Dicas de Como Escolher o Primeiro Terno

10

Dicas de Como Escolher o Primeiro Terno

Esse momento acaba chegando para todos os homens: a compra do primeiro terno, e quando digo “compra” estou falando de comprar sozinho, sem o pai, mãe ou namorada dando pitaco, mesmo porque, muitas vezes estes pitacos estão errados, afinal muita gente acha que sabe tudo a respeito, mas a realidade é outra.

Saber como escolher o primeiro terno é importante porque no início você vai depender muito desse traje, seja para trabalhar ou para eventos formais e demora algum tempo até ter um arsenal de costumes no guarda roupas (se for sua necessidade ou seu desejo, claro) que vai ter permitir investir em variedade de cores e padrões, pois o investimento não é baixo!

Como escolher o primeiro terno?

Neste post falamos a respeito de caimento e medidas, mas para quem vai sair em busca de seu primeiro terno ainda surgem dúvidas como: cor, tecido, padrões ou número de botões, e não é a toa, todos estes quesitos são importantes e merecem atenção, portanto siga as dicas abaixo:

Dicas de Como Escolher o Primeiro Terno
Com o terno marinho não tem como errar, mas o cinza também é uma boa opção

Cor ideal para o primeiro terno (ou costume)

A cor mais eclética com certeza é o azul marinho: não é muito séria para um evento mais informal, nem inadequada para uma reunião de negócios, por exemplo, por este motivo é considerada por muitos como uma cor coringa. Uma segunda opção seria um cinza escuro que considero uma cor um pouco mais sisuda, mas tão versátil quanto o azul marinho, em terceiro lugar ficaria o preto, que ainda faz sucesso em eventos noturnos, como casamentos e formaturas, mas é um pouco sisudo para a luz do dia, apesar de que esse efeito pode ser quebrado com uma combinação correta de camisa e gravata.

Dicas de Como Escolher o Primeiro Terno
Espinha de peixe é classudo e discreto, já o príncipe de gales, o window pane e o risca de giz chamam mais atenção

Devo comprar um terno liso ou com padrão?

Evite padrões como risca de giz, príncipe de gales ou window pane, no máximo arrisque um tecido espinha de peixe (ou falso liso) em marinho que é mais classudo e discreto. Se esse é seu primeiro terno preze a discrição, invista em padronagens mais chamativas para quando tiver uma gama maior de opções e puder variar de uma ocasião para outra.

O tecido falso liso de qualquer tipo é bacana porque tem um apelo visual interessante e muitas vezes faz o terno parecer mais caro e luxuoso. Vale a pena pesquisar algo deste tipo antes de decidir o que vai comprar.

Leia mais aqui sobre o tecido falso liso na moda masculina.

Tecidos adequados para o primeiro terno

É unânime que o tecido mais adequado para nosso clima é a lã fria, pois aquece no inverno e é fresca nos dias quentes. Você já deve ter notado nas vitrines que existem lãs Super 80, Super 100 e assim por diante, essa classificação indica a espessura da lã, quanto mais alto o número mais fino o tecido. As lãs frias são aquelas acima de 100, entretanto um tecido Super 180 deve ter acabamento e caimento impecáveis, com materiais de alta qualidade, caso contrário o terno não terá uma boa estrutura e não vestirá bem.

Dicas de Como Escolher o Primeiro Terno
Três botões ajuda quem está acima do peso. Um ou dois botões p/ os esbeltos.

Paletó com 1, 2 ou 3 botões?

Atualmente o paletó de dois botões faz mais sucesso, mas algumas pessoas muito acima do peso podem optar pelo três botões que chama menos atenção para a região do abdome e mais para o rosto, já o blazer de um botão é considerado mais moderno e, assim como o de dois botões, é indicado para silhuetas esbeltas;

Fendas traseiras

 A fenda única na parte de trás é melhor nos magros e em ternos de modelagem mais justa, já o costume de fenda dupla é mais democrático ficando bem em qualquer tipo de corpo e caindo bem na altura do quadril.

Obs: Atualmente o costume de fenda dupla é o mais escolhido pelos homens.

Paletós de abotoamento duplo

Você já deve ter notado que os paletós de abotoamento duplo estão voltando com tudo, mas estes caem de novo no problema de serem mais notados do que os de abotoamento simples e como você, por enquanto, procura algo mais discreto, deixe estes para uma próxima compra se tiver simpatia por eles.

Como escolher o primeiro ternoResumo:

Um terno azul marinho pode ser usado a qualquer hora do dia, em qualquer ambiente, mas não exagere nos padrões, prefira tecido liso, que não chame muita atenção, invariavelmente lã fria, melhor para o clima brasileiro. O número de botões do paletó depende do seu tipo físico, apesar do modelo de dois botões ser considerado moderno e mais popular atualmente.

Opinião do autor:

Eu optei por um costume grafite em minha última compra, mas já havia adquirido um modelo marinho que me foi muito útil. Uma coisa bacana do marinho é que ele também funciona muito bem com sapatos marrom de diversos tons, mas guarde-os para o trabalho, em ocasiões muito formais o indicado continua sendo o oxford preto. No caso do grafite, ele tem a elegância do terno preto, mas não é tão sério.

É bom lembrar que mesmo não tendo a intenção de ter diversos trajes sociais, o melhor é ter algo básico e versátil para te salvar se um evento inesperado surgir.

10 COMENTÁRIOS

  1. Seu blog está sendo de uma ajuda extraordinária. Estou tentando dar uma melhorada no visual para o trabalho, está ajudando muito mesmo!

  2. Ola , tenho duvidas sobre a compra do meu primeiro blazer vou me casar no proximo dia 11/10, minha altura e de 1,70 meu peso e de 93 k estou com sobre peso etenho uma cintura de 96 cm ,qual o modelo fica mais comportado em mim obrigado.

  3. amigo tenho uma duvida,vou compra meu primeiro costume,acho que o paletó se eh assim que se fala ficou bom o 46,mas a calça q vem eh 40,e eu uso 44,mas o paletó 50 pra mim ficaria enorme
    sera que casa comprar o paletó 46 separado da calça e depois comprar uma calça 44,tentondo comparar a cor e tecido sei que eh difícil,mas quero saber se não ficaria muito estranho os tamanhos!!!valeu!

    • João,
      o problema não é o tamanho, mas encontrar um tecido semelhante. Em lojas como a Zara você consegue comprar as duas peças de tamanhos diferentes, mas do mesmo modelo de costume, essa pode ser uma solução.
      Abs.

  4. Parabéns pelo artigo, Ricardo! Também possuo um site voltado ao público masculino, e é disso que precisamos: informações objetivas e que agreguem valor!

  5. Muito bom,

    O meu trabalho exige muito que eu use terno, e eu também gosto de usar, e eu não fazia ideia que tinha tantos detalhes para seguir antes de comprar um terno.

    Agora eu já posso comprar meu terno com mais confiança, valeu!

    • Pedro,
      na verdade o segundo terno que você deve comprar é um grafite, pois também serve para qualquer ocasião, o preto somente para festas black-tie e eventos noturnos pois é considerado muito pesado para, por exemplo, um casamento de dia, um jantar formal ou um coquetel. Então se for comprar um costume preto, deixe para fazer isso depois de já ter um grafite.
      Abs.

Deixe uma resposta