15 Dicas de Como Usar Gravata Borboleta em Looks Formais ou Casuais

16/11/2014 89 Comentários por

gravata_borboleta_look_24Dizem que quem quer aparecer pendura uma melancia no pescoço, mas nós homens temos coisas muito mais elegantes e interessantes para usar abaixo de nosso pomo-de-adão e as gravatas borboleta certamente estão entre as que tem mais estilo! Um visual complementado por este acessório clássico chama a atenção de qualquer pessoa de bom gosto, além de te ajudar a criar combinações mais alinhadas e marcantes. Mas como qualquer peça de roupa que se preze sempre existem algumas dicas para ajudar na hora de se vestir, veja abaixo algumas delas:

gravata_borboleta_look_011 – Seu negócio é descrição, mesmo em looks casuais? Experimente uma gravata borboleta no mesmo tom ou usando uma estampa similar a de sua camisa, o acessório vai se mesclar e ao mesmo tempo dar aquele complemento especial que você tanto procura!

…….

gravata_borboleta_look_022 – O traje black-tie é extremamente elegante e clássico, mas use-o apenas quando solicitado no convite, se o “passeio completo” (terno e gravata) está estipulado no convite não troque a gravata comum pela borboleta, pode parecer que você se vestiu para o evento errado.

…….

gravata_borboleta_look_063 –  Em dias ensolarados escolha uma peça que seja tão leve quanto as restantes, mantenha seu look casual condizente com o clima e seu humor e lembre-se gravatas borboleta neste caso tendem a deixar o visual mais divertido.

…….

gravata_borboleta_look_144 – Se for convidado para um casamento casual durante o dia não se acomode, mas também não exagere na ousadia, selecione peças neutras e dê um toque e cor com a gravata borboleta.

…….

gravata_borboleta_look_175 – A gravata borboleta arrasa no look total black, mas evite usá-lo em casamentos, por mais elegante que esteja ele não é considerado adequado para a ocasião.

…….

gravata_borboleta_look_256 – Quanto mais colorida e estampada a gravata borboleta, mais casual ela é, portanto reserve este tipo de acessório para ocasiões que permitam este tipo de liberdade, em eventos que exigem um certo grau de formalidade mantenha-se nos tons neutros e escuros como o preto, grafite, marinho, vinho e marrom. A única exceção fica por conta da gravata vermelha que pode compor looks clássicos em alguns casos.

…….

gravata_borboleta_look_087 – Engana-se quem pensa que é necessária a presença de algum item de alfaiataria para validar o uso desta gravata, combinações feitas exclusivamente com roupas casuais também aceitam o acessório com perfeição.

…….

gravata_borboleta_look_098 – O visual com toque retrô geralmente faz uso da gravata borboleta e suspensórios, mas os dois itens não precisam ser da mesma cor neste caso. Porém em trajes formais, muitas vezes as pessoas sentem-se mais a vontade usando o suspensório da mesma cor da gravata, trata-se de uma opção pessoal.

……

gravata_borboleta_look_159 – Assim como os suspensórios, o colete é outro companheiro fiel da gravata borboleta e mais uma vez o visual ganha um charme retrô irresistível. Usar itens neutros usados de maneira casual, como os da foto, te dão a liberdade de escolher uma gravata com cores e estampas bem vivas e descoladas.

…….

gravata_borboleta_look_0510 – O visual para trabalho ganha frescor com a gravata borboleta, mas antes de adicioná-la ao seu repertório informe-se se o ambiente permite este tipo de liberdade, o item não chega uma quebra de dress code, mas existem empresas que preferem manter a gravata tradicional como um espécie de “uniforme”.

…….

gravata_borboleta_look_1611 – Na hora de combinar não se atente apenas às cores, preste atenção nas estampas, se a camisa é listrada como na foto escolha gravatas com micro estampa ou desenhos médios, se as listras forem bem finas você pode optar por um modelo com listras transversais grossas, assim os padrões não entram em conflito.

…….

gravata_borboleta_look_1912 – Se você é noivo e quer dar um toque de estilo ao seu traje de casamento, pode incluir uma gravata borboleta com desenhos geométricos ou até um xadrez houndstooth (pied de coq) em preto e branco, o detalhe vai chamar atenção para seu rosto e deixar o combo mais marcante e original!

…….

gravata_borboleta_look_2113 – Vai de combinação com malha para proteger do frio? Experimente uma gravata borboleta em uma cor bem contrastante ou com um padrão bacana, ela vai atrair o olhar das pessoas para seu rosto e dar acabamento ao look. Muitas vezes a roupa de trabalho vira uma opção para festa ou balada só com a adição da borboleta!

…….

gravata_borboleta_look_0414 – O estilo preppy, muito usado por universitários americanos da alta sociedade, praticamente exige a gravata borboleta e como esse tipo de indumentária tornou-se acessível – graças ao fast fashion – há muita gente investindo neste tipo de look.

…….

gravata_borboleta_look_03

15 – Outro acessório que é um amigo inseparável da gravata borboleta é o lenço usado no bolso do terno, aliás você não precisa economizar nos complementos, desde que eles sejam discretos, caso contrário caímos no problema da melancia citada no início do texto. ; )

…….

Veja abaixo mais alguns exemplos:

Se você está em busca de uma gravata borboleta existem muitas lojas em shoppings que podem te atender como a Zara, Brooksfield, Le Mark, Armani, Zegna, Hugo Boss, Crawford, além das lojas especializadas em gravatas e as exclusivas para roupas de festa, algumas delas vendem kits com suspensórios e aboatoaduras combinando, mas neste caso depende do tipo de look que você quer criar. Outra opção são lojas que atendem o público “alternativo” e hipsters, pois este público aumentou significativamente a procura pelo acessório quando adotou-o como alternativa para a gravata tradicional.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

89 Responses to “15 Dicas de Como Usar Gravata Borboleta em Looks Formais ou Casuais”

  1. Danton says:

    oi,
    muito daóra o site e gosto bastante desses posts com um ar mais retrô, vintage (suspensórios, gravatas borboleta e tals)
    e eu gosto de fazer as minhas próprias, porque aqui na minha cidade é trash de achar. Eu quero saber se tem algum nome aquele nó da primeira foto, do cara da camisa xadrez azul e preta, que tem uma ponta de um lado e no outro não.
    E tambem, se possível, algum molde da gravata borboleta normal, sem o nó pronto. Vlwflw e continuem postando mais coisas desse tipo

    • Ricardo says:

      Oi Danton,
      bacana saber que você mesmo faz suas gravatas (!), mas acho que se você procurar no Google encontrará lojas virtuais que vendem para sua cidade.
      A gravata da primeira foto não fica naquele formato por causa do nó, é devido ao formato da peça. Mais asiante falaremos sobre os modelos de gravatas borboleta.

      Vou procurar algum molde de gravata, se encontrar publico no Canal Masculino para os leitores habilidosos como você aproveitarem.

      Abs.

  2. Dennis says:

    Bom dia,
    Estou com uma duvida, irei a uma formatuea, e no convite veio traje obrigatorio social (paletó, gravata, calça e sapato). Eu poderia ir de smoking? Qual combinação seria mais adequada?

  3. Gil says:

    Tenho um casamento para ir onde eu no caso sou irmão da noiva
    comprei um terno slin ele e cinza chumbo se eu não ,e engano tem um certo brilho conforme me movimento
    Estou com duvida da cor da camisa e da gravata gostaria de usar a gravata borboleta
    Oque vc me recomenda

  4. Plínio Borges says:

    Gil vou em um casamento meio estilo cowntry, e é noturno, pretendo ir com uma calça escura, camisa azul bb bem claro, e uma gravata borboleta, que pretendo escolher em forma geometrica ou xadrez, mas não sei se uso com colete só ou só o blazer, um dos dois, o que voce sugere?

    Abraços

    • Ricardo says:

      Plínio,
      o blazer sempre é mais adequado e acho que a gravata borboleta já é um detalhe bem estiloso, pode dispensar o colete.

      Só para saber: o convite especifica o traje? Pergunto porque sua combinação é casual e só pode ser usada se estiver explícito que não é necessário o costume completo. Fique atento! ; )

      Abs.

  5. Douglas Fernandes says:

    Olá,
    Estou bem ansioso com a minha formatura, e já quero escolher o terno para a solenidade de colação de grau (fotos). Quero nesse dia estar bem apresentado e arrojado, aqui no canal estou aprendendo um monte de dicas, mas me veio à cabeça o uso de gravata borboleta, é uma boa idéia?!
    Pensei num terno de cor escura (devo usar o colete?) e o lenço no bolso, claro…
    Tenho 30 anos e certamente estarei de barba no dia.
    Desde já agradeço.

    Douglas Fernandes.

    • Ricardo says:

      Douglas,
      a ideia do colete sempre me parece boa, mas aconselho a consultar os outros formando e descobrir se não está rolando algum padrão de roupa que possa deixar seu look meio deslocado.
      Abs.

  6. Beto says:

    Ricardo ,
    Serei padrinho num casamento que acontecera as 16:00 irei usar camisa branca, calça preta mais reta, suspensorio porém o sapato do na duvida em qual usar seria melhor mocassin ou um social de cadarço?

  7. Ronaldo says:

    Ricardo,sou apresentador de um evento no qual serei premiado…
    Comprei um terno prateado e queria usar camisa branca gravata borboleta e faixa vermelha.
    Você pode me aconselhar,por favor??????

    • Ricardo says:

      Ronaldo,
      seja discreto, um terno grafite está de bom tamanho, principalmente se o evento for noturno. A camisa branca é OK e dá liberdade de usar uma gravata borboleta ao seu gosto, independentemente da cor e da estampa, mas a faixa acompanha apenas o smoking e não tem espaço no traje, exceto em eventos black-tie, mesmo assim talvez seja melhor uma faixa preta.
      Abs.

  8. Ronaldo says:

    Muito obrigado,Ricardo!!!
    Será de grande valia seus conselhos…Abs
    Deus o abençoe

  9. Fábio says:

    Boa tarde, vou participar de um evento temático religioso a noite, o traje foi especificado sendo da seguinte maneira, TERNO PRETO + CAMISA BRANCA, GRAVATA LARANJA minha pergunta é: eu tenho uma gravata borboleta laranja que comprei num pacote junto com outras porém veio junto no kit o suspensório laranja tbm, você acha que seria uma boa usar o acessório junto da gravata ou pode ser um fiasco?

  10. Marcos says:

    Olá, meu casamento é de dia, vou usar traje completo bege com camisa branca. Penso em usar uma gravata borboleta vinho ou chumbo.. Qual cor vc me indicaria? Abcs

    • Ricardo says:

      Marcos,
      por ser um casamento de dia acredito que uma gravata vinho, ou até vermelha, seja mais indicada, um pouco de cor vai deixar o traje mais alegre, além disso o bege é neutro, você pode combiná-lo com a cor que quiser.
      Abs.

  11. Raione says:

    Vou ser padrinho de casamento. Pretendo ir de blazer e calça preta. Uma blusa branca. Sapato também preto. Pretendo ser bem discreto mas elegante. Posso usar gravata borboleta cor vermelho para combinar com o vestido da minha companheira? Abraço!

  12. Leonardo says:

    Ola!! Gostei muito do site, mas sempre surgem dúvidas rs.
    Vou a um casamento semana que vem. Comprei um terno grafite (puxando mais para cinza) e sapatos preto com cadarço.

    Dúvida:
    1. posso usar camisa branca? Como a noiva vai vestir branco, fico em dúvida oO
    2. Gravata borboleta seria indicado em um casamento tradicional?
    3. Se usar lenço no bolso, tem que ser na mesma cor da gravata?

    Obrigadoo!!!

  13. UN says:

    adorei seu site, super útil para esse acessório pouco usado, porém muito elegante. Vou num casamento durante o dia, mesclei uma roupa mas nao sei se é apropriado. Gostaria da sua opinião. Um sapato social, uma calça jeans preta, um cinto preto combinando com o sapato, ja a camisa, é de botão imitando jeans, uma cor mais aberta, porem com que parecem pequenas bolas brancas ao fundo, deixando a entender que é um sutil estampa e uma gravata borboleta preta, a camisa eu usria dobrada ate o ante braço.

    • Ricardo says:

      UN,
      a combinação está bacana, mas é necessário saber se o dress code da festa comporta um look tão casual. Em todo caso eu ainda estudaria a hipótese de usar um blazer para complementar.
      Abs.

  14. Ricardo Carvalho says:

    Ola, bem interessante suas dicas. Muito bom o blog.
    Vou casar em dezembro e a cerimonia sera a noite. Mas não pretendo usar terno. Quero um look mais despojado.
    Estava pensando na combinação calça social grafite mais puxado pro cinza, Blusa social branca slim branca e colete cinza. Acha que devo usar o colete da mesma cor da calça ou devo usar tom sobre tom.
    E qual a sua sugestão para gravata borboleta com esse look.
    Oque achou do look para o casamento, muito descontraído?
    Abs.

    • Ricardo says:

      Ricardo,
      o traje que você descreveu nada mais é do que um terno sem o paletó. Eu sempre voto pelo uso do paletó, principalmente a noite e em ambientes urbanos, mas se você acha que assim está bem, não há problema, é o noivo que decide como vai se vestir – desde que tenha consentimento da noiva – mas então escolha como vai ser o dress code da festa para que não fique só você assim e o resto dos convidados usando um traje totalmente formal. Se haverá quebra de protocolo, que valha para todos.

      A gravata fica a sua escolha, o traje cinza e a camisa branca dão liberdade de usar qualquer cor, ou até algo com um padrão ou estampa. Acho que o colete do mesmo tecido do terno uma escolha melhor, mas isso é minha opinião.

      Abs.

      • Ricardo Carvalho says:

        Olá Ricardo,
        Obrigado pelas dicas.
        Vou mudar o dress code da festa para eu não ser o único deslocado rs.
        Fui procurar a roupa para a lugar e gostei muito de um modelo, calça e colete cinzas e camisa branca. Só não gostei da camisa do local, e uma camisa tradicional daquelas sem colarinho.
        Fui a um alfaiate e vou fazer uma camisa para usar no dia, mas estou com uma duvida. Qual o melhor colarinho para se usar com a gravata borboleta? E melhor fazer a manga com botão o usar abotuaduras?
        Outro detalhe, estava pensando em pedir para os padrinhos usarem o mesmo traje que eu(calça, camisa, colete e gravata borboleta) mas só de outra cor preta. Acha que vai tirar o destaque da minha roupa? Se sim oque posso fazer para que os padrinhos não fiquem tão formais ao se vestirem?
        Obrigado mais uma vez pelas dicas e atenção
        Abs

        • Ricardo says:

          Oi Ricardo,
          eu acho a camisa com abotoaduras muito elegante, mas temo que ela possa ficar um pouco exagerada sem o paletó para equilibrar o visual. Aconselho a fazer um teste antes de optar por este modelo. O colarinho não pode ser muito aberto como o italiano, então o francês ou o inglês são melhor opção.

          No caso dos padrinhos, pode ser uma boa nivelar o visual, assim não destoará, mas fique ciente que ao mesmo tempo você não terá muito destaque.

          Para ter ideias de roupas para padrinhos e noivos entre no pinterest.com e digite “men wedding suit” no campo de busca, as fotos que vão aparecer podem te dar algumas inspirações.

          Abs.

  15. Joao says:

    Gostei das dicas Ricardo, e parabéns pelo site!
    Meu irmão vai se casar em dezembro, e gostaria deu uma sugestão:
    1) modelo/cor de camisa;
    2) cor da gravata borboleta;
    3)talvez um suspensório, o que você acha? (eu e meus primos estamos pensado em ir com estas combinações)
    Abs.

    Obs. Meu costume é preto, slim fit (como o da foto: http://www.tng.com.br/documents/11710/15223/Melhor+camisa+tng/abd759b8-e453-41f5-a0b6-9ed7065fc44a?t=1428349745292 )
    Obs2: Uso barba por fazer, ou maior, nunca com rosto liso. Meu cabelo é castanho e estou pensando em fazer um coque (minha franja só chega no queixo, mas até o final do ano vai estar num bom comprimento).

  16. Vinicius says:

    Ricardo irei me casar e estou na duvida do meu traje o o dos padrinhos, me indicaram smoking mas não sei se é a melhor opção, o que me aconselha. (O casamento é a noite).

    • Ricardo says:

      Vinicius,
      o smoking é um traje para casamentos com dress code black tie, se não é o caso e os convidados não vão usar o mesmo traje que você o melhor é optar por um costume escuro (marinho ou grafite são perfeitos), uma camisa bem clara e uma gravata escura.
      Abs.

  17. Pamela says:

    Olá.. vou me casar e gostaria de saber se posso fazer a seguinte combinação para os meus padrinhos :
    Calça Slim preta
    Blazer slim preto
    camisa branca
    + gravata borboleta preta??

    obrigada!

    • Ricardo says:

      Pamela, não entendi se a calça e o blazer são casuais ou formais, no segundo caso eles formam um costume e a gravata borboleta configura um traje rigor, então tome cuidado para que não destoem muito do restante dos convidados, especifique no convite que o dress code é black tie opcional ou passeio completo.
      Abs.

  18. Hans says:

    Olá Ricardo,

    Vou me casar, e quero saber se posso usar uma gravata borboleta com um terno, ou somente uso a gravata borboleta com smoking?

  19. Renato says:

    Olá Ricardo,
    Gosto muito de seus posts e comentários. Gostaria de uma ajuda, se possível.
    Meu sobrinho se casará em um domingo, 20:00. Não serei padrinho nem nada, convidado normal. A Cerimônia será uma benção no mesmo lugar da recepção. Não há especificação de traje no convite. Gostaria de usar gravata borboleta mas tenho dúvida se posso usá-la com um terno preto risca de giz. Se puder, Uma gravata borboleta preta ou colorida? Não tenho restrição à cor. Ou seria mais adequado gravata normal?
    Já de antemão agradeço.

    • Ricardo says:

      Renato,
      pode usar a gravata borboleta sem problemas, eu só tentaria evitar combinar terno preto com gravata preta para não parecer que você está tentando simular um traje balck-tie, portanto escolha uma cor que te agrade, combine com a camisa se ela for colorida, e boa festa!
      Abs.

  20. Carlos Alexandre says:

    Fala Ricardo !
    muito bacana seu site, me ajudou bastante pra tirar umas dúvidas na hora de escolher um terno para o meu casamento.
    só estou com uma dúvida, meu terno é slim de linho azul anil com uma camisa branca, gostaria de usar uma gravata borboleta, que padrão você recomendaria ? e o sapato pretendo usar um oxford marrom, esta coerente ?
    muito obrigado
    e parabéns pelo site.

    • Ricardo says:

      Carlos,
      em casamentos ou outros tipos de eventos formais o sapato mais recomendado para acompanhar os azuis mais escuros como o anil e o marinho é o preto, mas uma das vantagens de ser o noivo é poder quebrar as regras de vez em quando, não é raro o dono da festa optar por um calçado marrom.

      A gravata fica por conta da vibe que você quer passar: a xadrez e a de “poá” são mais divertidas, as lisas são mais sérias, as listradas ficam em um meio termo. Se você for para respeitar o dress code de casamento vai usar lisa mesmo.

      Abs.

  21. Jean Rafael Spínola says:

    Oi! Adorei as dicas, no entanto, tenho uma dúvida. Posso usar a gravata borboleta com um terno normal, sem ser smooking?

  22. José says:

    Meu casamento vai ser de noite, elegante. Vou de terno azul escuro e quero usar gravata borboleta. Qual a cor ideal? Azul mesmo, preta, branca?
    Abraço, mestre

    • Ricardo says:

      José,
      muitos noivos optam pela gravata borboleta branca, uma solução menos óbvia e que eu acho bem bonita, a preta é tradicional e também agrada a todos, a azul fará um tom sobre tom bacana com o traje (pode ser marinho, celeste ou mesmo azul claro). Ou seja, qualquer uma das cores citadas serve para o evento, a escolha é sua.

      Abs.

  23. Rafael says:

    Ola Ricardo,
    Parabéns pelo site!
    Vou casar no final da tarde ao por do sol, as 17h
    Gostaria de sugestão para o tipo de colarinho da camisa e gravata borboleta, já que comprei um terno Azul acinzentado? Abraco

  24. lázaro says:

    Olá Ricardo, ficaria bom uma gravata borboleta verde escuro com uma camisa azul claro e um suéter cinza ou cinza chumbo?

  25. Lucas says:

    Oi Ricardo muito bacana sua publicação, tenho pele morena, não sou negro e nem branco rsrsr, irei me casar em julho, cerimonia é de dia, gostaria de saber se o black tie, combina? gostei muito desse look… ahh pensei em um suspensório por baixo, o que me diz?

    • Ricardo says:

      Lucas,
      o traje black tie é muito formal, talvez não seja a melhor opção para um casamento diurno. Você pode escolher um costume ou terno em vez do smoking e optar por uma gravata borboleta no lugar da tradicional. Uma cerimônia de dia dá espaço para trajes com cores mais leves e uma gravata descontraída ao invés da preta lisa, neste caso a escolhe é sua.

      Abs.

  26. wanderson says:

    Bom dia Ricardo. Tudo bem?
    Vou casar a noite. Irei usar um terno slim preto com colete preto e camisa branca. Estou na duvida com qual gravata e cor posso usa. Tenho 1,80m e sou moreno.
    Vou casar no sitio ás 19:30.vc pode me passar umas dicas?
    Queria saber também como se o colete fica na altura do cinto? Obrigado e bom dia!!!!!

    • Ricardo says:

      Wanderson,
      como o traje é neutro você pode escolher qualquer gravata que te agrade, se estiver em dúvida quanto a cor, fique nas neutras, mas também vale experimentar algumas e observar qual destaca seu tom de pele.

      Você está certo, o colete tem que chegar até o cinto, mas não pode ultrapassar.

      Boa casamento! 🙂

  27. Alexsandro says:

    Ricardo vou participar de um casamento na praia a tarde.
    A gravata borboleta seria legal nessa ocasião?

  28. Bruno says:

    Ola Ricardo, minha sobrinha casa sabado agora e eu queria sair do padrao terno preto camisa branca e gravata normal, a unica exigencia eh que o terno seja preto ou azul marinho, vou ser padrinho e entrarei com a minha outra sobrinha q estara de vestido rosa choque mas minha namorada e morena e estara de vestido longo e preto vazado, pensei em trocar a gravata normal por uma borboleta, provavelmente serei o unico com a peça, o que me indica? Uma gravata preta mesmo, estampada? O uso de suspensorio seria exagero nesse caso? Pensei numa gravata preta e o lenço do bolso rosa pra combinar com o vestido da acompanhante.

    • Ricardo says:

      Bruno,
      sua roupa não precisa – muitos podem até dizer que não deve – combinar com a da sua acompanhante, faça seu look de acordo com o que você acha mais adequado e que combina com sua personalidade. Quanto a gravata, acredito que a preta é a mais adequada para um evento desse tipo e pode vir acompanhada de suspensórios, mas lembre-se, eles só aparecerão quando você tirar o paletó, então não podemos considerá-los um exagero.

      Abs.

  29. Andre Camargo says:

    Olá Ricardo,
    irei me formar dia 27 de agosto a noite,
    decidi usar o combo calça social + camisa + blazer tudo preto e pra finalizar, gravata borboleta e suspensório na cor prata.
    tem alguma dica para me dar com relação a minha escolha para uma formatura? tendo em vista não haver baile, apenas um jantar com meus convidados.

    • Ricardo says:

      André,
      acho que a uníca coisa que eu não sou muito fã é a camisa preta em uma ocasião festiva. Que tal trocá-la por uma branca ou alguma cor bem clara e leve?
      Abs.

  30. leyde gomes says:

    Ola Ricardo bom dia …aaaamo seu blog …preciso de uma ajudinha sua…eu e meu esposo vamos uma festa de 50 anos e assim foi especificado “Festa de Gala”, acredito que o mais indicado seria o smolke ,mãe ainda q me veio o problema meus Esposo nao quer usar nao e muito fã de roupa social porem eu amo ,ele quer o terno mesmo o tradicional oq faço para dar toque a mais ,para nãoicar tao simples?
    Poderia me dar uma oponiao ?Ha e quiria saber tbm si gravata borboleta combina ,amo.bgda pela atençao …abs

    • Ricardo says:

      Leyde,
      se é mesmo uma festa de gala não tem como escapar do smoking, pois é o traje que faz parte do dress code do evento. Se seu marido não gosta de roupa social não vejo em que a diferença de um terno para o smoking ajudaria, mas se ele não quer mesmo vestí-lo a única coisa a se fazer é escolher um costume preto e usá-lo com camisa branca e gravata borboleta preta, dessa maniera ficaria um pouco mais próximo da roupa adequada para o evento.

      Abs.

  31. Rodrigo Siqueira says:

    Olá Ricardo!
    Estou à procura de uma gravata borboleta, mas tenho encontrado uma certa dificuldade em encontrar estampas elegantes. Saberia algum lugar no Rio de Janeiro, ou mesmo site que venda?
    Abraços!

    • Ricardo says:

      Rodrigo,
      no Rio eu não conheço nada, infelizmente, mas via web da para encontrar algumas coisas bacanas. Experimente o etsy.com, é um site gringo que vende produtos de pequenas empresas e artesãos, e o preço é justo na maioria das vezes, inclusive dei a dica dessas gravatas aqui.

      Abs.

  32. Fábio Luiz says:

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Tenho um casamento para ir e minha esposa será uma das madrinhas, ela usará vestido amarelo. A pergunta é: posso usar gravata borboleta na mesma cor do vestido? Gostei da ideia, entretanto não sei se cabe, preciso de sua ajuda.

    OBS: Casamento na cidade, igreja e a noite.

    Abraço!

    • Ricardo says:

      Fábio,
      primeiramente vamos deixar claro que não há nenhuma obrigação de combinar sua roupa coma de sua mulher, ok? Caso queira usar uma gravata borboleta, não há problema, mas talvez uma cor mais sóbria seja uma melhor escolha para um casamento noturno.

      Boa festa!

  33. Danielle says:

    Danielle
    Boa tarde… vou me casar no civil as 16:00h e tenho um filho de 1 anos e 6 meses fica feio colocar uma blusa de manga comprida nele estilo jeans e calça jeans e gravata borboleta?

  34. wally says:

    Olá , eu vou começar o meu estágio em uma escola e quero ir elegante na 1 aula que irei dar em minha vida ,bem estou pensando em usar uma camisa social branca com pequenas estampas de barquinhos de vela azul ,calça jeans e uma gravata borboletas azul o que você acha?

    • Ricardo says:

      Wally,
      acho bacana, mas a roupa para trabalho (mesmo sendo uma escola) também depende do ambiente, convém observar antes se este traje não vai contra o dress code, se a escola é liberal a respeito das roupas de seus professores, não tem problema, é um visual bastante despojado e simpático.
      Abs.

  35. Valtenir goncalves says:

    Boa noite vou em um casamento, não sou padrinho, mas sempre gosto de ir de terno, (preto ou chumbo) gostaria se poderia usar uma gravata borboleta?

  36. Mauricio says:

    Boa noite, é meu casamento. Gosto da ideia de entrar de gravata borboleta mas gostaria de entrar com uma cartola tambem. Seria exagero? Combina? qual a melhor composicao? Muito grato pela atenção.

  37. Douglas says:

    Sou convidado de um casamento. Gostaria de ir com a calça social preta, camisa branca, colete preto, e gravata borboleta. Fica uma boa combinação? Pois imagino que irei parecer-me com os garçons da festa.
    Pensei em fazer uso do suspensório sob o colete.

    • Ricardo says:

      Douglas,
      o dress code básico para casamentos pede o traje social completo, ou seja, costume, camisa, gravata e sapatos sociais pretos com cinto combinando, optar pelo look que você mencionou estaria inapropriado para o evento, além disso, existe sim o perigo de ser confundido com um dos garçons.

      Caso queira trocar o cinto por suspensórios, está OK.

      Abs.

  38. Itallo Liberato says:

    Boa tarde Ricardo!!

    Vou casar no final do mês, e já estou com o terno e a gravata borboleta. Onde eu loquei o terno queriam me vender uma camisa Rigor, mas achei muito feia e não comprei. Minha pergunta é: Teria algum problema usar a Borboleta com uma camisa com gola bem curta para que a gola não apareça de trás da gravata? Acho bem mais bonito assim do uma camisa Rigor que vou usar uma vez na vida e que custa quase 400 reais.
    Abraço

    • Ricardo says:

      Itallo,
      a gravata borboleta pode ser usada com o colarinho comum se é o que você está perguntando, não há problemas em usá-la assim, a não ser que o dress code do evento tenha especificado o traje rigor completo, mas como você é o noivo tem direito de escolher a roupa com liberdade, ou quase isso, já que a noiva ainda pode influenciar no resultado final.

      Neste post, lá no final, tem um exemplo de smoking com camisa com colarinho comum e gravata borboleta.

      Abs.

  39. Willian LeOPOLDO says:

    Olá Ricardo, irei me formar mês que vem e a festa de formatura será a noite, então exigiria um smoking. Mas é o seguinte, não sou uma pessoa tão formal e nem gosto de ser. Gostaria de saber se poderia ir com smoking e gravata borboleta na cor vermelha escuro, tipo um bordô. Outra coisa, é obrigatório a camisa ser branca? porque eu gostaria de ficar diferente dos outros mas não sendo cafona. E por ultimo, é seguinte. Não estou alugando o smoking, preferia comprar pra usar em outras ocasiões, vi um blazer na loja Renner e uma calça da mesma marca, mesmo tecido e a borda do bolso traseiro junto com a lapela é de mesmo tecido (tipo um cetim). Acha que ficaria legal?

    • Ricardo says:

      William, vou responder por partes:

      – se sua turma não combinou um traje para a festa você não é obrigado a ir de smoking pode ir de costume ou terno;
      – dá para usar uma gravata borboleta se o traje não for “black tie”;
      – Camisa colorida com smoking não rola, sinto muito;
      – Você vai comprar um smoking, mas provavelmente não vai usar muito, tem que analisar o custo/benefício. Não sei se o smoking da Renner vai ter um corte decente, vista outras opções antes de comprar ou alugar para ter uma base de comparação.

      Abs.

  40. Josiel says:

    Olá, gostei bastante das suas dicas e queria pedir uma sugestão. Fui convidado para um baile de debutante e irei com traje esporte fino. Penso em usar uma camisa jeans clara, calça caramelo, mocassim e queria incrementar com uma gravata borboleta. Qual cor você me sugere?

    • Ricardo says:

      Josiel,
      esse traje que você descreveu é (com adição de um blazer) esporte, o esporte fino é composto por peças de alfaiataria com uma dose de informalidade, ou seja, você pode dispensar a gravata e usar uma camisa listrada ou com pequenas estampas.

      Para a combinação que você descreveu é possível usar uma gravata neutra (cinza ou preta), em um tom mais escuro do que o da camisa ou vinho.

      Abs.

  41. Messias Martins says:

    Olá, estou indo formar. ja tenho o terno preto com uns detalhes brilhoso e o colete é um vinho luminoso. Qual cor de camisa eu devo usar, e qual tipo de gravata e cor ??

Deixe um comentário