Tipos de Xadrez: Tartan

0

O xadrez tartan, mais conhecido por ser o padrão presente nos kilts escoceses, tem sua origem na Escócia no século III a.C., mas os highlanders só passaram a usá-lo mesmo no saiote por volta de 1.730. Apenas no final século XIX o tartan passou a identificar as famílias escocesas, época em que a tecnologia tornou possível a produção de xadrezes mais complexos. Ainda hoje os tartans Royal Stewart e Black Watch servem como insígnias da Rainha Elizabeth II e 3º Batalhão do Regimento Real da Escócia, respectivamente.

Nos anos 70 o tartan foi adotado pela tribo punk e até hoje carrega consigo uma aura mais rocker, integrando grande parte das coleções que se inspiram nesse estilo musical.


Na moda masculina o xadrez tartan aparece frequentemente em diversas peças de vestuário como camisas, cachecóis, gravatas e meias, entretanto, por ser um padrão tipicamente europeu, no Brasil ainda não se encontra tão difundido quanto o xadrez madras, por exemplo. Fora de nosso país blazers, casacos, chapéus, tênis, bolsas e calças são mais comuns.

Veja mais exemplos na galeria abaixo:


Deixe uma resposta