Cabelos: 9 Motivos Para a Pomada ou Cera Não Funcionar Direito

0

Cabelos: 5 Motivos Para a Pomada ou Cera Não Funcionar Direito

Uma das grandes frustrações de quem tem um certo capricho com o cabelo e o penteado é quando o produto comprado para estilizá-lo – seja uma pomada, cera ou gel – não corresponde aos anseios.

Muitas vezes o problema é a qualidade, logo, o melhor é mudar de marca, mas em alguns casos seus hábitos, seu cabelo ou mesmo sua cidade não contribuem para um penteado estiloso e imponente, então vamos ver o que pode estar te atrapalhando:

9 Motivos Para a Pomada ou Cera Não Funcionar Direito

1 – Ela não tem o nível de fixação que você precisa

Antes de comprar uma pomada, cera, gel ou qualquer outro tipo de produto para estilizar o penteado, veja se ele tem o nível de fixação que você necessita, geralmente essa informação vem marcada na embalagem em um lugar de fácil visualização. Portanto, se você precisa de algo com fixação forte ou extra forte é só verificar no rótulo.

Cuidado: algumas marcas definem seus produtos como fortes, mas nem sempre isso é real, ou então para atingir esse resultado é necessário tanta pomada que um pote não dura nada.

…….

2 – Cada cabelo é um caso

Alguns cabelos são mais fáceis de estilizar do que outros, isso pode depender da quantidade de fios que você tem, comprimento deles, volume do conjunto, etc.

Tem gente que consegue um topetão com pouco produto, pois o cabelo tem fios grossos e “espetados” próximos da raiz, outros tem fios finos e escorridos, precisando de um produto mais eficaz e em maior quantidade.

Tenha consciência de seu tipo de cabelo para acertar no visual e esteja preparado para mudar de marca, ou nível de fixação se preciso.

…….

3 – Você passa a mão demais no cabelo

Pode parecer besteira, mas ficar passando a mão na cabeleira de 10 em 10 minutos tira a eficácia de produtos que sustentam seu penteado. Um dos motivos é que toda vez que a mão passa entre os fios uma pequena quantidade de produto fica nela, saindo do cabelo; a outra é que as madeixas vão ficando pesadas com a oleosidade e sujeira da sua mão; além disso essas passadas vão desmontando as fibras que alguns produtos usam para sustentar os fios, como nas pomadas de efeito teia, por exemplo.

Se for dar um tapa no penteado, tente fazer isso com um pente, pois vai, pelo menos, diminuir ou eliminar os dois primeiro problemas que eu citei. Se não tiver outra opção, use a mão mesmo, mas tente não fazer isso a todo momento e preocupe-se em lavá-la antes.

…….

4 – Clima (temperatura)

Existem produtos para penteado que simplesmente não resistem ao calor brasileiro! No inverno em regiões como a sul e a sudeste o look fica perfeito, mas basta chegar o verão para a produção desabar.

Aqui vale a tentativa e erro, você tem que experimentar até encontrar os que não sofrem tanto com a mudança climática. Ah, e uma dica: as ceras com base oleosa são as piores nos dias de calor, algumas derretem como manteiga.

…….

5 – Cabelo sujo

Cabelo sujo mais pomada resulta em uma aparência ainda mais sebosa e quase nenhuma estilização. Oleosidade, poluição e caspa prejudicam demais a eficácia dos produtos para cabelo e ainda dão uma aparência ruim, o contrário do que você espera.

Sempre monte seu penteado depois de lavar o cabelo ou, pelo menos, com os fios razoavelmente limpos!

…….

6 – Qualidade do produto

Vamos combinar que existem alguns produtos por aí que competem com a saliva como fixadores de cabelo, vale mais a pena lamber a palma da mão e passá-la na cabeça. Antes de sair por aí comprando qualquer coisa que aparece pela frente, pesquise, colha opiniões confiáveis, leia reviews, assim terá uma base para escolha.

…….

7 – O corte necessita de outro tipo de produto para estilizá-lo

Há quem mude de corte de cabelo, mas continua usando a mesma cera ou gel para manter o penteado quando na verdade precisava de algo mais forte ou até mesmo mais fraco e natural.

Quando mudar de corte de cabelo consulte o barbeiro para saber quais são os produtos ideais para mantê-lo impecável.

…….

8 – Produto na quantidade errada

Excesso de gel no cabelo, ou pomada em quantidade insuficiente são problemas comuns para quem se aventura a montar um look bacana. O melhor é começar com pouco e ir aumentando a quantidade até atingir o ponto ideal. Também vale tomar cuidado com a aparência e não só o formato, um cabelo pesado e com cara de sujo pode ser a indicação que você passou da conta.

…….

9 – Você precisa de uma combinação de produtos

Eu uso o pó para dar volume e uma pomada para fixar, não consegui ainda algo que faça as duas coisas com eficácia, mas muita gente consegue o mesmo resultado com apenas um item, pois, como eu já disse, cada cabelo é um caso.

Se o estilizador cumpre bem uma função, mas deixa a desejar em outra, talvez seja a hora de testar uma combinação que faça o serviço.

…….

Mais posts sobre o assunto:

Qual é a Diferença Entre Pastas, Ceras e Pomadas Para o Cabelo?

6 Cortes De Cabelo Masculinos e as Pomadas e Ceras Modeladoras Adequadas

Deixe uma resposta