10 Dicas de Como Usar Chapéu Panamá no Verão

21/10/2015 3 Comentários por

chapeu_panama_charutos_destaqueO chapéu panamá, a despeito do nome, foi criado e até hoje é fabricado no Equador com a palha da planta Carludovica palmata, aliás, sua história já foi abordada pelo Canal Masculino neste artigo. Como se trata de um acessório feito com um material leve e fresco, torna-se imprescindível para a proteção contra o sol, principalmente, no verão, dando vazão a uma infinidade de combinações de roupas masculinas dos mais variados estilos. Vejamos abaixo algumas dicas de como usá-lo:

1 – Chapéu panamá com terno ou costume

chapeu_panama_ternos_costumePara quem não pode abrir mão do terno ou costume por causa do trabalho, o chapéu panamá aparece como um acessório estiloso e fora do usual, especialmente nos dias de sol inclemente. Se você não é obrigado a trabalhar com trajes sociais, mas, ainda assim, prefere vestir um traje de alfaiataria, melhor ainda, o panamá só vai te deixar ainda mais elegante!

Complemente com: óculos de sol estilo wayfarer, sapatos de amarrar com brogues e um belo relógio com pulseira de couro.

…….

2 – Chapéu panamá com jeans + jeans

chapeu_panama_jeans_mais_jeansO look total jeans pode parecer um pouco entediante para alguns, então a bem-vinda inclusão de um chapéu panamá serve para deixar o visual mais interessante e chamar atenção para seu rosto, já que o tom claro do acessório funciona para torná-lo o item contrastante na combinação.

Complemente com: pulseiras de contas ou couro, cinto de couro no tom do sapato e óculos de armação levemente arredondada.

…….

3 – Chapéu panamá com colete de alfaiataria

chapeu_panama_alfaiataria_coleteUma alternativa para quem gosta do combo panamá + alfaiataria é usá-lo apenas com o colete do terno, deixando o paletó de lado. O look ganha um ar casual, mas elegante, remetendo ao visual da primeira metade do século XX, com uma apelo retrô muito charmoso.

Complemente com: lenço de bolso, gravata comum ou borboleta e relógio clássico.

……..

4 – Chapéu panamá com camisa social de algodão e alfaiataria leve

chapeu_panama_alfaiataria_leveAinda no quesito alfaiataria, podemos deixar o look ainda mais leve, investindo apenas em peças de algodão leve que, juntamente com o chapéu panamá, ganham um ar mais mediterrâneo e sofisticado, ideal para dias quentes, quando uma roupa casual mais alinhada é necessária.

Complemente com: relógio com caixa dourada, óculos estilo clubmaster e pulseiras coloridas.

…….

5 – Chapéu panamá com candy colors

chapeu_panama_candy_colorsEsta é a vantagem de um acessório neutro, ele combina com qualquer cor de roupa que você estiver usando. E nada mais verão do peças frescas com cores vibrantes que ganhem destaque nos dias ensolarados, mas que peçam uma proteção extra. Pronto, está montado o look: uma bermuda chino, uma camisa de linho e o chapéu panamá!

Complemente com: tênis de lona leve ou boat shoe, relógio com pulseira de aço e óculos tipo clubmaster.

…….

6 – Chapéu panamá no look do casamento

chapeu_panama_look_noivo_casamentoCom os casamentos ao ar livre cada vez mais em alta, o chapéu se torna um acessório corriqueiro, principalmente agora que os noivos estão investindo em combinações modernas com um toque retrô. O panamá funciona tanto no look levemente casual, quanto no dress code formal, agregando estilo em ambos os casos.

Complemente com: lenço no bolso do blazer ou paletó, abotoaduras prateadas ou nó de seda, óculos wayfarrer.

……..

7 – Chapéu panamá na combinação urbana

chapeu_panama_look_urbanoUm jeans, uma camisa básica e um tênis (ou um top sider como o da foto) formam uma combinação urbana bem comum e básico em dias quentes na cidade, então porque não adicionar um chapéu para tirar o visual do arroz com feijão?

Complemente com: pulseiras de vários estilos, uma bolsa casual de couro (carteiro ou valise) e óculos aviador.

…….

8 – Chapéu panamá com blazer seersucker (anarruga)

chapeu_panama_blazer_seersucker_anarrugaO blazerseersucker (ou anarruga) é uma das peças mais lembradas na estação de calor por causa de seu tecido levemente enrugado e fresco, com uma queda para o náutico, um estilo que tem tudo a ver com o chapéu panamá.

Complemente com: Sapato top-sider ou mocassim de couro, óculos de sol de lente levemente arredondada, pulseiras com temas náuticos e lenço no bolso do blazer.

…….

9 – Chapéu panamá com costume de linho

chapeu_panama_blazer_costume_linhoQuando se fala em verão e tempo quente é impossível não lembrar do linho, um dos tecidos mais indicados para um costume nessa época do ano, entretanto é importante destacar que se trata de um material que amassa muito fácil e dá ao look uma aparência bem casual – ao contrário da lã fria – mas é justamente essa característica que torna o terno (ou apenas o blazer) de linho tão perfeito para ser usado com o chapéu panamá, já que o conjunto assume um ar tropical e ligeiramente descontraído.

Complemente com: sapato oxford casual, relógio com pulseira de couro e design clássico, lenço no bolso, óculos clubmaster e cinto de couro.

…….

10 – Chapéu panamá com calça color

chapeu_panama_calca_colorNem só de neutros vivem as combinações com panamá! Como já mostramos no item 5, as cores vibrantes, como o amarelo, que encontram contraste em outras mais frias e discretas, como o marinho, também recebem reforço desse acessório.

Complemente com: Sapatos monk strap de couro marrom, cinto de couro, óculos com aro de tartaruga e pulseiras de contas coloridas.

…….

Obs: o chapéu panamá é mais indicado para uso diurno.

Obs2: ao entrar e qualquer ambiente fechado lembre-se de tirar o chapéu.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “10 Dicas de Como Usar Chapéu Panamá no Verão”

  1. WILSON SOUZA says:

    Muito boas a dica do chapéu e as maneiras diferentes de utilizá-lo, tenho muita vontade de usar um Panamá e até mesmo um Fedora, mas ainda não arrisquei colocar a ideia em pratica, por não me sentir tão a vontade como gostaria usando um dos tais. Estava até pensando em comprar uma boina para ir me acostumando com algo na cabeça que não fosse o boné, e não ficar com “cara de adolescente em rolezinho”, já passei dos trinta pra isso. Por fim parabéns, me ajudou bastante.

    • Ricardo says:

      Wilson,
      duas coisas bacanas do seu comentário: (1) saber que precisa estar a vontade com o chapéu para usá-lo com elegância, (2) estar ciente que depois de uma certa idade o boné serve apenas para proteger do sol em atividades físicas ao ar livre!

      Não sei se a boina vai te livrar do vício, mas vale a pena tentar. ; )

      Abs.

  2. Coutomaia says:

    Eu tenho um Panamá mas nao uso com frequência poismacho que me envelhece…nao sei se é cisma ou se ainda nao acertei na mao do visual.

Deixe um comentário