Trench Coat: A Obra Prima de Thomas Burberry

11

Em 1901, Thomas Burberry, fundador da Burberry e inventor do gabardine, apresentou ao exército do Reino Unido seu modelo de capa para oficiais, criação que utilizava o tecido em cor bege de autoria do inglês  que, entre outras coisas, era leve, resistente e impermeável. Com sua utilidade reconhecida, o casaco tornou-se item opcional entre o alto escalão das forças armadas britânicas que o adquiriam, mesmo não sendo obrigados a isso. Pouco antes, a única proteção usada pelos soldados contra o frio eram os pesados casacos de lã ou sarja que, de certa forma, cumpriam a tarefa, mas ofereciam algumas desvantagens quando submetidos a chuva, afinal, por não serem impermeáveis, tornavam-se frios, pouco práticos e ainda mais pesados.

Como a maioria das peças clássicas do guarda roupa masculino, o trench coat ganhou detalhes feitos pela própria Burberry de acordo com as necessidades que se apresentavam com a chegada da I Guerra Mundial que incluíam: fivelas no cinto para pendurar um cantil, faca ou espada, alças nos ombros fechadas com botões onde podiam prender dragonas e insígnias, mas também serviam para garantir que a alça de um fuzil não escorregasse e a arma fosse perdida (apesar de poucos citarem esta utilidade), o reforço de tecido do lado esquerdo do peito que provavelmente servia como apoio para o cabo de um rifle, e os martingales nas mangas que possibilitavam que elas fossem fechadas, ficando justas nos pulsos, evitando a entrada de vento e humidade.

Com as adições e incrementos, a peça passou a ser chamada de casaco de trincheira (ou trench coat, em inglês) pelos soldados do front e, ao término da guerra, acompanhou-os de volta a vida civil, tornando-se moda entre homens e mulheres nos anos seguintes, consolidando a marca Burberry como uma das mais importantes e respeitadas da Europa. Na década de 20 a grife criou outro detalhe marcante em seu casaco: o forro em xadrez preto, vermelho, bege e branco que foi devidamente registrado e hoje tornou-se tão reconhecido quanto o próprio logotipo da marca, ou até mesmo a roupa que é tema desta texto!

Nos anos 30 e 40 o trench coat ganhou ainda mais notoriedade ao fazer parte do figurino de personagens do chamado “cinema noir”. O casaco vestido por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme Casablanca talvez seja uma das imagens mais icônicas da sétima arte e emprestou-lhe uma aura romântica e sofisticada.

No início da II Guerra Mundial o trench coat continuou sendo usado por oficiais do exército, mas com o avanço dos conflitos foi substituído por jaquetas e casacos curtos, mais práticos para o campo de batalha. Entretanto, graças ao sucesso, o trench coat já havia tomado as ruas, sendo copiado por americanos, russos e alemães, saindo-se melhor que sua criadora, já que a Burberry entrava nos anos 50 sem conseguir enfrentar as novas nuances da moda que começavam a surgir e perdia seu prestígio a cada dia, situação que só começou a ser revertida em 1997, quando a empresa GUS, acionista majoritária da marca, convidou Roberto Menichetti, ex-estilista de Jil Sander para ocupar o posto de diretor criativo, alçando novamente a Burberry ao mercado de luxo e ligando seu nome a alguns dos maiores astros e estrelas pop da atualidade.

Características do trench coat clássico:

  • Feito em gabardine, material ideal para atividades externas devido ao fato de ser respirável, resistente e impermeável;
  • Abotoamento duplo, o casaco com abotoamento simples é considerado um rain coat comum;
  • Alças nos ombros
  • Segunda camada de tecido nas costas e no peito, do lado esquerdo;
  • Cinto, também em gabardine, com fivela em metal ou revestida de couro;
  • Alças nas mangas para regulagem
  • Se for Burberry terá o forro com o xadrez preto, branco, vermelho e bege característico da marca, como na imagem abaixo.

Com os novos direcionamentos da marca, a Burberry também inovou em materiais e até mesmo nos detalhes de seu tradicional modelo, alterando comprimentos, acabamentos, cores e mudando até mesmo os padrões de seu famoso forro xadrez. Abaixo, mais algumas fotos do famoso casaco:

Mais informações: http://www.burberry.com

11 COMENTÁRIOS

  1. Ola. Tudo bem?

    Otima postagem!

    Voce poderia, por gentileza, dizer em que lojas na capital paulista eu poderia encontrar pra comprar?

    Estive procurando, mas esta dificil de achar.

    • Vagner,
      com exceção da Burberry que tem a peça o ano inteiro, a maioria da lojas no Brasil só trabalham com trench coat no inverno, mesmo assim você pode tentar encontrar alguma coisa na Brooksfield, Crawford, Noir Le Lis, Buckman ou VR.

      Boa sorte!

  2. Olá Ricardo, tudo bem?
    Eu vi uma matéria com você e nela eu vi um trench coat masculino vermelho, você pode me falar onde posso encontrar um igual (vermelho) pra comprar?
    Grato desde já

    • Daybson,
      aqui no Brasil será bem difícil, a loja da Burberry é o caminho mais óbvio, mas o preço é bem alto. Fique de olho na Zara, todo ano eles tem trench coats, as vezes de diversas cores, quem sabe você dá sorte.
      Abs.

    • Andreson, isso é muito relativo, quem tem estilo pode vestir com um All Star e ficar super estiloso, mas existem alguns modelos que eu acho mais adequados, os chamados “sapatos sociais” de amarrar como o Oxford e o Derby em casos de um look mais arrumado, mas se a proposta é algo casual mantenha os modelos mas troque o material por camurça ou couro envelhecido. Botas pesadas como os coturnos ficam ótimos com jeans ou uma calça cargo flat, já modelos mais refinados como a Chelsea Boot fazem par com calça social ou chino.

      Abs.

  3. Sou assíduo no site. Acho, indiscutivelmente, o melhor site para moda masculina aqui no Brasil. Moro na cidade de Cabo Frio – RJ, esposo de uma Personal Stylist, preciso estar antenado na moda. Por isso, resolvi te agradecer, Ricardo, pelo bom gosto e qualidade no trabalho. Abraços

  4. Olá, parabéns pela matéria, muito bacana e esclarecedora, com relação aos trench coat antigos vocês tem ideia de valores? É muito difícil achar algo sobre isso na internet, eu possuo um da Burberry de família, provavelmente data da década de 40-50, na etiqueta tem escrito name: R.52 order: A.0758 tamanho longo, pure wool e 100% viscose, se puder me ajudar e falar mais sobre o mesmo ficarei agradecido.

Deixe uma resposta