Dicas de Como Usar a Barra da Calça Quando Estiver de Bota

23/07/2014 15 Comentários por

barra_calca_bota_invernoNo inverno todo mundo aproveita para abusar dos calçados de cano alto, sejam eles botas de couro, ou mesmo tênis de lona, e eu tenho certeza que a maioria já ficou em dúvida sobre a maneira de usar a barra da calça, afinal, muitos dos detalhes bacanas podem estar escondidos quando o jeans vai até seu calcanhar, pois a ideia de usar uma bota é justamente adicionar um pouco mais de estilo ao traje. Então porque esconder?

Se você pensa assim está parcialmente correto, porque muito do que o pessoal faz para destacar a bota funciona bem nesse sentido, mas pode prejudicar caso o tipo físico não ajude. Então vejamos algumas maneiras de usar e dicas a respeito:

1 – Enfiar a calça dentro do cano da bota

Funciona bem se o cano é longo o suficiente para manter a barra dentro, mas encurta a silhueta, portanto não é muito recomendado para os baixinhos, gordinhos ou quem tem pernas muito grossas.

Vai bem com: look rocker, biker e tudo mais que tem um visual descolado e rebelde, mas a calça tem que ser slim fit ou skinny, caso contrário haverá excesso de tecido no final da perna, prejudicando o caimento.

…….

2 – Dobrar a calça para mostrar detalhes do calçado

Tem a vantagem de permitir controlar o quanto será mostrado, basta dobrar um pouco mais ou um pouco menos, mas tem o mesmo efeito do exemplo anterior: encurta as pernas, principalmente se a dobra ficar muito larga, então tome cuidado.

Vai bem com: roupas mais alinhadas como chinos combinadas com camisas e até uma gravata, desde de que você faça a dobra com capricho, para um visual mais despojado faça a dobra de uma maneira mais displicente e use com jeans e camiseta.

…….

3 – Usar a barra mais curta do que o convencional

É mais popular na Europa, mas já vi alguns homens por aqui que gostam de suas barras bem curtas, o melhor é que nem é necessário se preocupar com o sapato, ele vai aparecer de qualquer jeito. A boa notícia é que se altura não estiver muito para cima e a calça for slim fit as pernas nem vão parecer tão menores assim.

Vai bem com: visual retrô com calças de alfaiataria ou chinos combinadas com camisa xadrez e gravata borboleta, quem sabe até um suspensório.

…….

4 – Barra com comprimento normal por fora da bota

Os detalhes do calçado só aparecem quando você está sentado, porém você parece ligeiramente mais alto, principalmente se as botas tiverem bico fino e não contrastarem com a calça. Exemplo: jeans escuro com botas pretas, criando uma silhueta contínua.

Vai bem com: qualquer tipo de roupa, inclusive calças boot cut (claro!)

…….

jeans_barra_dobrada_bota

Dica para os altões!

O quarto item da lista pode não ser muito indicado para vocês, suas pernas podem parecer ter 2 metros de comprimento. Para quebrar esse efeito escolha uma bota de bico redondo e em um tom bem diferente da calça, se mesmo assim a sensação permanecer, lance mão do último recurso: dobre a barra uma ou duas vezes!

…….

Vai dobrar de qualquer maneira? Então preste atenção!

Se você quer uma dobra grossa, é muito fácil, pegue uma grande quantidade de tecido da barra calça e dobre para cima. Se a ideia é fazer algo discreto e que não quebre tanto a silhueta, faça dobras finas pegando pouco tecido e virando várias vezes ou pegando um pedaço maior, virando normalmente para cima e depois dobrando-o no meio e para cima novamente, assim ele ficará com metade da largura!

…….

Cuidado!

A calça está muito comprida? Então dobre de qualquer maneira ou coloque por dentro! Não tem coisa pior do que tecido arrastando no chão e deixando só a ponta do calçado de fora.

…….

Mais algumas imagens que talvez te ajudem a se decidir:

botas_tenis_barra_calca_ft05

Pernas longas e finas + calça skinny – pode usar por dentro que não tem erro.

botas_tenis_barra_calca_ft04

Se usar dobrada certifique-se que quando sentar não ficará aparecendo a canela.

botas_tenis_barra_calca_ft03

Barra mais curta: o brasileiro ainda não adotou, mas neste caso parece uma boa ideia!

botas_tenis_barra_calca_ft02

Barra comum: se a bota tem algum detalhe bacana, como essa fivela, nem é preciso se importar em mostrar o resto.

botas_tenis_barra_calca_ft01

Tênis encorpados de cano alto podem fazer as vezes das botas tradicionais, neste caso as dicas acima se aplicam da mesma maneira.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

15 Responses to “Dicas de Como Usar a Barra da Calça Quando Estiver de Bota”

  1. Magdiel says:

    Pesquisei esses dias sobre esse tema, mas com o detalhe de que tipo de calça fica bem com essa dobra na barra da calça. isso porque em uma foto minha elogiaram meu sapato, mas desaprovaram a calça que só mostrava parte da canela, enfim, não dá para ser unânime sempre. Bem, tudo para elogiar o blog e parabenizar pelo tino. Sempre atenados, parabéns!

  2. Lucas Souza says:

    Tive esse impasse hoje quando fui trabalhar. Pena que minha bota não é tão trabalhada, pois como sou da construção civil, a bota é meio tosca. Optei por deixar a calça por dentro da bota, mas para simplesmente não sujar, nem pensei no estilo! hehe Gostei bastante do post!

  3. Felipe says:

    Gostei bastante das dicas. Como sou bem alto e tenho pernas compridas eu prefiro a 2ª opção: uso as barras dobradas. Dessa forma consigo “reduzir” o comprimento das pernas além de dar destaque ao calçado.

    A única coisa que me acontece é quando me sento, quase sempre as meias ficam a mostra. Acho até um detalhe a mais no look, mas e vocês, o que acham?

  4. Lucas Bonfim says:

    Gostei muito das dicas! Já tenho uma bota que já sei como combinarei minhas roupas da próxima vez! Agora, me apaixonei pela primeira bota, aquela lá de cima. Sabe a marca ou aonde eu acho uma parecida, Ricardo? Aliás, parabéns pelo site!

  5. Carlos Santos says:

    Oi! Mas, quando abota é cawntry, e a calça jeans não cobre bem a bota, fica ridículo! O que fazer então?

    • Ricardo says:

      Carlos,
      a bota country é um capítulo a parte, e é por isso que existem as calças boot-cut com a penar mais larga na parte de baixo, possibilitando o uso do calçado por dentro, entretanto se seu negócio é uma skinny ou slim fit, é melhor usar por dentro.
      Abs.

  6. Raphael says:

    Ricardo, ótimo artigo.

    Tenho 1,87m e sou adepto do estilo jeans + camiseta + coturno. Uso coturnos militares mesmo, daqueles mais rústicos.

    Costumo usar com a calça para dentro, mas acho muito agressivo para trabalhar. Também não tive coragem pra dobrar a barra da calça (apesar de ficar bem Rockabilly, como eu gosto).

    Acabo por fim usando na maioria dos dias a calça por cima do coturno, ficando este bem mais discreto.

    Ricardo, qual tua opinião sobre os coturnos militares? Podem ser expostos sem moderação, tal qual os modelos “da moda” ou deve-se pegar mais leve?

    Abraço!

    • Ricardo says:

      Raphael,
      não vejo problema algum em usar coturnos no dia a dia, apenas deve-se tomar cuidado com o ambiente de trabalho, pois nem sempre é adequado, ou adotá-los no lugar das dress boots, as “botas sociais”, que são mais adequadas a alfaiataria.
      Abs.

  7. Raphael says:

    Ricardo,

    Obrigado pela dica!
    Vou me adaptar então!

    Um grande abraço!

  8. Felipe Fernandes says:

    Opa tudo bem, então tava olhando suas dicas queria saber se essa calça combina com o tipo de bota que estou se tem como melhorar ? http://imageshack.com/a/img661/7647/JfrTLw.jpg

    • Ricardo says:

      Felipe,
      essa parece ser uma work boot, seu estilo vai bem com jeans ou calças de sarja em looks bem casuais, não tem muito o que inventar, a combinação da foto está correta. Só tome cuidado se for usar uma calça colorida, a combinação pode ficar um pouco exagerada.
      Abs.

  9. Abraão Carneiro says:

    Amei!!! Muito boa as dicas.

Deixe um comentário