6 Blazers Masculinos Leves Para o Verão

28/10/2014 14 Comentários por

blazer_destaque_verao_masculinoHá quem não abra mão do blazer em seu dia a dia, outros usam por obrigação, pois o trabalho exige um certo nível de elegância, mas em ambos os casos é fundamental saber qual o tecido e o acabamento correto para enfrentar o calor brasileiro. Veja abaixo algumas sugestões de blazers frescos para criar looks leves e confortáveis para o verão:

1 – Blazer de linho

blazer_linho_verao_masculino

O linho é um fibra natural muito fresca e com visual bem particular, pois, na maioria da vezes, tem um ar rústico e cru ótimo para momentos onde uma roupa casual se faz necessária, mas que não combina muito bem com ambientes muito formais. Um ponto negativo é o fato do tecido amassar facilmente, mas a mistura de fibras (como algodão) utilizada por algumas confecções minimiza o problema sem tirar seu charme.

 …….

2 – Blazer de sarja

blazer_sarja_verao_masculino

Feito de algodão, a sarja pode ser uma boa opção para blazers desde que tenha a espessura correta e seu forro não seja em material sintético muito quente. Sua vantagem está em ser um tecido estruturado que pode ficar com um caimento ótimo e um blazer bem feito, mas pode arruinar seu visual se mal cortado. Na hora de provar fique de olho nos ombros e teste a peça fechada para verificar a cintura e a sobra de tecido.

 …….

3 – Blazer de lã fria

blazer_la_fria_verao_masculino

A lã fria é um dos materiais mais caros para se fazer um blazer, mas se seu fio for super 130 para cima você terá em mãos uma roupa fresca e agradável de usar. Fique apenas atento para a confecção da peça em fios muito finos como o 180, é preciso um trabalho de alfaiataria primoroso para que o blazer fique estruturado.

 …….

4 – Blazer de ramie (ou rami)

blazer_rami_verao_masculino

Já falei sobre ele aqui, e vale repetir: o tecido feito de fibra natural é muito agradável para o verão e quando misturado com outras fibras ganha caractarísticas que podem deixar o blazer mais bacana como brilho, maleabilidade e a capacidade de amassar menos, pois sofre do mesmo problema do linho.

 …….

5 – Blazer seersucker (ou anarruga)

blazer_seersucker_anarruga_verao_masculino

Feito em algodão leve, tem como principal característica ser levemente enrugado. Muito usado em looks com inspiração navy graças a suas listras quase obrigatórias, é comum encontrá-las (as listras) em cores vivas como vermelho, verde, laranja e amarelo, mas o tradicional mesmo é o azul marinho.

 …….

6 – Blazer de algodão leve

blazer_algodao_verao_masculino

Existe ainda aquele blazer super casual feito com algodão bem leve. Neste caso a ideia é que a peça seja mesmo pouco estruturada, ficando com caimento que é um meio termo entre uma jaqueta de sarja e uma camisa chambray, por exemplo, complementando de maneira eficiente looks casuais jovens, com jeans, camiseta e acessórios descolados.

…….

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

14 Responses to “6 Blazers Masculinos Leves Para o Verão”

  1. Frank says:

    outro dia vi um look com blazer de moleton, qual a dica pra esse tipo de blazer?

    • Ricardo says:

      Frank,
      ainda faremos um post para falar sobre este tipo de blazer, mas podemos adiantar que ele é mais adequado para meia estação e inverno, além de combinar bem com roupa casual e render combinações interessantes com peças mais formais como camisa social, gravata, calças de alfaiataria, etc.
      Abs.

  2. Guilherme Correia says:

    Uma pergunta simples, blazer com camisa é permitido, mas e blazer com camiseta de manga curta, é permitido? Se for, o que seria adequado?

    Uma leve sugestão, não encontro look para homens mais pesados. Tenho a altura de 1.83 e possuo 120 kg. Se tiver uma matéria sobre o assunto seria de grande valia.
    Abraços

  3. Manoel says:

    Qual o material do Blazer da primeira foto do post, aquele Blazer Azul forte?

    • Ricardo says:

      Olá Manoel.
      como a foto não trazia nenhuma referência do material, acredito que seja de linho misturado com outra fibra mais encorpada (como o algodão) para deixá-lo mais estruturado e amassar menos. A Richards e a Zara costumam ter alguma coisa deste tipo para o alto verão.
      Abs.

  4. Paulo Nunes says:

    Ricardo, qual o mais indicado para usar em casamentos diurnos??

    um Abraço.

  5. Fabrício Tartarelli says:

    Olá Ricardo, qual a melhor opção de tecido do blazer para usar com jeans e camisa no dia-a-dia, com a primavera/verão que se aproxima? Grato.

    • Ricardo says:

      Fabrício,
      depende um pouco do ambiente de trabalho e afins. Se você quer algo mais sério e extremamente elegante, pode ser a lã fria, se for algo bem casual e descontraído pode optar pelo algodão ou pelo linho.
      Abs.

  6. gilmar says:

    O blazer de suede pode ser usado em evento noturno no verão?

  7. Wenderson says:

    Olá boa noite,

    Gostaria de saber qual a grife do Blazer de lã fria no look n 3, seria interessante que colocassem as marcas de cada peça em sua discrição. Se não for possível, gentileza enviar no email.
    Grato.

    Wenderson Lourenço

    • Ricardo says:

      Wenderson,
      infelizmente as fotos usadas por nós não vem com referência de marcas, pois vieram do Instagram, Tumblr e Pinterest onde as pessoas não costumam marcar a origem das peças ou quando tem esse tipo de informção, ela de nada adianta, já que muitas marcas nem tem loja no Brasil. Entretanto a peça em questão não é difícil de encontrar, lojas como Zara, Crawford, Brooksfield, Zegna, Armani e Siberian podem ter algo bem similar.

      Abs.

Deixe um comentário