Tipos de Xadrez: Vichy

25/05/2012 4 Comentários por

O mais fácil de identificar, é o típico xadrez de toalhas de mesa ou de pic-nic. Recebeu este nome por causa do balneário francês onde originou-se, tornando-se notório graças a Brigitte Bardot que foi fotografada usando um biquíni em vichy e casou-se com um vestido desta estampa. Tempos depois, tornou-se símbolo da rede de lojas francesas Tati e, em 1980, o estilista Azzedine Aläia usou o vichy em suas criações fazendo com que entrasse em definitivo para o mundo fashion.

Na moda masculina o vichy é mais comumente encontrado em camisas, sejam elas sociais ou casuais, diferentemente da indumentária feminina onde figura constantemente em casacos, bolsas, calças, saias e mais uma infinidade de acessórios, o que não quer dizer que o homem não o utilize, ou tenha algum tipo de preconceito com o xadrez.

Em sua versão original, o vichy era composto por apenas duas cores, com o tempo surgiram novas composições que serviram para atualizar e dar a ele um ar mais jovem.

Com o sucesso do xadrez nos últimos tempos o vichy foi usado nos mais diversos produtos como tênis e chapeus, já gravatas e lenços são velhos conhecidos.

Camisa em vichy, calça chino e tênis, assim é difícil errar!

O vichy é um bom recurso para dar leveza a produções com tons escuros

Looks engravatados também ficam ótimos com esse xadrez.

Lembre-se: com roupa social o vichy em padrão pequeno fica melhor, em uma produção casual o padrão maior dá um ar mais descolado, isso não chega a ser obrigatório, até é possível, com jeitinho, quebrar essa regra e obter um ótimo resultado nos dois casos, mas se você não quer arriscar, é melhor ficar em terreno seguro mesmo.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Tipos de Xadrez: Vichy”

  1. vasco says:

    Olá Ricardo,
    faz anos que vc postou este anuncio, mas manda uma dica aí,
    onde, e qual loja eu encontraria este xadrez vermelho ?

  2. Silvio Junior says:

    É incrível, mas rodei vários shoppings em SP e não consigo achar um padrão decente nas lojas mais comuns – VR, Siberian, Zara, Luigi e tantas outras. Não acho um vichy bacana, só uns poucos bem simples, com trama minuscula e o pior só nos bons e velhos branco com azul bebe, branco com azul calcinha, branco com azulzinho, branco com azul clarinho… tsc tsc tsc tsc

Deixe um comentário