12 Clássicos Indispensáveis da Moda Masculina

23/02/2013 1 comentário por

roupas_classicas_masculinas_closet

Entre as dezenas de peças que compõem o repertório de moda masculina, algumas se destacam por serem clássicas, mantendo no closet masculino há décadas ou até séculos. Abaixo montamos uma lista com 12 roupas indispensáveis para homens de bom gosto:

1 – Camiseta básica branca

roupas_classicas_masculinas_camiseta

Ela pode ficar escondidinha por baixo de uma camisa ou ganhar destaque com um denim matador, mas ninguém pode negar que a clássica camiseta branca é indispensável. É o item mais básico, barato e icônico de todos, vestindo pessoas de todas as idades e sexos e mantendo o charme há décadas.

…….

2 – A jaqueta Perfecto

roupas_classicas_masculinas_perfecto

Seu apelo rebelde já serviu para vestir alguns dos personagens mais marcantes do cinema, como aqueles vividos por James Dean. Adotada por motoqueiros, roqueiros e punks, ela acabou virando símbolo pop e tornou-se objeto de desejo de 9 entre 10 homens. Infelizmente em nosso país os preços proibitivos dos artigos em couro fazem dessa e de outras jaquetas neste material um sonho distante, mas nem por isso menos desejável!

…….

3 – O terno marinho

roupas_classicas_masculinas_terno_marinho

O coringa dos ternos, serve para quase todas as ocasiões e não tem contra indicações. Todo homem deveria ter um no armário e usá-lo a exaustão provando que é um dos melhores investimento quando falamos de moda masculina.

…….

4 – O blazer

roupas_classicas_masculinas_blazer

Eleito recentemente pelos leitores da GQ como a peça mais importante do guarda roupas masculino, e não é a toa, qualquer homem fica melhor dentro de um  blazer! A peça é ideal para dar um up no visual e passar uma imagem de sofisticação.

…….

5 – O All Star Chuck Taylor

roupas_classicas_masculinas_allstar

Para mim é a tradução de que é um tênis e talvez isso explique porque este calçado está há quase 100 anos nos pés de jovens no mundo inteiro, ficando no topo das vendas nos últimos anos quando abandonou as cores básicas e partiu para estampas ousadas e divertidas, ganhando novo fôlego, pronto para enfrentar mais 100 anos de moda masculina.

…….

6 – A calça jeans

roupas_classicas_masculinas_terno_jeans_levis

É claro que não deixaríamos de falar do item de vestuário que é um dos maiores companheiros do homem, seja no trabalho ou no lazer. A calça jeans idealizada por Levi Strauss no final do século 19 parece não conhecer fronteiras: ganha novas lavagens, efeitos, tratamentos e desgastes renovando-se a cada nova idéia que surge.

…….

7 – A calça cáqui

roupas_classicas_masculinas_khakis

É como a camiseta branca, tão básica e tão funcional que as vezes esquecemos dela, mas é uma companheira para todos os momentos, assim como o jeans, tendo ainda o diferencial do conforto do tecido, geralmente mais leve e maleável. Outra qualidade é sua capacidade de combinar com roupas totalmente relax ou peças mais formais sem perder o estilo.

…….

8 – O sapato oxford

roupas_classicas_masculinas_oxfords

Originários da Escócia e da Irlanda, os oxfords são calçados classudos que ficam bem tanto com roupas formais, em sua versão mais clássica, quanto com roupas casuais quando feito em camurça.

…….

9 – A gravata

roupas_classicas_masculinas_terno_gravata

Acessório (ou não?) que dá acabamento supremo a qualquer produção decente com camisa. Usar gravata, além de ser mais elegante, passa uma impressão de cuidado com a imagem que sempre conta pontos a favor de quem usa.

…….

10 – O trench coat

roupas_classicas_masculinas_trench_coat

O casaco mais imponente que existe foi um produto dos tempos de guerra, mas sua beleza e estilo o mantiveram em uso até os dias de hoje quando, de repente, voltou a ser objeto de desejo graças as coleções recentes de sua criadora, a grife Burberry, que colocou a peça sob os holofotes em suas últimas coleções, fazendo todo homem no planeta babar e desejar um.

…….

11 – A camisa pólo

roupas_classicas_masculinas_lacoste

Um dos itens mais queridos pelos homens foi criado pelo tenista francês Rene Lacoste, caiu no gosto popular e até hoje é figurinha fácil em qualquer guarda roupa masculino. O mais interessante da pólo é que ela une o estilo despojado da camiseta com o jeito arrumadinho da camisa, talvez seja por isso que muitos optam por esta peça quando vão a um ambiente informal, mas que pede um visual alinhado.

…….

12 – A camisa social

roupas_classicas_masculinas_camisa_social

Por último, mas não menos importante, vem um dos itens de vestuário mais procurados pelos homens. Encontrar a camisa ideal e como descobrir o Santo Graal ou o caminho das Índias, pois todos nós sabemos como ela pode ressaltar nossas qualidades ou até esconder alguns defeitos e quem não adora isso?

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “12 Clássicos Indispensáveis da Moda Masculina”

  1. Ed Carvalho says:

    Tenho oito dos itens relatados acima rs. Meu preferido é a Jaqueta Perfecto.

Deixe um comentário