Dica: Pense Bem Antes de Dispensar o Paletó ou o Blazer

25/08/2015 Sem comentários por

dica-paletos-ternos-trabalho-eventos

Uma dúvida recorrente entre parte dos leitores do Canal Masculino diz respeito ao uso do paletó, não que eles não saibam como usr a peça, a questão que se repete é a respeito de quando usá-la, mas para isso tenho uma resposta simples: use sempre que puder, com exceção dos casamentos, porque aí você é praticamente obrigado a usá-lo. ; )

dica-paletos-ternos-trabalho-eventos01

Não está totalmente errado, mas não parece que falta algo?

Apesar de algumas empresas adotarem a calça com camisa e sapatos (tudo social) com adição pontual da gravata, isso não quer dizer que esse dress code se trata de uma indumentária realmente formal ou de um traje que cumpre algum tipo de protocolo social, na verdade seu patrão instituiu essas roupas como dress code por dois motivos: (a) evita que você vá vestido de qualquer jeito e (b) cria um visual padrão no ambiente de trabalho sem exigir muito gasto por parte dos funcionários. O problema é que isso passou a figurar no imaginário popular como um traje social “aceitável” para as mais diversas ocasiões, o que não é verdade, para casamentos, formaturas e outros eventos mais exigentes o costume devidamente acompanhado do paletó se faz necessário, basta ver a descrição dos trajes masculinos para eventos descritos por nós neste post para ver que nenhum deles dispensa o paletó ou, pelo menos, o blazer.

Além de tudo o combo que exclui o a paletó do terno ou blazer (no caso de algo mais informal) dá impressão de algo inacabado, como se você tivesse esquecido o resto do look em casa ou perdido algo que complementa a parte de cima.

dica-paletos-ternos-trabalho-eventos02

3 dicas para não cometer gafes

1 – Analise o local a ser frequentado, se for muito chique nem pense em dispensar o paletó;

2 – Se o ambiente de trabalho permite a peça faltando, tudo bem, mas considere usá-lo se for fazer uma reunião importante dentro ou fora do escritório e até mesmo se for receber um cliente em uma visita rápida;

3 – Casamentos só deixam o paletó de lado quando são ao ar livre, mesmo assim verifique o dress code com os noivos ou consulte o convite para não dar um fora e para manter a elegância pense em usar um colete combinando com a calça.

Você sabe a diferença entre paletó e blazer? Não? Clique aqui e fique por dentro!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Dica: Pense Bem Antes de Dispensar o Paletó ou o Blazer”

Deixe um comentário