Como Cuidar e Preservar Seus Sapatos de Couro

14

As mulheres são tão apaixonadas por sapatos que, mesmo nos homens, essa é a primeira coisa que elas reparam, tal fato já foi inclusive comprovado por pesquisas, já que muitas delas acreditam que o calçado tem muito a dizer sobre seu usuário, portanto, se você está andando por aí com um par de calçados surrados, tome cuidado e passe a seguir as dicas abaixo:

O básico

– Antes de mais nada cuide adequadamente de seus pés e, se necessário, use talco anti-séptico e desodorante para calçados, esses produtos estão disponíveis em lojas especializadas;

Coloque os sapatos para tomar sol pelo menos uma vez ao mês para evitar o aparecimento de fungo ou bolor;

Nunca use o mesmo par dois dias seguidos, deixe o couro descansar por 24 horas para, só então, usá-lo novamente;

Mantenha-os engraxados, a graxa, além de deixá-los bonitos e brilhantes, também evita o ressecamento do couro;

– Para que os sapatos mantenham sua forma original é preciso guardá-los com alguma coisa dentro a fim de que mantenham seu molde. Existem fôrmas em madeira especialmente desenvolvidas para isso, caso não consiga uma, tente colocar algumas folhas de papel de seda amassado dentro, o efeito é parecido;

Utilize a calçadeira, além de ser mais fácil de calçar, evita amassados e dobras no couro da região do calcanhar;

Guarde seus sapatos em lugares secos (mas não muito), ventilados e longe da luz solar

Fôrma para sapatos

Como engraxar seu sapato – passo a passo

1 – A graxa dá brilho, mas não tira a sujeira grossa, então antes de engraxar passe um pano levemente umedecido em água e sabão neutro, dando um tempo para que eles sequem;

2 – Se o sapato for de cadarço, retire-os para facilitar o trabalho;

3 – Se o sapato é preto use graxa preta, se é marrom, use a marrom, nada de inventar moda nessa hora;

4 – Passe uma dose generosa da graxa e deixe-o descansando por alguns minutos;

5 – Dê polimento usando uma escova adequada.

Últimas dicas

Evite graxa de cor neutra, o polimento não terá a mesma qualidade;

Consulte um sapateiro ou uma loja especializada para comprar cera polidora, escovas e outros produtos que auxiliam a manutenção dos sapatos;

– Precisa de reparos? De novo, vá ao sapateiro.

Com estes cuidados é possível manter os sapatos por anos, transformando-os em um bom investimento, tanto do ponto de vista financeiro, quanto visualmente.

Obs: alguns looks lançam mão do sapato desgastado, mas neste caso a própria combinação pede este tipo de calçado, sendo comum as lojas venderem o produto já tratado para parecer velho,  assim como as calças jeans destroyed, por exemplo, mas tudo é uma questão de estilo e ocasião.

Brogues da Prada: só para você babar!

Opinião do autor

Confesso que raramente uso sapatos, apesar de estar me esforçando para introduzí-los em meu reportório. Atualmente tenho usado mais botas pesadas que são minhas meninas dos olhos, mas tenho um longo histórico como engraxate não remunerado, tendo passado muitas tardes da minha vida ajudando meu falecido pai a cuidar das dúzias de pares que possuía e mantinha com extremo zelo. Acredito que em breve voltarei a esta rotina, pois cada vez mais os sapatos me parecem uma alternativa mais classuda aos surrados sneakers, não que eu vá abandoná-los, mas todo mundo precisa mudar de vez em quando.

14 COMENTÁRIOS

  1. Lembrei do meu pai tbm, que me ensinava a engraxar sapatos (algo que nunca aprendi mt bem, kkk). Diferentemente de vc, Ricardo, já estou tentando entroduzir botas e sapatos mais pesados ao meu guarda-roupa. Achava lindo “nos outros”, mas estranho em mim, kk, enfim, tudo tem sua hora. Parabéns pelo site, de verdade. ^^

  2. Bom dia a todos gostaria de saber onde posso comprar as ormas de madera para meu sapatos, aqui no brasil, ja procurei tanto e nao encontre. Gratto

    • Luis,
      as lojas da Sapataria do Futuro tem o de plástico para venda, ele funciona tão bem quanto o de madeira, este eu ainda não encontrei uma loja confiável para indicar.
      Abs.

    • Antonio,
      existem sites especializados que vendem o produto, mas também podem ser encontrados em lojas como a Sapataria do Futuro e outras que ficam nas alamedas de serviço dos shoppings e vendem acessórios para sapatos.
      Abs.

  3. Guardo os meus sapatos dentro das sacolinhas das marcas que são feitas em pano e outros em materiais sintéticos, além de deixá-los nessas sacolinhas, coloco-os em suas respectivas caixas depois de deixá-los ventilando após o uso. Esse procedimento seria correto ou teria que deixar os pares sempre expostos com ventilação?

    • Roberto,
      em um mundo perfeito teríamos armários abertos com prateleiras especiais para sapatos, deixando-os ventilados todo o tempo, na falta destes luxos, o procedimento que você usa deve garantir uma boa duração para seus calçados, mas deixe-os descansar por 24 horas antes de usar novamente, é o tempo que demora para perder a umidade quando está a sombra.

      Abs.

  4. Lembrei-me agora que cheguei a engraxar os sapatos para o meu pai quando adolescente, achava bonito o calçado bem cuidado, mas não em mim. Eu acostumei a usá-los depois que utilizei um calçado de camurça, depois acostumei, hoje tenho alguns modelos legais, do Oxford ao Brogue, mas não abandonei os tênis.

  5. Para guardar os sapatos, comprei alguns modeladores, essesde plastico que voce fala. Funcionam bem.
    Para quem esta em São Paulo, há lojas que fornecem para sapatarias, com bom preço, na avenida Rangel Pestana.
    É perto da estação Brás do trem, antes do largo da Concordia.

  6. Já fui engraxate, quado menino e sempre o sapato tem que estar bem brilhando, se não acho que não esta bom rsrs, gosto muito de sapatos, botas, deixa o homem mais empoderado, as mulheres percebem, pois gosta de belos sapatos!

  7. Oi, Ricardo. Tudo bom?
    Fiquei com uma pequena dúvida a respeito de um dos itens:

    “Coloque os sapatos para tomar sol pelo menos uma vez ao mês para evitar o aparecimento de fungo ou bolor”

    Expor os sapatos ao sol não é prejudicial para o couro? Ou somente caso esteja molhado ou caso a exposição seja longa demais?

    • Alex,
      não é uma exposição prolongada, apenas poucos minutos, se seu sapato estiver engraxado e o couro hidratado não haverá problemas. SE ainda assim você não se sentir seguro, coloque-o pelo menos em um local aberto e iluminado e deixe assim por um tempo, o importante é que o calçado não passe o tempo todo confinado.

      Abs.

Deixe uma resposta