As 3 peças são bem parecidas, mas podem ser usadas de maneiras diferentes e em momentos diferentes. Uma coisa curiosa é que no Brasil, tudo que está fora do terno/costume é chamado de blazer.
PALETÓ É uma das peças que compõem o terno ou o costume. Também chamado de jaquetão por alguns, ele sempre será do mesmo tecido das outras peças, tendo uso mais formal na maioria dos casos.
Onde usar o paletó? Em ocasiões profissionais ou sociais que exijam um traje social completo. Atualmente o uso do costume de maneira casual, com camiseta e tênis, tem se popularizado, mas é exceção.
BLAZER O modelo original era ligado a moda náutica, feito de sarja marinho com botões de metal dourado. Hoje seu design é bem plural, ele pode ter estampas e tecidos que vão da lã fria ao linho.
Onde usar o blazer? Pode compor um traje profissional semi-formal e não precisa estar acompanhado apenas de alfaiataria. Ideal para momentos sem dress code, mas que pedem uma certa elegância.
SPORT JACKET Também conhecido como jaquetão esportivo, é o mais casual dos três. Geralmente com bolsos tipo patch e tecido mais rústico ele já foi o dress code de country clubs americanos.
Onde usar o sport jacket? Ainda guarda uma certa elegância, mas tem um jeito mais descontraído, próprio para ocasiões sociais ou empresas com ambiente permissivo. Uma boa peça para passeio.
NA HORA DE VESTIR Não depende apenas da peça, mas também da combinação que você faz, outros itens como sapatos, camisas e acessórios podem mudar a mensagem que seu visual passa para as pessoas.