Qual é a Proporção de Ouro e Como é Utilizada em Fotografia?

0

A Golden Ratio é uma ferramenta essencial que torna as composições fotográficas mais agradáveis do ponto de vista visual. À primeira vista, a proporção de ouro pode parecer complicada, uma vez que a proporção de 1,618 para 1 faz com que os artistas sintam que não retiveram qualquer informação da aula de Matemática na escola. A habilidade de aplicar a proporção de ouro na fotografia é fácil e o processo é muito simples. Vamos entrar no significado da proporção de ouro, e como pode ser utilizada por fotógrafos que estão em busca de formas ideais e fotografias perfeitas.

O significado da proporção áurea 

A proporção de ouro é um conceito antigo de proporções que pode ser visto em toda a sua volta. Mas o que significa exatamente a proporção áurea? No seu núcleo, a proporção áurea é um número irracional representado pela aproximação 1,618. Certas proporções tanto no mundo físico, arte e música aderem a este número, a chamada “proporção áurea”, quando expressa como uma proporção.

Para visualizar isto, imagine um segmento de linha ou uma peça de corda cortada em duas peças desiguais de forma a que a proporção da corda original para a peça cortada mais longa seja igual à proporção da peça cortada mais longa para a peça cortada mais curta. Estes conceitos datam dos antigos gregos, mas ainda hoje são relevantes. Quando os temas das composições artísticas são divididos de acordo com estas proporções, diz-se que a obra é mais agradável do ponto de vista visual.

Como é utilizada a proporção dourada?

A aplicação de conceitos matemáticos que definem a proporção áurea é bastante simples, e continua a ser um dos elementos mais difundidos da arte e do design. Embora possam ter vários nomes diferentes (Golden Sections ou Espiral de Fibonacci), as ideias são as mesmas, e prevalecem em todos os elementos do nosso mundo; desde a natureza até às artes. Alguns dos exemplos mais famosos da proporção áurea incluem:

  • O braço humano e as proporções faciais;
  • Proporções animais tais como estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e golfinhos;
  • A proporção de abelhas macho para fêmea numa colmeia;
  • A Mona Lisa de Leonardo DaVinci;
  • O Pártenon;
  • Desenhos de logótipos de marcas populares;
  • Compositores tais como Bach, Beethoven, e Chopin;
  • Sistemas dinâmicos em matemática.

Exemplos em arte e música

A forma como a proporção de ouro se presta a criações visualmente apelativas tem sido amplamente estudada, mais conhecida pelos artistas do Iluminismo e Leonardo da Vinci. Composições famosas demonstram consistentemente a proporção áurea na sua entrega estética. Os artistas aplicaram o conceito para organizar as suas obras durante a história da arte humana.

Da mesma forma que os artistas podem propor os seus temas à média ditada pela proporção áurea, o mesmo pode acontecer com as composições musicais, organizando o arranjo das notas. A divisão da música presta-se aos compositores sequenciando a oitava, terceira, e quinta notas de acordo com a proporção áurea, tornando-se gradualmente mais complexa à medida que a peça avança.

Os compositores famosos não são os únicos a implementar a proporção áurea na sua música. A música de reserva é frequentemente arranjada desta forma, uma vez que a sua natureza formulaica se presta bem à ideia.

Como utilizar a proporção áurea na composição fotográfica

A proporção dourada é uma forma fácil de elevar as suas fotografias e de chamar a atenção. É preciso prática para aprender a alinhar os seus temas de acordo com a proporção áurea. Com o tempo, pode facilmente tornar-se um especialista em aplicar os componentes ao seu trabalho. Há apenas algumas coisas a ter em mente.

  • Imagine as suas fotografias de acordo com a proporção áurea;
  • Preste atenção aos pontos focais e agrupe-os ao longo da espiral imaginada de Fibonacci;
  • Pratique a encenação de fotografias de acordo com a proporção dourada, e observe exemplos da proporção de ouro e espirais de Fibonacci que ocorrem naturalmente ao longo do seu dia.

Encenem a composição em conformidade  

Como fotógrafo, a forma como encena as suas fotografias é vital para criar a fotografia perfeita. Pode organizar os seus grupos de acordo com a espiral de Fibonacci, ou ao longo de linhas de proporção dourada dispostas numa grelha de acordo com a regra dos terços. Tenha em mente que as linhas de ondulação são melhores para cenários complexos e naturais, enquanto as linhas em grelha são melhores para retratos de arquitectura e paisagem.

Colocar o ponto focal no centro da espiral de Fibonacci 

As composições que utilizam as proporções da proporção de ouro equilibraram corretamente a distribuição da massa. As linhas mais fortes devem ser colocadas ao longo das linhas da grelha, com pontos focais nas linhas de intersecção, enquanto que a massa deve ser corretamente disposta ao longo da distribuição da espiral da proporção áurea. As fotografias dispostas corretamente atrairão naturalmente o seu olhar para o ponto focal, resultando numa composição agradável que eleva o aspecto das suas fotografias.

A utilização da proporção dourada na sua fotografia ajudará a construir uma composição mais complexas e melhorar o seu trabalho. Por isso continue a praticar até se tornar um profissional!

Deixe uma resposta