Como Comprar Uma Camisa Com Caimento Perfeito

18/11/2012 7 Comentários por

Apesar de ser um dos itens mais importantes do guarda roupa masculino, principalmente quando a peça é exigida no trabalho, a camisa ainda é tratada com displicência por muitos homens. Caso você seja um deles, saiba o que é necessário observar para que esta peça tenha o caimento adequado ao seu corpo.

1 – Colarinho

Para saber se o colarinho está no tamanho adequado, vista a camisa e verifique se ainda assim é possível passar dois dedos entre ela e seu pescoço. Esta folga deixará a camisa confortável e permitirá que o ajuste seja feito pela gravata.

2 – Ombros

As costuras devem ficar na articulação onde o osso do ombro encontra o osso do braço, dessa maneira você terá a liberdade que necessita ao se mover.

3 – Cavas

Cava é o nome dado a circunferência que liga as mangas ao torso da camisa, se for muito grande ficará deselegante, se for muito apertada certamente incomodará. Experimente a peça e movimente um pouco os braços para saber se o caimento está adequado.

4 – Dorso

Feche a camisa e puxe gentilmente o tecido para frente na altura do quarto botão, deve sobrar uns 6 ou 7 centímetros de material ali, qualquer coisa a mais ou a menos comprometerá o fit da peça em seu corpo.

5 – Mangas

Já foram bem largas nos anos 90, mas hoje tendem a ser ajustadas, mas não coladas. Mais uma vez, ao experimentar a peça, você sentirá se seus movimentos estão sendo prejudicados pelo tamanho dela. O comprimento também tem que ser observado, os punhos devem ficar na altura em que a mão se encontra com o braço, um pouco abaixo do osso do pulso.

Opinião do autor

Como não existem duas pessoas com corpos iguais, é muito provável que você não encontre a camisa que procura na primeira tentativa, pois cada marca tem uma modelagem diferente, mas nem por isso deve desanimar, a procura pode ser trabalhosa, porém compensadora e nem é preciso dizer como uma camisa com fit perfeito pode valorizar muito seu visual.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “Como Comprar Uma Camisa Com Caimento Perfeito”

  1. Lucas Cassiano De Oliveira says:

    ricardo preciso de uma ajuda

    Sou muito magro do tipo 1,73 mt – peso 59 kg é tão difícil achar camisa para mim que tenha um bom caimento. já fiz uma para mim sob medida mas nem sempre dá para fazer uma pois é caro, será que você conhece alguma marca que tenha alguns modelos tamanho 1 pequeno, zero ou um P que realmente seja pequeno.

    ficaria grato e satisfeito pela ajuda.

    ótimo conteúdo em todo o decorrer do site e de muito proveito quando se colocado em pratica.

    Lucas Cassiano 20 anos analista adm

    • Ricardo says:

      Lucas,
      está cada vez mais difícil comprar roupas em tamanhos realmente pequenos, para você ter um a ideia eu tenho 1,80m, peso 78kg e uso o tamanho P de todas as lojas que compro. Muita gente apela para camisaria de loja infantojuvenil e acaba tendo bons resultados, aliás já vi vendedores dessas lojas dizendo que vendem mais para quem é muito magro do que para pré-adolescentes e adolescentes.
      Abs.

    • Matthaeus says:

      Compre pelo menos uma que tenha um bom caimento da costura do ombro e leve numa costureira para dar uma bainha no comprimento e um ajuste na largura.

      • Ricardo says:

        Mattheus,
        a dica da costura no ombro eu dei no item 2. Quanto a fazer ajustes, bem, neste caso você não comprou uma camisa com caimento perfeito, você deixou a camisa com caimento perfeito, então pode ser qualquer camisa que agrade visualmente. Também é bom lembrar que os gastos com costureira e ajustes podem fazer valer a pena comprar uma peça feita sob medida – falaremos sobre isso em outro post.
        Abs.

  2. Lucas Cassiano De Oliveira says:

    Ricardo.

    Obrigado pela indicação, vou recorrer a essa alternativa e espero que me saia bem, agradeço pela atenção e compreensão, minha maior dificuldade mesmo é nos braços que além de Finos é um pouco grande….

    Canal masculino como sempre cumprindo sua missão.

    Grato novamente….

  3. Fábio says:

    Olá Ricardo,

    Algumas camisas possuem um tipo de argola (não sei como se chama) fixada entre o ombro e as costas, no centro. Fica no lugar que em outros modelos há uma prega, chamada prega macho.

    Para que serve essa argola? Pesquisei o assunto mas não consegui encontrar nada a respeito.

Deixe um comentário