A HISTÓRIA DAS YELLOW BOOTS DA TIMBERLAND

Apesar de terem se tornado um ícone da moda, a história das Yellow Boots da Timberland está intimamente ligada aos trabalhadores americanos e suas necessidades nos afazeres do dia a dia

Em 1965 a família Swartz, introduz a moldagem por injeção, permitindo a produção de solas que podiam se unir hermeticamente aos cabedais de couro (nobuck) tornando os calçados a prova d’água.

Foi então que Sidney Swartz teve uma ideia: criar uma bota de couro resistente e funcional, que atendesse os trabalhadores braçais. Os lenhadores da Nova Inglaterra foram o principal público alvo!

Em 1973 chega às lojas uma bota de nobuck amarela robusta e totalmente a prova d’agua com a marca Timberland, oferecendo garantia a seus compradores, coisa inédita no mercado calçadista. 

O sucesso foi tamanho que em 1978 a The Abington Shoe Company passou a se chamar Timberland e este calçado se tornou a base da empresa!

Para a Yellow Boot se tornar um elemento fashion faltava apenas um empurrão, e este foi dado pelos paninaros, jovens italianos que nos anos 80 adotaram-na como elemento de estilo. 

Nos anos 90 rappers e outros artistas pop passaram a introduzir as Yellow Boots em seu visual, o que aumentou ainda mais o desejo nos jovens de possuir seu próprio par.

O design icônico das Yellow Boots conquistou tanto  trabalhadores quanto fashionistas e hoje é fácil encontrá-la em um show  de rock, em um editorial de moda ou nos pés de alguém que trabalha  pesado.

As 80 etapas de produção, juntando 39 componentes, mostram que a excelência da Timberland em seus calçados recebeu o devido reconhecimento. Sendo copiada em todo o mundo, mas nunca igualada.