20 Dicas Para Melhorar as Fotos de Seus Looks

17/12/2014 4 Comentários por

look_foto_dicas1

Com o aumento da vaidade masculina e os meios digitais facilitando a captura de imagens do cotidiano, muitos homens dedicam-se a registrar a maneira como se vestem, alguns com o objetivo de publicar em alguma rede social, muitas vezes em busca de curtidas, outros como uma maneira de acompanhar a evolução de seu estilo pessoal. Mas nem tudo são flores, uma foto mal tirada pode gerar frustração e deixar de captar detalhes importantes de sua indumentária, veja abaixo 20 dicas de como melhorar as fotos de seus looks diários:

1 – Atenção ao caimento das roupas

Problema: você tem roupas parecidas com as que aparecem nas fotos mais bacanas da internet, mas seus looks não tem o mesmo resultado.

Solução: veja se o caimento está correto, confira o comprimento das mangas e das barras, veja se não está sobrando ou faltando tecido na região da barriga e do tórax.

2 – Escolha tecidos de qualidade

Problema: as peças parecem adequadas, mas nas fotos saem sem graça e/ou com aparência barata.

Solução: materiais sem viço podem deixar as roupas opacas e mal estruturadas, escolha tecidos com fibras mais nobres e naturais como linho e lã fria, tome cuidado com poliéster e outras fibras sintéticas.

3 – Capriche nos calçados

Problema: o visual nas fotos deveria ser sempre luxuoso e sofisticado, mesmo nos looks casuais, mas isso não acontece.

Solução: invista em calçados sérios e imponentes, coloque um oxford ou aquela dress boot incrível e dê um tempo para aquele sapatênis surrado. Aliás, quantas fotos bacanas você vê por aí em que o sujeito está de sapatênis? Pouquíssimas, não é? Pois então, um sapato cheio de estilo pode salvar um look!

4 – Não dispense acessórios

Problema: mesmo com um look bem montado e peças de qualidade, você sente que peca nos detalhes.

Solução: um belo relógio de pulso pode dar uma turbinada no seu combo, um suspensório ou uma echarpe/cachecol podem mudar completamente seu visual e a maneira como as pessoas olham para você, os detalhes revelam muito sobre o que você sabe sobre moda e estilo, enriquecem e dão personalidade a combinação.

5 – Respeite seu corpo

Problema: parece que a roupa não está adequada ao seu corpo, mesmo não sobrando ou faltando, a sensação é que ele não é valorizado.

Solução: não tente vestir roupas que não valorizam seu tipo físico, se você é encorpado não tente copiar o estilo daquele cara magrinho, se é gordinho evite listras horizontais. Aprenda a valorizar seu corpo e saiba quais roupas necessárias para isso.

6 – Tenha um pouco de ousadia

Problema: meus looks sempre parecem mais do mesmo.

Solução: está na hora de pensar fora da caixa, misturar, experimentar, tem muita coisa nova e impressionante que se pode fazer até com as peças mais simples, não tenha medo de tentar! Insira elementos novos em suas criações, dê espaço para novas estampas, combinações de cores inusitadas e peças que fogem do lugar comum como coletes, suspensórios, chapéus e casacos.

7 – Escolha um belo cenário

Problema: apesar do seu esforço e das combinações incríveis que faz – muitas vezes elogiadas por todos – as fotos não tem aquele visual incrível que podemos ver por aí.

Solução: pare de tirar fotos no seu quarto, com aquele guarda roupas velho ao fundo, ou em seu quintal ao lado da mangueira enrolada na roda de carro presa a parede descascada, procure um cenário bonito que, mesmo um pouco desfocado, valorizará sua foto. Um muro com um grafite bacana, uma casa antiga, um parque ou monumento imponente podem ser uma boa.

8 – Use uma boa câmera

Problema: as fotos tem ruído (pontos), não são tão nítidas ou tem uma péssima iluminação.

Solução: tente usar uma boa câmera, não precisa ser uma DSLR de milhares de reais com uma lente tão cara quanto, mas pelo menos pare de usar seu celular, nem que tenha que pegar uma câmera emprestada de vez em quando, pois mesmo os modelos de smartphones mais atuais tem certa dificuldade de registrar fotos em determinados ambientes.

9 – Aprenda sobre fotografia

Problema: as fotos dos outros sempre parecem mais criativas e bem enquadradas.

Solução: aprenda um pouco mais sobre fotografia, pesquise sites, peça ajuda a um amigo que tenha estudado o assunto ou compre um livro que fale a respeito, garanto que seus registros vão mudar muito!

10 – Tenha ideias originais

Problema: quando você acha que suas fotos estão perfeitas, aparece alguém com algo totalmente novo fazendo com que você se sinta ultrapassado.

Solução: não se contente com o arroz com feijão, preste atenção ao cenário, veja se há algo que você possa usar a seu favor, crie séries de fotos temáticas, procure ângulos inusitados ou explore locais desconhecidos, não se contente em tirar as mesmas fotos todos os dias.

11 – Cuidado com os exageros

Problema: suas fotos arrancam mais risadas do que aplausos.

Solução: cuidado com excessos, veja se as combinações de cores não estão muito agressivas ou destoantes, peça a opinião de um amigo(a) de confiança, pense bem antes de registrar qualquer look, dando uma boa avaliada no espelho, não invente posições estrambólicas, enfim, seja criterioso!

12 – Não fique se cobrando demais e relaxe

Problema: você sai duro nas fotos, pois fica tenso toda vez que liga a câmera, deixa de usar muita coisa que gosta com medo de errar.

Solução: pedir a opinião de outra pessoa pode te ajudar, mas você não deve ficar chateado com uma crítica, além disso pense em agradar a si mesmo e não os outros, não se vista por likes ou compartilhamentos, não seja uma cópia dos fashionistas da internet, inspire-se na qualidade e criatividade deles, mas lembre-se que pode ser que você esteja em outro país, com outro clima e costumes, tudo pode ficar fora de contexto. Não tente ser bom como os outros, tente ser bom como só você pode ser!   : )

13 – Saiba que é tudo de mentirinha

Problema: os caras das fotos carregam itens que você nem tem onde usar.

Solução: viva a sua realidade, lance mão do que usa no dia a dia sem criar um cenário fictício. A maioria dos “it boys” (ô terminho!) vive uma mentira e não está indo para lugar nenhum, eles vestem uma roupa bonita, pegam uma bolsa ultra sofisticada e um relógio caríssimo só para tirar fotos, depois guardam tudo e voltam para seu cotidiano comum, sentados no quarto, calçando crocs, retocando imagens no Photoshop – aliás, isso nos leva ao próximo tópico…

14 – Photoshop não a solução para tudo

Problema: você aprendeu a usar o Photoshop e agora suas fotos parecem um filme do Tim Burton!

Solução: use o Photoshop apenas para corrigir pequenos problemas na foto, como uma tremida, apagar um transeunte que saiu ao fundo ou abrandar uma sombra que ficou muito escura, escondendo detalhes da roupa, mas não entre na paranóia de retocar seu rosto, aumentar violentamente a saturação das cores, engrossar seus braços ou diminuir sua barriga, pois em 99,9% dos casos o resultado é um desastre que você não nota agora, mas com o tempo vai caindo na real e se arrependendo.

15 – Evite selfies

look_foto_dicas2

Problema: só consegue tirar fotos do reflexo no espelho ou com a câmera frontal do smartphone, suas fotos saem distorcidas e o resultado sai muito amador.

Solução: a selfie podia parecer bonitinha há alguns anos atrás, mas se você acha incríveis as fotos do Adam Gallagher (imagem acima), por exemplo, não vai ser com um autorretrato feito com celular que chegará lá. Se você não tem quem tire sua foto, pode apelar para um tripé com o temporizador da câmera ajustado para capturar uma sequência de clicks, assim, se você demorar para fazer uma pose bacana ou piscar, terá algumas fotos de backup.

16 – Atenção para a linguagem corporal

Problema: você tem dificuldade de encontrar uma pose que te agrade e não é raro sair muito retraído ou abanando os braços.

Solução: existe vida além das típicas fotos onde o cara sai com a mão na nuca (posição “catando piolho”) ou com a mão no bolso (posição “pegando um trocado”) ou ambos (posição “cadê meu celular”), você pode explorar movimentos suaves, mexa na bolsa, abotoe o blazer, ajuste a gravata ou simplesmente relaxe e encoste em uma árvore, ou seja, tente sair do lugar comum sem ser espalhafatoso.

17 – Não tenha medo de repetir roupas

Problema: você não quer repetir peças que já usou em looks anteriores, mas isso te força a combinar roupas que não são lá essas coisas.

Solução: você está participando de um concurso onde o ganhador é aquele que não repete o repertório? Não? então não se preocupe em usar a mesma jaqueta duas semanas seguidas ou a mesma camisa em um curto espaço de tempo. Melhor usar suas melhores peças do que forçar algo que você já havia pensado em doar, pois destoa de seu estilo atual.

18 – Não encane com a periodicidade e não faça por obrigação, faça por prazer

Problema: você meteu na cabeça que tem que registrar todos os looks de sua vida, mas nem todo dia o visual fica 100%.

Solução: vamos ser realistas, nem todos os dias as peças estão disponíveis como você queria que estivessem, a calça que fica ótima com aquele blazer está na lavanderia, a camisa que valoriza seu físico precisa de um reparo, ou simplesmente você não está a fim de tirar fotos, oras! Fotografe quando sentir-se a vontade, o resultado será bem melhor, já que o fotografado não sairá com a cara amarrada!

19 – Informe-se, leia, observe!

Problema: seus looks parecem ultrapassados e a repetição está te deixando sem opções.

Solução: leia mais sobre estilo masculino, veja os lançamentos e preste atenção em novas maneiras de usar roupas clássicas. Muitas vezes você não precisa comprar um guarda roupas novo, só precisa rever seus conceitos e aprender novos truques!

20 – Aprenda com seus erros e evolua

Problema: você acha que tem algo errado com seus looks, mas não sabe o quê.

Solução: reveja suas fotos antigas, talvez você esteja esquecendo alguma coisa ou repetindo fórmulas desgastadas. Seja crítico e realista, não deixe de notar o que deu errado, nem de admirar seus acertos, isso refletirá em looks futuros.

Dicas adicionais:

  • Fotos com o sol vindo por trás precisam de um flash para que você não saia completamente escurecido;
  • Flash muito próximo pode te deixar chapado, arruinando as sobras tênues que dão volume ao seu rosto e suas roupas;
  • Lugares muito movimentados podem prejudicar suas fotos, é difícil fazer algo assim com um monte de gente passando em frente a câmera;
  • Locais fechados geralmente são piores pois a iluminação ou é insuficiente, ou muito artificial;
  • Pouco depois do amanhecer e pouco antes do anoitecer você consegue a melhor luz do dia, não é a toa que esses horários são chamados de “golden hour”;
  • Fotos ao meio dia criam um efeito conhecido como olho de panda por causa da sombra do sol em seu rosto. Se não houver outro jeito, tente jogar um flash de leve para compensar, mas o melhor mesmo é evitar o horário entre as 11h e as 15h;
  • Planeje antes de escolher a roupa e o local da foto, um jogo de cores contrastante pode ficar incrível, já uma roupa branca com um muro bege pode ficar insossa;
  • Se você não tem nenhum cenário incrível tente desfocar o fundo, muitas vezes o resultado fica inacreditavelmente bom;
  • Lembre-se que detalhes muito pequenos, como estampas liberty, por exemplo, na maioria das vezes não são notados, então não monte um look baseado neste detalhe, assim como uma camisa branca com listras pretas muito próximas pode parecer cinza na foto. Cuidado com a ilusão de ótica e a maneira como ela muda a percepção da combinação de roupas.

Opinião do autor:

Registrar seus looks é uma boa maneira de perceber a evolução de seu estilo e até mesmo de auto conhecimento, muitas vezes o que usamos como vestimenta reflete nosso humor, nossos gostos e nossas convicções, até mesmo momentos de nossa vida, nos dando uma visão mais ampla da influência da moda no dia a dia e alimentando nossa auto estima. Não vejo nada de errado neste tipo de costume moderno, desde que você não se torne obcecado ou extremamente preocupado com a opinião dos outros.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “20 Dicas Para Melhorar as Fotos de Seus Looks”

  1. Guilherme Talamonte Zanelato says:

    Sensacional!

  2. Gabriel says:

    Ótimo texto!

  3. Gustavo Oyama says:

    Olá, Ricardo.
    Gostaria de parabenizar pelo ótimo texto e pelas excelentes dicas. São como “notações” toda vez que preciso de me arrumar ou dar algumas dicas para alguns clientes da loja onde trabalho. Muitas delas são tiradas de seus textos (Claro, observando o cliente: altura, corpo, ou ocasiões onde vão usar determinado look).
    Obrigado por das essas 20 dicas. São muito boas.
    Abraços!

Deixe um comentário