A lapela grande para proteger o pescoço, os botões (6 ou 8), os bolsos grandes na altura da cintura e os pequenos no peito (para aquecer as mãos) são sua marca registrada.
Criado para a WWII por Thoma Burberry, ele tem classe e estilo inconfundíveis. É fácil reconhecê-lo pela cinta na cintura e nas mangas, o reforço no peito e o abotoamento duplo.
Com um visual não tão refinado quanto os anteriores, ele chama atenção pelo seu método de fechamento, com uma peça grande de madeira ou chifre que passa por dentro de um laço de cordão.
O modelo clássico tem a lapela similar a do terno, com fechamento simples frontal, mas existem também modelos com abotoamento duplo, ambos bem sérios e sofisticados.
Lembra o chesterfield, mas sua lapela é mais larga e alongada além de só existir na versão de abotoamento cruzado. Sempre é feito de lã pesada, portanto é ideal para tempo muito frio.
Alguns chamam de casaco outros de jaqueta, mas ela está mais para o primeiro. O capuz com pele e o cordão que ajuda a peça a ficar presa na cintura ajudam a diferenciá-la.
Não confunda com capa de chuva! Trata-se de um casaco mesmo, geralmente com capuz e sempre com tecido impermeável que vai te proteger da chuva podendo sobrepor a roupa do dia a dia.
Possui colarinho similar e de jaqueta e de camisas, seu abotoamento é simples e geralmente tem 2 bolsos frontais. A versão de lã grossa costuma ser chamada de sobretudo.