Loafers não tem cadarços; Sapatos baixos que deixam o tornozelo exposto; Os saltos geralmente são um pouco mais baixos; O visual lembra de um mocassim tradicional.
O modelo penny loafer se caracteriza pela faixa de couro que travessa o calçado por cima do peito do pé, um corte central lembra os lábios femininos em algumas versões.
Criado pela Gucci, o horsebit loafer entrega em seu nome sua maior característica: as ferragens similares as de estribos de cavalos dando a ele um ar mais sofisticado.
É possível identificá-lo por causa dos "tassels" ou borlas, esses ornamentos em cima do peito do pé. Nos anos 50 a Alden Shoes passou a fabricar o modelo regularmente, tornando-o famoso.
Criado na década de 50 por Henri Bendel, traz na parte de cima do cabedal um pequeno laço tornando-o inconfundível. Muitas vezes surge em cores incomuns e possui sola bem macia.
Muita gente chama o monk strap de loafer, por não ter cadarços, outros apenas de slip-on pela maneira de calçar ser similar, mas o design diferente. Então chame-o como quiser!
Com a moda das meias coloridas muitos homens estão usando seus loafers com elas, outros são mais tradicionais e preferem usar o calçado sem meia ou com meia invisível.