Cintos Masculinos Coloridos: Como Usar Sem Exageros

19/01/2014 9 Comentários por

cinto_masculino_colorido_ft11

O cinto é um acessório que, usado de maneira correta, pode ser um grande incremento ao visual masculino, mas a maioria dos homens se prende aos modelos tradicionais em couro marrom ou preto, deixando os coloridos de lado, seja por medo de cores mais fortes, preguiça de pensar em novas combinações ou simples preconceito. Neste post esperamos inspirar nossos leitores a usar mais o acessório nos mais diversos tons e matizes.

cinto_masculino_colorido_ft20

Além da cor, você também pode experimentar novos modelos, padrões e materiais.

Os cintos coloridos geralmente são em cordão (cadarço) ou lona, mas também é possível encontrar modelos em couro tingido, couro ecológico e até vinil. Tanto o material quanto as cores o transformam em uma peça adequada para looks casuais e não é aconselhável tentar encaixá-lo em um traje formal, pois o ambiente a ser frequentado provavelmente não comporta este tipo de liberdade de estilo. veja alguns exemplos de cintos aos quais estamos nos referindo:

cinto_masculino_colorido_ft15

Assim como nas roupas, os cintos com cores lavadas fazem sucesso no verão.

cinto_masculino_colorido_ft17

Os modelos de lona são os mais fáceis de achar e líderes em popularidade entre os homens.

cinto_masculino_colorido_ft22

Os de cordão trançado estão ganhando espaço e vão muito bem principalmente em looks com inspiração náutica.

cinto_masculino_colorido_ft21

Mescla de cores pode ser uma boa opção se a roupa for lisa, mas se você já tem algum padrão ou estampa, aposte nos lisos.

cinto_masculino_colorido_ft23

Os cintos com estilo militar são clássicos casuais e combinam com quase tudo!

cinto_masculino_colorido_ft16

Cores neutras facilitam o uso, mas cuidado com o excesso delas para não ficar com um visual “aguado”!

Veja agora alguns exemplos de como usar:

Caso 1 – Contraste ousado

cinto_masculino_colorido_ft03Confrontar cores contrastantes como essas é bastante ousado, mas não agrada a todos, existem combinações deste tipo um pouco mais comportadas, mas ainda assim vão chamar a atenção. Veja outro exemplo:

cinto_masculino_colorido_ft13Se este não é o seu perfil a próxima opção poderá agradar…

…….

Caso 2 – Cores sóbrias

cinto_masculino_colorido_ft01

Aqui vamos na contramão da sugestão anterior, deixando a ousadia de lado e apostando nos tons neutros com apenas um toque de azul mais vibrante no meio de tudo. Sóbrio e sofisticado, dá menos margem a erro!

…….

Caso 3 – Só cores frias

cinto_masculino_colorido_ft08

Trabalhar com cores frias é uma ótima opção para quem quer variedade com uma certa “discrição”. Os tons de azul e verde são os que funcionam melhor neste caso e estão mais presentes nas peças masculinas.

…….

Caso 4 – Tom sobre tom com a camisa + calça neutra.

cinto_masculino_colorido_ft05Aqui temos 3 opções: combinar com o calçado, com a calça ou com a camisa. Mas qual é a correta? Neste caso (look casual) não há, fique com o melhor resultado visual! Aqui o ton sur ton com a camisa funcionou maravilhosamente bem.

…….

Caso 5 – Roupa colorida, acessório neutro

cinto_masculino_colorido_ft12

Mas e se você já tem peças de cores fortes o cinto também tem que se destacar? Melhor não. Cinza, marinho, preto, branco ou bege podem ser uma boa maneira de manter a discrição se você já tem outros pontos focais no look.

…….

Caso 6 – Um toque de vermelho

cinto_masculino_colorido_ft04

Um look composto por cores frias pode pedir um tom mais vivo para não ficar muito quadrado, neste caso o vermelho está entre as melhores opções, ainda mais quando aparece apenas como um detalhe do cinto.

…….

Caso 7 – Rimando com uma cor da camisa

cinto_masculino_colorido_ft02

Uma maneira fácil de combinar é emprestar a cor existente em outra peça de roupa. No exemplo acima o detalhe vermelho da camisa se repete no cinto colorido de cadarço. Fácil, não?

…….

Caso 8 – Jogando tudo no cintocinto_masculino_colorido_ft14

É mais arriscado, mas se você se sente a vontade, aposte tudo no cinto, entretanto esse recurso tem algumas contra indicações, veja nosso próximo tópico.

…….

Tome cuidado!

cinto_masculino_colorido_ft07

  • Antes de sair por aí com um cinto chamativo avalie se o lugar que você vai frequentar é adequado para este tipo de roupa;
  • Se você tem alguns (ou muitos!) quilos a mais, não arrisque, fique nos tons neutros ou no tom sobre tom, o acessório em uma cor forte chamará atenção para sua barriga e quadris e talvez isso não seja uma boa idéia;
  • Quem é muito alto pode fatiar a silhueta, ou seja, usar cores completamente diferentes em cada peça, incluindo aí o cinto, pois altura não é o problema;
  • Quem é baixo pode alongar a silhueta usando peças em tons próximos, criando um efeito “monobloco” e a ilusão de ótica de ser mais alto do que realmente é;
  • Cintos estampados (xadrez, listras) não são proibitivos, mas é melhor usá-los com peças lisas para não pesar demais e criar poluição visual;
  • Fivelas grandes tem o mesmo poder de chamar a atenção para sua barriga que um cinto de cor forte, então se você está gordinho, evite! Aliás, não use fivela grande nunca, dificilmente fica elegante;
  • Alguns cintos, como os casuais de couro, desgastam-se criando uma pátina que acaba ficando até bonita, por outro lado, algumas vezes o cinto fica com cara de acabado, neste caso o melhor é comprar um novo.
cinto_masculino_colorido_ft09

O cinto desgastado acabou ficando com uma cara vintage bacana, mas nem sempre é assim, você precisa ficar atento e avaliar entre o estiloso e o acabado.

Opinião do autor

Como sempre digo, um bom acessório pode mudar a cara de seu look, emprestar mais estilo e chamar a atenção de uma maneira positiva. Não tenha medo de apostar em cores nem em acessórios como o cinto que é uma peça indispensável, seja no traje casual ou no social.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

9 Responses to “Cintos Masculinos Coloridos: Como Usar Sem Exageros”

  1. Jan says:

    Muito bom esse post. Valeu, Ricardo!!

  2. oswaldo says:

    Os sapatos tem que necessariamente combinar com o cinto,num traje esportivo ou informal?

  3. Guilherme says:

    Excelente! Algumas opções mostradas são de babar, pena que nao tem referência de marca!

  4. Fernando Lima says:

    Ótima matéria. Sempre é bom saber como usa um cinto em um look do dia a dia. É possível encontrar uma variedade de cintos coloridos e de dupla face em lojas como Riachuelo, C&A, Marisa e Renner.

  5. Gabriel says:

    2 aquisições nos cintos que pretendo na próxima viagem é esse o da Gucci(preto/vermelho) e o da Hermés(marrom).Não tenho nenhum cinto no momento que me ajude..
    O que acha?
    Aprova?

    • Ricardo says:

      O da Gucci eu acho bacana, o Hermés também é bonito, mas tem gente demais usando e nem todos são verdadeiros, quando começa essa onda de massificação de um produto tão exclusivo eu prefiro passar longe.
      Abs.

  6. Carl says:

    Aprendo muito aqui.
    Um abraço!

Deixe um comentário