Tipos de Xadrez: Lenhador (Buffalo Plaid)

01/04/2017 Sem comentários por

xadrez lenhador - camisa

Você pode pensar que o xadrez lenhador, como é conhecido no Brasil, ou buffalo plaid, como é conhecido nos EUA, é um padrão típico da América do norte, afinal, basta pensar nele para que uma série de imagens de cowboys e outros estereótipos yankees venha a sua mente, não é mesmo?

A verdade é que este tipo de xadrez teve origem no tartan escocês conhecido como Rob Roy, assim nomeado por pertencer ao clã que tinha entre seus membros Rob Roy MacGregor, uma espécie de Robin Hood da Escócia.

História do xadrez lenhador

xadrez lenhador - camisa

Um descendente de Rob Roy, Jock McCluskey, foi para os EUA no final do século XIX onde atuou como homem da lei, caçador, minerador e comerciante, levando consigo uma grande quantidade de tartan de sua família. Ele acabou criando laços com os índios que o admiravam por tratá-los como iguais e por sua estatura e força, além de considerá-lo um guerreiro invencível. Nessa época o grande interesse de Jock era as peles de búfalo que ele trocava por uma diversidade de produtos manufaturados, entre eles a manta com o tartan Rob Roy e o item mais cobiçado.

O vermelho forte conquistou os índios das tribos Lakota Sioux e Cheyenne que acreditavam ser aquele vermelho oriundo do sangue dos inimigos de Jock McCluskey, que não desmentiu a crença, o que transformou a manta em uma amuleto de guerra indígina que servia para cobrir os cavalos durante a batalha.

Origem do nome “bufalo plaid”

xadrez lenhador - camisa

Em inglês a palavra tipicamente usada para xadrez é “plaid” cuja origem vem dos índios que mudaram a pronúncia do termo “pladger” que era como o tartan era chamado em gaélico. O nome se espalhou pelos postos do exército onde Jock trocava as peles e de repente existia um buffalo plaid nos Estados Unidos da América!

Origem do nome no Brasil

No Brasil recebeu o nome de xadrez lenhador muito provavelmente devido ao grande número de profissionais que trabalham no ramo madeireiro em florestas frias e que preferem esse tecido aflanelado quente como indumentária do dia a dia.

Características do xadrez lenhador

É um padrão xadrez com grandes blocos formados pela interseção de dois fios de cores diferentes, tipicamente vermelho e preto.

Onde é usado?

xadrez lenhador - jaqueta

Mais comum em camisas de manga longa feitas de flanela, mas também pode ser encontrado em jaquetas, casacos, tênis, gravatas e malhas, entre outros produtos.

Como é usado?

xadrez lenhador - camisa

Por ter essa imagem ligada ao trabalhador braçal, passa uma ideia de masculinidade muito grande, também relacionada a roupas casuais e rústicas, mas ninguém te impede de usar o xadrez lenhador em looks mais sofisticados. As populares camisas podem compor um look rocker ou mesmo um traje mais alinhado para trabalho desde que você acrescente os complementos corretos.

Nota do autor:

Uma coisa bacana do xadrez lenhador é que se trata de um padrão atemporal, não sofrendo muita influência das tendências. Quando a onda do xadrez aportou aqui no Brasil, por volta de 2009, ele já chegou com tudo e continua fazendo sucesso desde então, passando por cima dos outros tipos de tartan, xadrez tipo madras e do vichy, um clássico do workwear. Peças com o popular buffalo plaid são um bom investimento.

…….

Obs: Mais adiante mostraremos mais exemplos de como usar camisas com xadrez lenhador. Fique ligado!

Clique aqui para saber mais a respeito dos outros tipos de xadrez.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Tipos de Xadrez: Lenhador (Buffalo Plaid)”

Deixe um comentário