Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN

1

Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN

Você já deve ter ouvido por aí que os homens devem se vestir de acordo com a idade que tem ou que um cara de mais de 40 anos fica ridículo vestindo as roupas de um jovem de 16. Sim, isso pode acontecer, mas só se as roupas forem ridículas, independentemente da idade a qual elas podem estar relacionadas.

Seu avô e as pregas baixadas da nuvem

Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN

É por causa desse tipo de crença que antigamente qualquer cidadão ao chegar aos 40 ou 50 anos aparecia com um cardigã dois números maior, uma boina e uma calça de cintura alta cheia de pregas na frente. Se bem me lembro parece que ninguém sabia de onde elas vinham, simplesmente apareciam lá em um belo dia, como se o download do pacote “Grandpa 1.0” fosse feito da nuvem.

Os tempos eram outros…

Mas temos que ser justos aqui, a aparência mudou muito, há quatro décadas um homem médio já tinha uma bela pança, flacidez, cabelos brancos e a pele totalmente vincada, resultado de falta de cuidados com a saúde, fumo, bebida e zero exercícios, portanto seu visual era muito mais desgastado e difícil de ser relacionado com trajes descontraídos e esportivos. Com meio século nas costas o tiozão já se preparava descer a ladeira da vida sem nenhum freio e com o pé no acelerador.

Não importa sua idade, o que importa é seu estilo

Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN - Patrick Stewart
Sir Patrick Stewart, 79 anos, mas com estilo atemporal!

Há outro fator que merece ainda mais destaque é que por fora você reflete como se sente por dentro. Um sujeito alegre, simpático, criativo e inteligente não se sente limitado pela idade, ao mesmo tempo que não sente necessidade de imitar um adolescente, sabendo usar as roupas de um jovem de maneira a privilegiar seus traços físicos sem passar vergonha.

Bom gosto e informação para ter um estilo a prova de erros

Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN
Eu confio que você não vai fazer esse tipo de coisa.

Outro fator que chega com o tempo é o bom gosto. Você não precisa falar para um homem esperto que ele não deve sair na balada com um boné com a aba virada para trás, simplesmente porque ele tem opções melhores para a ocasião e vai guardar esse tipo de acessório para um momento mais… digamos… esportivo.

Por outro lado, com a moda masculina mais básica e atemporal a cada dia, fica cada vez mais difícil relacionar um traje ou uma simples peça de roupa a uma faixa etária. Uma t-shirt branca veste tão bem o rapaz de 18 quanto o senhor de 60, desde que ambos se sintam a vontade ao usá-la — o mesmo pode valer para jeans desbotados ou um par de tênis despojado.

Idade pode influenciar o estilo?

Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN - Jeff Goldblum
Jeff Goldblum, 66 anos e um estilo que cabe em qualquer idade!

Como eu disse no post “Quais os Fatores Que Definem Seu Estilo?”, os trajes hoje estão muito mais ligados a sua cultura, desprendimento, criatividade e postura, sua idade pode influenciar se você passou por mudanças no corpo que não quer destacar com certas peças ou se simplesmente enjoou de ostentar sempre o mesmo look, mas um homem de bom gosto raramente tem problemas com roupas inadequadas.

Eu diria que ainda existem outros pontos que podem entrar nessa lista, como seu emprego, localização (países quentes não permitem casacos de lã no look cotidiano), peso, herança cultural, etnia, nível socioeconômico, e até mesmo religião, mas, no fim das contas, tudo se resume a suas escolhas e sua personalidade, esses fatores citados anteriormente só adicionam tempero ao molho.

Dicas que resumem tudo:

  • A roupa está mais ligada a seu estilo do que sua idade;
  • Não encarne o vovozão a toa, use o que tem relação com sua personalidade;
  • A mudança de mentalidade e a melhor conservação de sua saúde física permitem usar quase tudo;
  • Fatores externos também podem influenciar o que você veste, mas você ainda dá a palavra final;
  • Quem tem conhecimento e bom gosto não erra com facilidade, mantenha-se sempre informado e com seu lado crítico afiado;
  • Peças atemporais servem para todos, entretanto, tendências da estação tem que ser usadas com cuidado, muito do que querem te fazer vestir não fica bem em ninguém, independentemente da idade;
  • Seja ousado na medida certa, não se renda a exageros;
  • Perdeu o shape da juventude? Saiba adaptar seu estilo para roupas mais amplas, mas, ainda assim, mantenha um corte que te favoreça.

Nota do autor:

Você pode se vestir como quiser – inclusive com estilão retrô, que está tão em alta nos últimos anos – só não abandone a elegância, a maioria das pessoas que começam a deixar transparecer a idade no trajar geralmente o fazem por causa de peças mal feitas, com caimento ruim ou inadequado para seu tipo de corpo. Lembre-se: mantenha o corpo saudável, a mente sã e o estilo sofisticado.

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo Ricardo. É lamentável vermos pessoas após casarem ou após alcançarem determinada idade, relaxarem no visual. Tenho 53 anos e não admito vestir roupas mal costuradas, com caimento defeituoso, enfim, de má qualidade. A elegância é atemporal.

Deixe uma resposta