Tem gente que chama de gorro de tricô, outros de touca, e há que adote o nome em inglês: beanie. O mais importante é que a peça já vem sendo destaque há quase 10 anos, mudando apenas um pouco de seu formato, mas nunca deixando seu papel de proteger do frio e trazer um leve toque despojado ao look masculino.
Dicas Para Usar Gorro (Touca, Beanie) em Looks Masculinos
Veja abaixo o básico para usar seu gorro com estilo e montar looks interessantes com a peça:
1 – Tendência: Gorro tipo fisherman
O gorro que mais está agradando os homens no momento é o tipo fisherman. Lembra-se quando os oversized beanies foram moda, com aquela sobra de tecido caindo para trás? Esse é o contrário, geralmente com um tricô um pouco mais espesso, ele tem pouco ou quase nenhuma sobra no topo e é marcado pela barra dobrada por toda a lateral criando uma segunda camada de tecido.
2 – Beanie com fit ideal
O caimento ideal é com pouca sobra de tecido no topo, não que você não possa optar pelas peças oversized, mas o excesso de casualidade delas pode não se alinhar com um traje mais formal, por exemplo.
3 – Cores neutras para começar
Se você ainda não está acostumado com esse tipo de acessório recomendo começar com os tons neutros e depois passar para algo mais ousado. Preto, cinza chumbo, cinza claro e marinho são boas escolhas a princípio.
4 – Cores vivas? Use com moderação
Gorros de tricô masculinos com cores fortes são ótimos para trazer um ponto de cor ao look masculino, mas também são um item a ter cuidado extremo, principalmente se você já tem algumas cores vistosas nas outras peças. Antes de optar por esse tipo de acessório, dê uma geral no look para ver se não está exagerando e evite usar no trabalho se sua empresa tem um dress code rigoroso.
5 – Gorro X Seu formato de rosto
Minha dica é: mude a maneira de usar de acordo com a maneira que quer seu rosto seja visto. Vestido mais para cima, perto da linha dos cabelos, a tendência é alongar a face, mais perto das sobrancelhas você vai achatar a cabeça, logo, quem tem rosto muito redondo ou quadrado pode achar mais interessante deixar um pedaço maior de testa a mostra, já quem tem o rosto fino e comprido (retangular) provavelmente vai pelo caminho contrário.
…….
Gorro de tricô masculino em looks para o dia a dia
1 – Combinando com o restante
Bacana essa escolha de coordenar vários tons de laranja com o azul dos jeans fazendo contraste. Aqui a cor forte vei bem a calhar, pois se trata de um combo extremamente casual.
2 – Gorro de tricô fazendo tom sobre tom com o restante
A ideia do gorro fazendo tom sobre tom com o restante do look é ótima! O visual fica bem amarrado, estiloso, elegante e alonga a silhueta. Imagine algo assim em marinho ou cinza, até mesmo marrom seria uma boa se os tons forem bem escolhidos.
3 – No combo basicão
Não é só no traje de inverno que o gorro masculino faz bonito, em um dia agradável de meia estação você pode usá-lo para trazer um pouco de tempero ao conjunto composto por jeans e camiseta básica, afinal não é para isso que os acessórios servem?
4 – Gorro com look urbano contemporâneo
As peças cobiçadas pelo homem atual, como a calça chino, os tênis brancos e outros itens minimalistas ganham muito com a adição do gorro. Como no exemplo anterior, ele vem para trazer mais personalidade ao visual.
5 – Visual náutico de alto inverno
Talvez você já tenha adivinhado que se tratando de um acessório amplamente usado por pescadores o gorro fisherman fica muito bem quando acompanhado de itens como um pea coat, camisas de listras horizontais e afins.
6 – Gorro com alfaiataria
Nos dias de frio intenso o gorro de tricô é excelente para proteger a cabeça do vento, mesmo se você estiver usando um traje social. O importante é saber que ele deve ser tirado em locais fechados, principalmente no escritório e outras ocasiões profissionais. Como já disse, opte por cores neutras, vai deixar o combo muito mais distinto e elegante.
7 – Destacando o rosto
Note que o contraste entre o marrom e o azul criaram um destaque no rosto. A escolha do cardigan, cachecol e beanie da mesma cor provavelmente foi proposital, pois faz com que seu olhar suba até o rosto automaticamente.
8 – Rocker/Biker
Se você tinha alguma dúvida se o gorro ficaria bem ou não com jaqueta de couro, jeans e coturno, eis a resposta. O look já é estiloso, mas ganhou ainda mais personalidade com o acessório. Uma escolha interessante foi a cor, mas a quebrada no all black foi perfeita, tirou aquele ar de “policial de tocaia” e destacou o rosto.
9 – Militarismo/Camuflados
Curte colocar uma peça camuflada no combo urbano? Pode adicionar o gorro de tricô sem medo e pode escolher uma peça que tenha um dos tons do camuflado que vai ficar ainda mais legal!
10 – Tricô mais tricô
Usar blusa de tricô com o gorro do mesmo material não tem o menor problema, aliás, sempre foi muito usado assim pelos pescadores, já que ambos são itens de origem náutica, mas se você colocar uma peça para dar uma quebrada, como essa jaqueta bomber, melhor ainda.
…….
Dica Extra:
Gorros são uma santa ajuda no “bad hair day”, aquele dia que não há o que coloque o cabelo no lugar. Por outro lado, os fãs de cortes com spikes ou topetes tem que tomar cuidado ao usar o acessório para não ficar com o penteado achatado.