Tricôs Masculinos: O Clássico Suéter Aran

19/06/2016 6 Comentários por

Tricôs Masculinos: O Clássico Suéter Aran

Até mesmo os desenhos usados nas malhas mais pesadas tem a sua história e podem ser identificados se você estiver por dentro de suas principais características. Já falamos da blusa cable knit e agora é a vez de apontar as particularidades do clássico suéter Aran.

Características da malha Aran

Tricôs Masculinos: O Clássico Suéter Aran

O tricô Aran leva o nome das ilhas na costa da Irlanda onde este padrão em alto relevo se originou. Tradicionalmente ele tem a cor off white, pois era todo feito com lã de ovelha sem tingimento. Hoje é retirada dessa lã a lanolina, fazendo com que a blusa retenha água, mas antigamente isso não era feito, resultando em uma trama quase impermeável, que podia ser usada por marinheiros em qualquer tempo.

A característica mais comum desse tipo de malha de ponto grosso é o desenho em zigue-zague que corta a peça dos ombros até a cintura e dos dois lados do peito, lembrando um pouco o cable knit, mas não tão volumoso. Outros padrões se juntam ao zigue-zague para compor um jersey Aran e, por incrível que pareça, eles tem um significado intimamente ligado a vida dos marinheiros do arquipélago (veja abaixo em “curiosidades”).

Tricôs Masculinos: O Clássico Suéter Aran

Hoje, atendendo as necessidades da moda, o Aran pode ser encontrado em diversas cores, sendo as frias como marinho, cinza e verde musgo, mais comuns, assim como as neutras, mas não é impossível encontrar algo em amarelo, vermelho ou em tons terrosos.

O padrão também sofreu modificações (misturas, na verdade) e muitas vezes nem dá mesmo para distingui-lo dos outros, porém ainda existem muitas pessoas que são fãs do Aran e gostam de sua trama tradicional.

Lã acrílica e algodão também podem substituir a lã de ovelha, mas sem aquecer tanto e sem a mesma qualidade e toque.

Para usar

Tricôs Masculinos: O Clássico Suéter Aran

As combinações com tricôs masculinos Aran são ilimitadas. Dá para usá-lo com um jeans e tênis ou por baixo do paletó para trabalhar. Há quem não sinta frio nas pernas e use o suéter combinado com uma bermuda, fazendo um look com inspiração preppy, mas nem sempre isso resulta em um visual ok.

Curiosidades

  • Na Europa você encontrará blusas de tricô sendo chamado de pullover ou jersey, pois é assim que as malhas são chamadas na Grã Bretanha, a palavra “sweater” (que foi aportuguesado como suéter) é mais comum na América do Norte;
  • O cabo em zigue-zague cruzado representa a corda usada pelos marinheiros das Ilhas Aran;
  • Outros desenhos da trama incluem o honeycomb (favo de mel) que simboliza (a abelha e) o trabalho duro, o diamante, a riqueza e o ponto em formato de cesta, a esperança de uma pesca farta.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Tricôs Masculinos: O Clássico Suéter Aran”

  1. Flávio says:

    Alguma loja em especial que nos indicaria para comprar?

  2. Bruno says:

    Boa tarde Ricardo, vou a um casamento e o traje e passeio completo, tenho duvidas em relação ao lenço, uso ele na dobra clássica? Ou posso usar outra forma? Uso de linho ou seda? E a cor mantém o branco? Ou posso usar outra cor?

  3. Bruno says:

    Perfeito Ricardo, qual nó de gravata me sugere? Pensei na seguinte combinação costume preto, gravata azul marinho com microestampa branca e o lenço vermelho. Acha que fica bom? Já que o marinho combina bem com o vermelho.

    • Ricardo says:

      Bruno,
      o nó fica melhor se você harmonizá-lo com o colarinho, ou seja, se ele for mai aberto, nó largo (windsor), se for fechado, nó four in hand, se estiver no meio termo pode ser um semi-windsor.

      Para um casamento talvez o lenço vermelho fique um pouco chamativo, talvez algo mais próximo da gravata fique mais interessante, mas eu estou falando sem ver os acessórios, de repente tudo junto funciona bem! De qualquer forma eu tentaria um lenço marinho ou algo em vinho que é mais discreto do que certos tons de vermelho.

      Boa festa!

Deixe um comentário