Existem 7 modelos populares, do lose fit (largo) ao skinny (apertado). Uma dica: fique entre o slim fit (ajustado) e o reto - este último pode ser ajustado caso queira uma perna afunilada.
É possível encontrar denim com lavagens claras, medias e escuras. Há também lavagens pontuais, geralmente nas coxas. Quanto mais claro o jeans, mais casual.
Você deve conhecer o bigode de gato (dobras no quadril), money comb (riscas atrás joelho) e o trail track (desgastes na costura da perna). Quanto mais efeitos, mais casual o jeans.
Rasgos e puídos já estiveram em alta e eram usados em qualquer lugar, hoje são reservados a jeans para lazer apenas, em ambientes mais elegantes é melhor um jeans discreto.
Pesando 1m² de jeans podemos saber se ele é espesso ou não. Os mais grossos (alta gramatura) são resistentes, mas quentes, os finos (baixa gramatura) mais frágeis, mas frescos.
Ele deixa o tecido mais maleável e elástico, mas o ideal é apenas 1% desse material na composição, muito mais que isso e a calça perde parte de sua estrutura.
Atualmente o jeans bruto, sem nenhuma lavagem é a melhor escolha, ele vai do look casual, com camiseta, ao mais elegante, com camisa e blazer, por exemplo.
Já tem um ou dois jeans escuros? Então você pode pensar em um de cor média para escura com um pouco mais de efeitos para sair nos fins de semana e um claro para usar no verão.
Sempre faça a barra do jeans ou, pelo menos, dobre-a, nunca deixe o tecido acumulado no fim da perna, isso encurta sua silhueta e te faz parecer desleixado.