Tipos de Xadrez: O Tattersall Plaid

2

Tipos de Xadrez: O Tattersall Plaid

Alguns tipos de xadrez usados na moda masculina são bem fáceis de identificar, como o lenhador (ou buffalo) e o vichy, por exemplo, mas outros não são tão populares no Brasil e possuem características que podem confundir aqueles que não prestam devida atenção a elas.

Há tempos venho tentando reunir informações sobre o xadrez Tattersall, que comumente é confundido com o window pane e com o grid, mas tem um design próprio e até uma história que explica sua popularidade na Inglaterra.

O que é o xadrez Tattersall

Tipos de Xadrez: O Tattersall Plaid

Trata-se de um padrão próprio da trama do tecido e não uma estampa, no Tattersall pequenas linhas curtas transversais paralelas formam linhas maiores e mais longas que se cruzam criando o xadrez.

Um elemento que difere o Tattersall do window pane e do grid básico é a presença de uma segunda cor no traçado (ou mais de uma), enquanto esses outros xadrezes citados são tradicionalmente monocromáticos (excluindo a cor de fundo, claro)

Origens do xadrez Tattersall

Tipos de Xadrez: O Tattersall Plaid

É difícil encontrar sua origem exata, mas o que se sabe com certeza é que se tornou popular quando, no mercado de cavalos de Tattersall, em Londres, no século XVIII, cobertores com esse padrão eram vendidos para cobrir os animais. A popularidade deste xadrez simples o levou a roupas e acessórios dos britânicos, para depois ganhar o mundo.

Onde pode ser encontrado

Tipos de Xadrez: O Tattersall Plaid

Na moda masculina este tipo de xadrez é mais comum em camisas sociais ou casuais, mas também pode aparecer em coletes, malhas e como forro de casacos e jaquetas.

Onde usar o Tattersall

Tipos de Xadrez: O Tattersall Plaid

Seu visual discreto o torna ideal para complementar looks que precisem de um toque chamativo sem, contudo, exagerar, por este motivo é muito usado em ambiente profissional, seja no traje social ou em combos business casual.

As camisas de algodão ou flanela nesse padrão funcionam bem com jeans, em looks sobrepondo uma camiseta na parte de cima ou solo. Com as mangas dobradas ganham um ar bem despojado e jovem, mesmo ostentando um xadrez tão clássico.

Os tecidos com fundo escuro e linhas mais claras ganham um look original que funciona bem com botas pesadas e complementos mais rústicos, como jeans estonados e jaquetas de sarja ou lã.

O visual retrô também se beneficia desse xadrez, podendo ser usado misturado com outros que sejam bem distintos dele, como Príncipe de Gales e o window pane, conhecidos clássicos da alfaiataria.

Mais alguns exemplos:

Nota final

O Tattersall é um xadrez extremamente versátil, pode ser usado na cidade ou no campo, por pessoas de qualquer idade, inclusive a mesma peça que acompanha um blazer no trabalho pode ser sobreposta por uma jaqueta worker em um passeio ao ar livre. Para quem gosta de padrões discretos é uma excelente opção.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ricardo. Tudo bem?
    Em alguns casos, o mesmo padrão de xadrez possui nomes distintos com tamanhos diferentes (ex.: vichy e gingham, grid e window pane, pied-de-coq e pied-de-poule). Tattersall plaid é o nome usado, independente do tamanho? rs
    Obrigado.
    Abraço.

    • Na verdade eles tem pequenas diferenças que geralmente giram mesmo em torno do tamanho ou algum detalhe. O pied-de-coq e pied-de-poule tem um risquinho de diferença, seria mais correto dizer que eles também podem ser chamados de hounstooth nos EUA e na Inglaterra. O grid é uma versão menor do window pane, o mesmo vale para o vichy e o gingham, como você bem observou. Já o Tattersall não parece ter outra denominação, eu cheguei a pesquisar e não obtive nenhum resultado.

      Abs.

Deixe uma resposta