Como Saber Se o Caimento de Um Terno Está Correto

16/05/2012 32 Comentários por

Antigamente, as dicas de como comprar um terno corretamente passavam de pai para filho, infelizmente essa é uma tradição que foi se perdendo e hoje muita gente erra (e feio) na hora de comprar ou ajustar um terno, mas existem dicas básicas e simples que, se seguidas à risca, podem ajudá-lo nesse momento crucial.

Na imagem abaixo é possível ver o caimento e as medidas ideais para um terno perfeito e a relação com as dicas dadas.

Terno masculino com medidas perfeitas1 – No provador

a – Não seja preguiçoso – não dá para avaliar um costume usando uma camiseta ou camisa pólo, peça ao vendedor uma camisa, mesmo que não vá comprá-la. O mesmo vale para tênis, troque-os por sapatos;

b – Paletó correto – Os ternos de hoje são bem certos no corpo, portanto tecido em excesso é um mal sinal. É possível notar se o terno está grande ou mal cortado pelas costas, onde ele deve estar liso e livre de dobras, ou nas mangas muito largas, ou ainda na barriga, com grandes sobras;

c – Para seu tipo de corpo – o ideal é que o terno seja levemente acinturado, esse formato, além de deixá-lo mais elegante alongará sua silhueta e aumentará os ombros, já os modelos mais retos beneficiam quem tem uns quilinhos a mais;

d – Dois ou três botões? – considero o modelo de três botões melhor para quem está acima do peso, pois chama atenção para o rosto e a gravata, desviando o olhar da barriga, já o de dois botões praticamente cria uma seta direto para o abdômen, então, se este for o escolhido, é melhor que esteja com tudo em cima;

e – Ombrosnão pode sobrar nem faltar! No primeiro caso fica um côncavo entre a ombreira e a parte de cima do braço, no segundo caso, o tecido repuxa e acaba com o caimento. O ideal é que fique confortável sem sobrar, como na foto ao lado;

f – Colarinho – o colarinho do paletó é sempre um pouquinho menor que o da camisa, mesmo que algum espertinho te diga o contrário, repare que a camisa dá acabamento na parte de trás, cria harmonia e, de quebra, faz parecer que você é mais alto.

2 – Na hora de ajustar

a – Barrasna frente tem que encostar no cadarço do sapato, sobrando um pouco de tecido e atrás deve chegar ao início do salto, ou seja, menor na frente e maior na parte de trás, aquela barra reta que muita gente faz está errada e prejudica o caimento da calça;

b – Mangas – assim como o colarinho, deve deixar à mostra mais ou menos meio centímetro da camisa. Para saber o lugar correto use o pulso como medida, é nele que termina a camisa;

c – Ajustes laterais – depois de muito provar não encontrou um terno que não sobrasse na barriga? Isso pode ser corrigido com ajustes laterais.

Mais uma foto de um terno com bom caimento, repare como está perfeito nos ombros, na cintura e no comprimento da manga.

Existem outros elementos que influenciam na escolha de um terno, como tecido, acabamento, cor ou padrão, em breve falaremos sobre isso.

Opinião do autor:

Cuidado com as dicas de vendedores e, principalmente, de quem vai fazer ajuste, nem sempre eles estão em dia com as tendências, os modelos de ternos e medidas. Uma costureira uma vez teimou comigo que a manga do paletó deve terminar na metade da mão! Isso só está correto se você estiver fazendo uma fantasia de espantalho! Informe-se muito bem antes de comprar e, em caso de pânico, imprima a foto abaixo e deixe dentro de sua carteira, James Bond nunca erra!

James Bond nunca erra!

James Bond nunca erra!

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

32 Responses to “Como Saber Se o Caimento de Um Terno Está Correto”

  1. Jair B says:

    Olá, gostaria de saber no caso do punho esquerdo da camisa, onde geralmente fica o relógio. O certo é deixar o relógio a mostra, ou escondido embaixo da manga da camisa?

    • Ricardo says:

      Jair,
      use normalmente como se o relógio não estivesse lá, a manga vai se mover de vez em quando e revelá-lo, fica feio se parece que você está querendo mostrar o relógio a qualquer custo.
      Abs.

  2. Rafael says:

    Olá Ricardo

    tenho um paletó que parece estar com tecido sobrando na manga, acho ela muito larga. Qual a medida ideal para a largura da manga do paletó?

    • Ricardo says:

      Rafael,
      a largura da manga é um assunto complicado, ela deve garantir os movimentos de seu braço e ao mesmo tempo não pode ficar com muito tecido sobrando, mas não existe um padrão para seu ajuste, tem que usar o bom senso.
      Abs.

  3. Rafael says:

    Olá Ricardo

    Outra pergunta: estou pensando em ir a um alfaiate fazer um terno. Posso mandar fazer sem fendas atrás? O que acha?

    • Ricardo says:

      Rafael,
      geralmente o paletó sem fendas é próprio do smoking, o terno sem elas fica um pouco estranho e pode ter seu caimento prejudicado. Aconselho a bater um papo com o alfaiate antes e perguntar qual tipo (um ou duas fendas) fica melhor em você.
      Abs.

  4. Fabio says:

    Ricardo, comprei um terno e ficou um pouco longa a manga, tampando quase que todo o meu polegar, existe alguma forma de se ajustar a manga?

  5. Wesley says:

    Ricardo, boa tarde, comprei meu primeiro terno recentemente, deixei na loja onde comprei pra que lá fosse ajustado, mas num sei se ficou legal, sei que a manga faltou tirar um pouco do comprimento, pois não aparece nem um pouco a camisa. Sem querer abusar, se lhe mandar uma foto poderia me dar umas dicas se está bom e no que pode melhorar? Grato

    • Ricardo says:

      Wesley,
      por foto não vou conseguir discernir se o caimento está bom ou não, mas já posso te adiantar que a manga tem que deixar um pouco da camisa a mostra, caso contrário o terno não fica com uma aparência bacana. O correto seria levá-lo a um alfaiate e pedir uma avaliação profissional e descobrir o que pode ser ajustado ou não.

      Lembre-se: se está sobrando tecido, provavelmente o corte deste terno não é ideal para você, da próxima vez procure outra loja ou peça para ver outras modelagens disponiveis.

      Abs.

  6. Fernando says:

    Ternos antigos, o que fazer? Com a moda dos ternos slim, o que fazer com os ternos mais antigos ou quadradões? Tenho um bege que gosto muito e pensei em ajustes mas não sei é possível ou se vale a pena!

    • Ricardo says:

      Fernando,
      terno com corte clássico raramente sai de moda, a não ser que venha lá dos anos 90. Em todo caso, visite um alfaiate e pergunte se algum ajuste pode ser feito para atualizá-lo e se vale a pena pagar por ele, as vezes pode ser mais cômodo para o bolso comprar um novo.

      Abs.

  7. Walber says:

    Olá Ricardo, tudo bem? Eu sei que a matéria é sobre terno, mas, eu tenho uma dúvida. Eu tenho uma dúvida, tenho várias gravatas, algumas eu ganhei de um amigo, outras eu comprei, porém, quase todas que tenho, dependendo do nó que dou nela, um nó simples, ou semi-windsor, ela fica longa demais, porém, se faço um nó windsor, não fica legal, e não combina. Eu sei que a gravata tem que terminar em cima da fivela do cinto, mas algumas ficam longas um pouco. Poderia me ajudar?

    • Ricardo says:

      Walber,
      acho que tudo que você tem a fazer é aprender a dosar comprimento da gravata, se mesmo assim continuar sobrando demais em alguma das pontas é porque provavelmente você tem baixa estatura, neste caso a saída é comprar gravatas em lojas de roupa infanto-juvenil como a Brooksfield Júnior, que é muito similar ao modelo adulto, mas é ligeiramente mais curta. Outra opção é tentar nós mais elaborados, que utilizam mais da gravata e acabam encurtando-a, como este: http://www.canalmasculino.com.br/nos-de-gravata-o-van-wijk-necktie-knot/

      Abs.

  8. Menezes says:

    Ricardo bom dia,,

    Qual é sua opnião sobre um noivo casar usando terno e Tenis?

    Abraço

  9. aldery jr says:

    É normal ter os movimentos limitados por um terno para manter a elegância e a postura?? Nao consigo levantar meu braço até ao lafo da cabeça.

  10. Luciana says:

    Uma ou duas fendas no paleto?? Como escolher?

  11. Marcia says:

    Terno de 1 botao esta mais em destaque para noivos.
    Aparece mais o colete,é uma releitura Beatles etc…..
    O que voce acha?
    É tao chique quanto o de 2 botões?
    E fazer o forro do colete em um cashmere,e forrar o paleto tbm.
    To much rsrs,
    Caso em maio,e meu noivo é mais tradicional,mas adora estar bem vestido
    Obrigada
    Marcia

    • Ricardo says:

      Marcia,
      o de 1 botão é considerado mais moderno e acho tão chique quanto qualquer outro. O forro de cashmere (a estampa, não o tecido) eu considero bacana, se bem aplicado pode dar um efeito muito bonito.
      Abs.

  12. Fabio Santos says:

    Acredito que já fizeram essa pergunta. Vamos lá, eu tenho um sério problema com camisa. Todas que tenho nenhuma eu consigo fechar até o último botão, o que impossibilita fazer o uso correto da gravata. Compro o tamanho certo, se pegar um número a maior fica totalmente desproporcional e muito comprida, preciso mexer praticamente na camisa inteira. É normal isso ?? Abraço.

    • Ricardo says:

      Fabio,
      você tem duas opções:
      a) comprar suas camisas em lojas especializadas cujas peças tem variações no tamanho do colarinho para um mesmo número;

      b) fazer suas camisas em um camiseiro.

      As camisas padrão seguem tamanhos preestabelecidos, a maioria das pessoas tem problemas com elas, as vezes você dá sorte e encontra uma marca que serve bem, mas isso pode demorar anos!

      Tente consultar um camiseiro, o valor do produto não fica tão mais caro assim e o resultado é perfeito.

      Abs.

  13. André says:

    Cara, eu estou com um problema que é o seguinte: ao fechar o botão do terno, os ombros acabam “saltando” para fora, sem ficar rente ao corpo, provavelmente porque tenho as costas largas. A numeração superior, contudo, já fica um tanto quanto grande para mim, em especial na cintura. Você sabe se é possível fazer algum ajuste no terno nesse sentido? Obrigado.

    • Ricardo says:

      André,
      nunca tentei fazer esse tipo de ajuste, mas sempre ouvi dizer que é possível. Consulte um alfaiate ou pergunte em uma loja de roupas masculinas que oferece o serviço de ajuste.
      Abs.

  14. Genilda Ramos says:

    Olá Ricardo.
    Gostei muito das dicas, mas não sei se você vai conseguir e ajudar pois meu pedido é quase um milagre.
    Quero presentear meu namorado com um terno da colombo.
    Ele tem 1,90, calça 42 e o tamanho que normalmente veste é o 40.
    Qual tamanho de terno devo comprar para ele? escolho longo ou tradicional?

    Grata

    • Ricardo says:

      Genilda,
      não entendi muito bem o que você quis dizer com “Longo ou tradicional”, mas supondo que sua dúvida é a respeito do traje slim fit e do tradicional, no caso do seu namorado que é muito alto, acredito que o tradicional seja a melhor escolha, o slim fit pode “esticá-lo” ainda mais.
      Abs.

  15. Júnior says:

    Olá, sempre gostei de ternos mais tradicionais, mas venho me interessando pelo corte mais slim, sou advogado e novo, acho que da um estilo mais jovem…
    o que acha? deselegante? combina com qualquer ocasião?
    obrigado!

  16. Rodolfo says:

    Ricardo, engordei um pouco e meu palitor esta um pouco apertado, acho que uns dois dedinhos mais folgado ele ficaria bom, o que faço?

    • Ricardo says:

      Rodolfo,
      alguns ternos tem uma sobra que pode ser acertada pelo alfaiate, leve seu paletó a um profissional para que ele possa avaliar se existe a possibilidade de adequá-lo.
      Abs.

Deixe um comentário