Você está entre os caras que não suportam usar roupa social, porque acha desconfortável? Relaxa, eu também já tive esse mesmo problema e posso garantir: provavelmente a culpa disso é toda sua!
A maioria dos homens não se atenta na hora de comprar roupa social e os devidos acessórios, pegando o que aparece pela frente sem nenhum julgamento, sempre com o mesmo resultado: calor, colarinho apertando e pé machucado.
5 Erros que Deixam a Roupa Social Masculina Desconfortável
Saiba como garantir um traje social agradável para ser usado no trabalho ou em um evento formal.
1 – O colarinho te sufoca
Sinto dizer que você comprou uma camisa social com o colarinho menor do que devia. O colarinho da camisa social deve deixar passar dois dedos rentes ao pescoço, se você não consegue colocá-los colarinho a dentro significa que o tamanho está abaixo do ideal para o seu pescoço.
Solução: tente comprar camisas em outro lugar, o tamanho do colarinho pode mudar de uma marca para outra, ou pior, você está comprando camisas errado, experimente um número maior. Outra opção é mandar fazer a peça sob medida, aí não tem erro!
Imagem: The Art of Manliness
…….
2 – A gravata te sufoca
A gravata tem um limite e ela não aperta mais que isso, esse limite é o colarinho. Novamente, verifique o tamanho do colarinho, provavelmente está pequeno. Nas camisas casuais com colarinho não engomado a gravata pode sim apertar, mas a culpa não é do acessório, é sua, pois não precisa apertar tanto!
Solução: leia o item 1 novamente ou dê uma pequena folga na hora de colocar a gravata, deixe o sangue chegar a seu cérebro!
…….
3 – O terno me esquenta
Em um típico dia de verão brasileiro a temperatura pode passar de 30 graus, aí não tem santo que aguente mesmo, mas em dias mais amenos o terno não deve te cozinhar, então é provável que a matéria-prima do traje não esteja ajudando.
Solução: evite ternos de material sintético como o poliéster e a poliviscose (embora esse último seja um pouco melhor). As escolhas mais comuns e funcionais são lã fria (caro, mais fresco no verão), linho ou algodão, sendo o primeiro mais elegante e formal, indicado para quem trabalha em ambientes muito sérios.
…….
4 – O terno me aperta
Essa é fácil: o traje, ou pelo menos uma peça, está um número abaixo. Muita gente compra a a calça e o paletó na mesma numeração, mas esquece da barriguinha de cerveja.
Solução: procure uma loja que venda as peças separadas, ou seja, permita que você pegue uma calça 38 e um paletó 40, ou vice-versa, dependendo do que está justo demais. Também é possível fazer um traje sob encomenda, assim você garante um caimento perfeito para seu tipo de corpo.
…….
5 – O sapato social machuca meu pé
São comuns as reclamações da quem passa do dia de sapato social, mas os calçados atuais estão cada vez mais confortáveis e frescos, então esse tipo de inconveniente deve estar ligado a algum problema na hora de escolher o par.
Solução: tire medidas de seu pé, você pode estar comprando o número errado, um sapato maior ou menor do que o ideal pode te machucar, criar bolhas e/ou apertar onde não deve. Outra dica é não economizar nesse quesito, sapatos de qualidade custam mais, mas tem acolchoamento interno, couro de qualidade, forma bem desenhada e preocupação ergonomia.
Eu sei que existem homens que se sentem incomodados pelo calçado porque andam demais e, realmente, um oxford de couro não foi criado para correr a São Silvestre. Meu conselho é copiar a esperteza das mulheres e deixar um calçado mais confortável por perto, fazendo a troca quando tiver que andar demais ou no final do dia, quando os pés estão cansados e inchados.
…….
Nota final
A pouca cultura que temos em torno da roupa social masculina nos leva a cometer alguns erros na hora de escolher as peças e usá-las no dia a dia, mas, como você pôde ver, não é muito difícil diminuir o desconforto ao usar um traje social.