Aprendendo a Combinar Cores: A Tríade Primária

09/04/2013 1 comentário por

combinando_cores_primarias_ft01

As cores azul, vermelho e amarelo são chamadas primárias, pois não são resultado de nenhuma mistura e é a partir delas é que se originam todas as outras cores. Combiná-las até que não é difícil, elas “conversam” bem entre si, o problema é usá-las sem parecer um personagem de quadrinhos, como o Super Homem, por exemplo.

combinando_cores_primarias_ft02_superman

Antes de qualquer coisa é importante explicar que harmonia entre 3 cores pode ser chamada de coordenação triática, mas neste caso não observaremos a interação apenas do RYB (red, yellow, blue), mas também um pouco da combinação do azul com vermelho, muito comum no vestuário masculino.

combinando_cores_primarias_ft05_tommy_hilfiger

A tríade primária é muito fácil de ser encontrada em coleções de grifes como a Tommy Hilfiger que adota a temática preppy em suas criações. Algumas variações do estilo navy também fazem uso do amarelo ao invés do branco, ficando bem próximas do preppy.

combinando_cores_primarias_ft04_biker

Como já disse, as três cores ficam bem juntas, a grande sacada é saber dosá-las ou utilizar variações de tom de uma delas para deixar a coordenação não tão chamativa. Outra opção é o velho truque de usar cores fortes mescladas com tons neutros para que o impacto visual seja mais aceitável. Nessas horas um terno cinza, uma calça em sarja cáqui ou uma camisa branca fazem toda a diferença.

combinando_cores_primarias_ft04_gravata

A combinação também cai muito bem em acessórios como gravatas e cintos, principalmente em tons mais escuros de vermelho e azul, como mostra a foto acima. O mesmo efeito pode ser conseguido em tênis, bonés, bolsas e até pulseiras como aquelas decoradas com o fecho de âncora que se tornou tão popular.

combinando_cores_primarias_ft04_desfileNa imagem acima temos um exemplo de como usar as cores primárias sem exagero. O azul, sempre mais sóbrio, aparece em destaque no torso, o amarelo só marca alguns detalhes e faz com que o V chame atenção para rosto e a gravata, a calça em sarja tem cor neutra agradável e o toque dos tênis vermelhos fecham o combo com maestria.

combinando_cores_primarias_ft07_azul_vermelho

Você também pode combinar apenas duas cores do trio, como o vermelho e o azul, neste caso valem as mesmas regras, utilizando outras peças em tons neutros ou mais amenos para quebrar o contraste. A imagem acima mostra uma bela combinação para um dia de trabalho.

ideias_para_experimentar_paleto_calca_candy_colors

Este look nada mais é do que uma versão candy colors das cores primárias, pode ser meio radical para alguns, mas mostra como trabalhar os tons pode ser uma alternativa viável.

Última dica

A harmonia entre o vermelho, azul e amarelo pode dar resultados bem interessantes, mas procure dividir as proporções de maneira diferente, para que sempre uma das cores seja dominante (provavelmente o azul) e as outras duas apareçam em pequenas quantidades ou apenas em detalhes, assim o resultado dificilmente falhará.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Aprendendo a Combinar Cores: A Tríade Primária”

  1. weigle says:

    Novamente o aprendendo a combinar agrando muito.
    Obrigado Ricardo!

Deixe um comentário