Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

5

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

Você pode não ser bonito, pode não ser rico, mas se tem uma coisa que é possível, desde que você faça algum esforço, é ser elegante. Não precisa ser o suprassumo do garbo, mas dá para conquistar a admiração de muita gente com alguns movimentos simples, cuidados básicos com a roupa e leitura adequada sobre moda masculina.

Neste post montamos uma série de questões que vão te levar a um termômetro da elegância, assim você saberá se precisa investir mais nisso (caso seja seu objetivo) ou se já alcançou o nível desejado, bastando somar a pontuação para cada item e checar a tabela do final.

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

Obs: antes de começar é bom deixar claro que  só vai tirar a pontuação máxima quem usa roupas formais, business casual ou smart casual, portanto os fãs do estilo totalmente casual podem se contentar com a nota média (10) já que nem todos os tópicos se encaixam no seu traje do dia a dia, mas que fique claro que isso não é demérito algum, cada um tem seu estilo, mas alguns deles obviamente são mais elegantes que os outros.

Teste para saber seu nível de elegância

1 – Colarinho

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

O colarinho amarrotado (quando aberto) sempre dá impressão de desleixo e não custa nada arrumá-lo de tempos em tempos dando uma olhada no espelho para ver se está tudo bem. É um detalhe bobo, mas conta muito na avaliação de elegância.

Some 1 ponto se você se preocupa com o colarinho caso contrário não mexa no placar.

…….

2 – Bico do sapato

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

O redondo é muito mais elegante e clássico do que o quadradão, aliás já falei disso aqui no Canal Masculino. Também temos o caso do bico fino que tem seus fãs, mas está completamente ultrapassado.

Some 1 ponto se você dá preferência ao bico redondo, se você usa o quadrado ou curte um bico fino, é hora de rever suas escolhas, será que estes modelos estão te beneficiando? Dê uma boa olhada no espelho quando estiver com eles.

…….

3 – Comprimento da barra

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

A barra amarrotada encurta suas pernas e dá uma impressão de roupa barata e desleixada. Aqui existem duas opções: mandar fazer a barra ou dobrá-la, a primeira vale 2 pontos e a segunda apenas 1 ponto, pois deixa o visual casual demais e não pode ser aplicada em alfaiataria.

…….

4 – Manga do paletó/ blazer

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

A manga do paletó/blazer deve ser curta suficiente para revelar aproximadamente 1,5 cm da manga da camisa social, se ela ultrapassa essa marca (localizada no ossinho do pulso) o traje não ficará tão perfeito e seus braços parecerão curtos.

Marque mais 2 pontos se você é do tipo que não veste um paletó que não esteja perfeitamente ajustado na manga.

…….

5 – Caimento das roupas

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

A moda atual não pede roupas apertadas nem muito largas, elas tem que estar ajustadas de maneira a valorizar seu corpo sem parecer um collant de lycra ou um saco de batatas. Blazer levemente acinturado, camisas sem excesso de tecido, calças apropriadas para seu tipo de corpo vão te dar mais 4 pontos.

…….

6 – Tênis X Sapatênis X Sapatos

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

Sinto muito, o sapatênis está fora da competição, falta personalidade a este calçado indeciso entre o casual e o formal. Para trajes casuais adicione 1 ponto se você prefere tênis discretos de couro ou lona e dois pontos se sua escolha é o sapato casual. O visual “smart casual” ou “smart business” nem entram na conta, neste caso sapatos sempre vão levar a melhor.

…….

7 – Óculos de sol

Armações esportivas, com cores cítricas e muito exóticas não vão acrescentar nada ao quesito elegância, já as tradicionais, como o modelo aviador ou clubmaster valem mais 1 ponto na nossa escala.

…….

8 – Detalhes, estampas e cores

Menos é mais, estampas e padrões funcionam bem, mas tem que ser usados com parcimônia, roupas com muitos detalhes podem deixar o visual poluído e cores tem que estar bem coordenadas para criar uma harmonia que seja atrativa para os olhos.

Marque 1 ponto se você escolhe a dedo as estampas de suas roupas e procura deixar o look leve.

Marque mais 1 ponto se suas roupas não ostentam botões inúteis, bordados de gosto duvidoso e bolsos nos lugares errados.

Marque 2 pontos se você conhece o círculo cromático e procura usar as cores de acordo com as combinações análogas, complementares, em tríade ou simplesmente prefere usar cores neutras.

…….

9 – Acessórios

São importantes e mostram o quanto você está ligado em estilo e nos detalhes que mostram sua personalidade, mas é preciso cuidado para não parecer um carro alegórico, principalmente quando o traje é mais formal.

Acrescente 1 ponto se o relógio é seu acessório inseparável e mais 1 ponto se você não dispensa um cinto de couro e faz questão de combiná-lo quando está usando terno ou costume.

…….

10 – Alfaiataria e camisaria

Um Teste Para Saber Seu Nível de Elegância

São itens que tem o poder de deixar qualquer combinação mais elegante, desde que tenham bom caimento e combinem com o look.

Acrescente 1 ponto se não abre mão de uma camisa bem cortada e mais 1 ponto se não perde a oportunidade de trocar alguma peça casual por algo de alfaiataria como blazers e calças.

…….

Teste para saber seu nível de elegância: resultados

Anotou os pontos? Contas feitas? Agora vamos ver como você se saiu:

De 0 a 5 pontos – Tá fraco!

Mesmo que não seja seu objetivo ser o cara mais elegante do mundo acho que você pode prestar mais atenção em alguns pontos. Avalie o que foi proposto nos itens acima, muita coisa pode ser mudada sem muito esforço e você só vai sair ganhando!

De 6 a 10 pontos – Você pode chegar lá!

Você tem uma boa noção de elegância, mas precisa prestar mais atenção a alguns elementos que podem melhorar muito seu visual.

De 11 a 16 pontos – Muito elegante!

Sua elegância te destaca, mas ainda não é seu ponto mais forte, porém não falta muito para chegar a excelência, basta trabalhar mais esse aspecto.

De 17 a 20 pontos – Mestre da elegância!

Você não só domina bem a moda masculina, se preocupa com cada aspecto dela e procura manter-se o mais alinhado possível. Parabéns!

5 COMENTÁRIOS

  1. 16 pq ainda não consegui ajustar o comprimento da manga de um terno meu e de um blazer…e pq ainda não adquiri nenhuma calça de alfaiataria para poder trocar o jeans em um look casual…mas já uso chinos.

    Daqui um tempinho chego pelo menos aos 18pts

    Aprendi e ainda aprendo muito com o Canalmasculino

    parabéns e obrigado Ricardo

    • Thiago, como eu disse lá no texto, você só vai tirar pontuação alto se usa traje formal, quanto mais casual sua roupa menor a chance de pontuar pois muitos dos itens não se aplicam.

      Abs.

Deixe uma resposta