prefira a “air tie”;
  • A opção com o colete é ótima para quem está acima do peso, pois joga a atenção no rosto, não na barriga;
  • Relaxe o pescoço, mas não descuide do resto! Mantenha os sapatos combinando com o cinto e escolha um relógio de pulseira de couro bacana para impressionar;
  • Uma peça interessante a ser usada com o costume, seja ele tradicional ou de abotoamento cruzado (foto), é a blusa gola rolê.

Obs: não falei muito a respeito do uso (ou não) da gravata com blazers, pois se trata algo bem mais comum e totalmente casual.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Look Masculino Tieless: Quando a Gravata é Opcional”

Deixe um comentário