Tipos de Trajes Masculinos Para Eventos

15/07/2012 150 Comentários por

Provavelmente você já recebeu um convite para algum tipo de evento que trazia em letras garrafais o tipo de traje a ser usado na ocasião e, invariavelmente, ficou com cara de interrogação tentando entender o que, afinal de contas, era um “traje passeio completo”. Pela lógica, o próximo passo é procurar uma pessoa mais velha na esperança de que alguém mais experiente possua conhecimento suficiente para sanar sua dúvida, só para descobrir que em 99% dos casos ela não sabe, ou pior, fica inventando um monte de regras malucas que nada tem a ver com o dress code em questão. Eu sei, já passei por isso!

Abaixo enumeramos os tipos de trajes masculinos para eventos sociais e explicaremos o que cada nome quer dizer na realidade:

Traje Esporte

Zachary Quinto e Chris Pine de traje esporte, e note que ninguém está de chuteira.

Os atores Zachary Quinto e Chris Pine de traje esporte, e note que ninguém está de chuteira.

O que parece – se você aparecer com uma roupa de tenista será recebido com aplausos, mas não é bem por aí…

O que é na realidade – camisas ou pólos discretas, calças jeans ou khakis, nos pés um sapato mais despojado ou um tênis low profile, bem urbano, nada de calçados de academia, caso esteja frio, apele para um blazer ou casaco, ambos comportados.

Onde vai usar – aniversários, batizados, almoços e todo tipo de comemorações informais.

Traje Esporte Fino ou Passeio

Brad Pitt em um evento diurno: neste caso a gravata pode ficar na gaveta.

O que parece – a mesma roupa de tenista, mas trocando os tênis por sapatos brancos. Errou de novo…

O que é na realidade – Terno e gravata para eventos noturnos, nos diurnos a gravata pode ser deixada em casa (como fez Brad Pitt), e mudam os tons do costume, podendo ser mais claros, os calçados tem que ser sapatos, sem exceções.

Onde vai usar - vernissages, almoços e jantares informais.

 Traje Social ou Passeio Completo

Novamente o ator Chris Pine, desta vez com traje social

O que parece – todas as suas roupas de passeio prediletas em um look só! Que maravilha… só que não!

O que é na realidade – Terno escuro, camisa clara, gravata discreta, sapato social de amarrar, aqui não tem o que inventar.

Onde vai usar – jantares formais, coquetéis, concertos, casamentos, entre outros.

Traje Black Tie ou Rigor

George Clooney usando um smoking. Provavelmente estava se dirigindo a cerimônia do Oscar.

O que parece – tudo o que você precisa é de um terno com uma gravata preta. Não é bem por aí…

O que é na realidade – Smoking preto com gravata borboleta preta e sapato de amarrar ou liso de verniz, qualquer coisa fora disso é estritamente proibida.

Onde vai usar – premiações, noites de gala, todo grande evento com glamour.

Obs: quanto maior e mais chique o evento, mais importante seguir à risca o dress code. Em eventos menores a cobrança não é tão rígida, mas em cerimônias de gala, por exemplo, não cumpriu o que foi pedido no convite, não entra!

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

150 Responses to “Tipos de Trajes Masculinos Para Eventos”

  1. Will says:

    Gostei! Bem esclarecedor.

  2. Bruno says:

    Ricardo vou a um casamento que vai acontecer as 16 qual traje correto, pediu no concite Sporting fino , usa calça jeans? Camisa? E a cor do sapato? E como eles devem ser?

    • Ricardo says:

      Bruno,
      Se foi especificado o sporte fino o traje é exatamente o que foi descrito no post: terno (pode ser em tom claro) sem gravata, camisa e sapato social. Vai um exemplo: terno cinza claro, camisa branca e sapato marrom de amarrar, caso não seja amigo dos costumes claros, opte por um marinho que vai bem em qualquer ocasião.
      Abs.

  3. Bruno says:

    Ricardo, o casamento é noturno minha namorada se enganou. O traje realmente é Sport fino. Estou pensando em usar um terno slim e gravata skinny. Posso usar qualquer cor de gravata? E sapatos pretos de amarrar. O terno será preto. Vou te falar nao vi diferença nesse traje que citei agora para o passeio completo.

    • Ricardo says:

      Bruno,
      mas o traje que você citou é um passeio completo com terno, camisa, gravata e sapato social, o passeio ou esporte fino abre mão da gravata e permite cores mais claras.

      A sua escolha está correta, apenas tente usar uma gravata clássica, podendo ela ser lisa ou listrada, mas sem cores extravagantes.

      Abs.

  4. Bruno says:

    Certo, mesmo pedindo sport fino no convite eu posso ir de passeio completo? Por ser um casamento e ser a noite?

  5. Carlos Eduardo says:

    vou a um aniversário de 50 anos de uma amiga, a qual ela citou esporte fino. posso usar uma calça jeans e um blazer? me de uma dica qual a melhor opção.

  6. Marcello says:

    Traje Esporte Fino ou Passeio:

    O que é na realidade – Terno e gravata para eventos noturnos, nos diurnos a gravata pode ser deixada em casa (como fez Brad Pitt), e mudam os tons do costume, podendo ser mais claros, os calçados tem que ser sapatos, sem exceções.

    Onde vai usar – vernissages, almoços e jantares informais.

    CASO ALGUÉM TENHA DÚVIDA. ( Ufa!!)

  7. Coan says:

    Numa sessão solene no TST para comemorar os 70 anos da CLT qual o melhor traje que o homem pode usar, sendo que no convite não foi especificado que tipo tem que usar.

    • Ricardo says:

      Coan,
      é o tipo de evento que onde não há concessão, o traje é social (passeio completo). Se fosse uma festa de gala creio que teriam axigido o rigor (black tie).
      Abs.

  8. Irapuan says:

    No caso do PASSEIO o blazer pode ser de tom distinto da calça? No caso de positivo, a calça deve se de tom mais escuro ou o blazer? Há relevância nisso? E ainda, nesse tipo de combinação cabe em uma cerimônia diurna de matrimônio? Grato.

    • Ricardo says:

      Irapuan,
      muitos acham permitido usar uma calça em cor diferente, geralmente mais clara que o blazer em eventos diurnos, até casamentos, mas não dispense a gravata a não ser que seja uma cerimônia bem informal. Outra coisa que deve prestar atenção é no traje exigido no convite, se for passeio completo (social) aí não tem o que inventar, mantenha o protocolo.
      Abs.

  9. José Hélio says:

    Gostaria de saber qual roupa devo ir a um casamento a noite? estava pensando em calça social preta, camisa branca lisa ou listrada ou uma camisa cinza, gravata preta, sapato preto com meia prata. O que vc acha?x

    • Ricardo says:

      José Helio,
      a regra para casamentos geralmente não permite muitas adaptações, então, com exceção de eventos onde os noivos liberam o traje a ser usado, o mais correto é escolher entre um terno preto, cinza chumbo ou marinho com camisa branca e gravata a sua escolha, o máximo de liberdade que você pode tomar é quanto a camisa que pode ser em um tom bem claro ou com listras discretas ao invés do branco.

      A combinação que você citou não inclui o paletó, espero que você tenha esquecido de mencionar, porque não é uma boa ideia aparecer em uma festa deste tipo sem paletó, por mais calor que esteja na data, parece que você esqueceu parte do traje em casa.

      Abs.

      • José Hélio says:

        Então eu posso ir com uma calça preta, sapato preto e meia, camisa branca bem clara com listras discretas, gravata preta com listas e terno preto?

        • Ricardo says:

          José Hélio, o traje é o social ou “passeio completo” se o seu é composto por terno escuro (não necessariamente preto) camisa clara e gravata discreta, está correto, mais sério que isso só o smoking, mas acho que você não está indo receber o Oscar! : )

          Abs.

  10. Patricia veiga says:

    Olá..meu filho tem 19 anos e ele vai a um casamento 14 de setembro no convite não fala sobre o traje mas sei que é um casamento fino os noivos tem um certo glamour…o horário é 20:15,sei que os padrinhos vão usar ternos pretos,camisa branca e gravata prata.Aguardo e desde já agradeço.

  11. Rafael says:

    Ricardo, vou ser padrinho de casamento da minha cunhada..o casamento será de noite! Meu terno é preto, mas qual seria a sua dica para a cor da camisa e da gravata?
    Grato!

    • Ricardo says:

      Rafael,
      as camisas devem ser sempre em cor clara e se tiverem listras, tem que ser bem finas, já as gravatas podem ser lisas, com micropadrão ou com listras diagonais, as cores ficam a sua escolha, não há nenhum protocolo aqui, mas evite algo muito espalhafatoso.
      Abs.

  12. Victor says:

    Baile de formatura de graduação, pode-se usar paletó preto, camisa azul marinho e calça chino cinza?

  13. Reinaldo says:

    Olá, vou a um congresso de medicina em Curitiba no mês de outubro e, estou com duvidas sobre qual roupa usar.
    Obrigado!

  14. Victor says:

    Mas acha a combinação bacana? O paleto preto, camisa azul marinho com bolinha branca e calça chino cinza. Valeu

    • Ricardo says:

      Victor,
      na maioria dos casos, as festas de formatura pedem roupa formal (terno, camisa e gravata), tente se informar melhor sobre o dress code do evento.

      Quanto a combinação que você mencionou, parece um pouco apagada para mim, mas não sei ao certo quais são os tons que você vai usar.

      Abs.

  15. Josiane says:

    Ola tudo bem.Meu irmão tem um casamento para ir e foi convidado para ser padrinho,será as 17:00 horas e ele tem 25 anos.Gostaria de saber se pode ir de blazer que eu acho super legal ou tem que ser terno e que cor.Por favor me ajuda aí….obrigado

    • Ricardo says:

      Josiane,
      o traje padrão para casamento é terno, camisa e gravata. Como acontecerá no final do dia o melhor é ficar nos tons escuros mesmo, como marinho, preto e cinza escuro.
      Abs.

  16. Lucas Silveira Machado says:

    Olá amigo,
    tenho os quinze anos da minha namorada para ir e como todo o pessoal já vai ir de traje (terno) queria mudar um pouco, ser diferente. Tinha pensado em um blazer de veludo com uma calça jeans escura e sapato preto de bico fino. Não decidi a camisa ainda, mas talvez branca. Será que você poderia me ajudar nessa escolha do traje?
    Desde já agradeço

    • Ricardo says:

      Lucas,
      se está todo mundo indo de terno não seria uma quebra do dress code ir com um traje diferente? Claro que só estou comentando isso caso haja mesmo uma exigência de traje.

      Fora isso, sua escolha parece boa, só não sou muito fã de sapato bico fino, prefiro o bico clássico, um pouco mais redondo.

      Abs.

  17. F. Ferreira says:

    Ricardo,

    Vou a um casamento no horário tarde/noite.
    Quero dispensar o terno, por isso pensei em duas combinações:
    1) calça sarja (cor no link: http://loja.colcci.com.br/arquivos/ids/292481_10/10102631-38380_.jpg) com camisa vinho bem claro (o tecido tem um tom mesclado) ou azul claro e blazer azul marinho. O sapato é preto, bico fino, de cadarço e cinto preto; ou
    2) Calça sarja (cor parecida com a do link: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS2rsPsBxf02mhawvjaAwnCsB1G70mnCizU4RSjDGNOPqN_I0IA) com camisa azul claro e o mesmo blazer azul marinho. O sapato e o cinto são os mesmos.

    Qual dos dois você sugere pra ocasião?

    Desde já, obrigado.

    • Ricardo says:

      F. Ferreira,
      liberaram o traje casual para este casamento?

      • F. Ferreira says:

        No convite não há especificação do traje a ser usado, mas me baseei no horário da festa para compor esse possível look.
        O que você me aconselharia?

        • Ricardo says:

          Como eu comentei, este traje escolhido é casual devido a presença da calça em sarja, casamentos, quase que invariavelmente, pedem roupas formais. Eu iria de terno mesmo, a cor azul marinho é uma das melhores escolhas neste caso, mas um grafite também cai muito bem.

          Eu sei que o pessoal quer ser original, mostrar estilo, etc, mas quanto mais formal o evento, menos espaço para criatividade é dado, pois espera-se um certo padrão dos convidados para não destoar do ambiente e da própria pompa da cerimônia. A quebra deste protocolo, algumas vezes pode até ser considerada ofensiva por parte dos anfitriões.

          É por isso que eu sempre digo: na dúvida, vá de costume!

          Boa festa!

  18. Gustavo says:

    Se eu pegar o Trage Social e tirar o terno, tem um nome? As vezes uso assim. Nesse caso, quando esta frio devo usar o que?

    • Ricardo says:

      Não conheço nenhum nome para este tipo de combinação, além de “traje social sem terno” ; P

      Nos dias de frio intenso um pea coat ou um duffle coat de lã caem bem, quando não está tão frio, mas há a necessidade de um agasalho, você pode optar por um cardigã, uma malha discreta ou uma jaqueta em tom escuro e sem muitos detalhes

      Abs.

  19. Marcela says:

    Ricardo, combina usar para um casamento uma blusa listrada com o paletó preto e a gravata lisa vinho?
    minha pergunta é porque meu namorado prefere usar blusa listrada e eu acho meio estranho, pq vejo mais gente com camisas lisas.
    =)

    • Ricardo says:

      Peraí, ele vai usar blusa ou camisa?

      Se for camisa, pode ser listrada, desde que as listras sejam bem dicretas (finas) e, de preferência, em tom neutro ou na mesma cor da gravata.

      Abs.

  20. Renato Sena says:

    Olá Ricardo,
    tenho o convite de um casamento que acontecerá as 20hr, qual traje devo usar?

    Obrigado.

  21. Vanderley Rodrigues says:

    Olá boa tarde a todos.

    Primeiro eu não gosto de roupas Social
    e pior eu não sei me arrumar para casamentos
    não sei combinar as roupas e nem muito menos o calçado.

    Eu posso ir de roupa Esporte e Tênis ?
    Se não posso peço que me ajudem por favor.

    Desde já agradeço.

    • Ricardo says:

      Vanderley,
      99,9 % dos casamentos exigem traje social (passeio completo), raramente os noivos deixam de lado o dress code formal, permitindo roupa esporte e tênis.

      Quer ajuda? Essa é fácil, leia os posts sobre estilo e moda masculina deste site.

      E acredite, mais cedo ou mais tarde você vai ter que se acostumar com alfaiataria, poucos escapam. : )

      Abs

  22. Sergio says:

    Vou em um evento notuno badalado, não há especificação do traje.
    Estou pensando em ir com um blazer cinza claro, camisa com mangas compridas preta de malha, calça jeans preta, sapato social preto ou sapatenis.
    O que sugere!

    • Ricardo says:

      Sergio,
      se o evento tem uma certa informalidade, pode ir com traje esporte, mas talvez um blazer cinza médio ou grafite seja mais adequado. Se você é alto, este efeito “blocado” calça + camisa preta pode ser prejudicial, trocar o jeans preto por um tradicional escuro pode ser uma opção melhor. E para finalizar: entre sapato e sapatênis, sempre escolha o primeiro.

      Abs.

  23. William Segundo says:

    Ricardo, vou a uma inauguração de uma clínica médica de estética , não veio no convite que traje devo usar, qual dica? Realmente gostaria de ir muito bem vestido! Sou um cliente da clínica. Será um coquetel à noite. Obrigado, William.

  24. joao says:

    vou ao aniversario da minha mae dos seus 50 anos, qual melhor traje nessa ocasiao?

    • Ricardo says:

      João,
      não há um traje estipulado para este tipo de evento, você deve observar apenas o local, se for realizado em um restaurante sofisticado é melhor ir de camisa com uma calça jeans discreta e um sapato casual, quem sabe até um terno, se for em um lugar casual você pode optar por um visual mais relax.
      Abs.

  25. Matheus says:

    Ricardo,
    Tenho uma apresentação de um trabalho escolar, seria o mais indicado o terno preto e com uma camisa branca por dentro e uma gravata preta, ou posso ser destinto usar um terno com uma camisa por dentro de cor diferente?

    • Ricardo says:

      Matheus,
      pode ser algo sóbrio, mas não precisa ficar no preto, marinho e grafite também são boas opções de terno. Quanto as camisas, o branco é mais seguro, mas outros tons claros também ficam muito bem.
      Abs.

  26. Patrick says:

    Ricardo,
    tenho um baile de formatura (faculdade) para ir, no convite está “passeio completo”. Porém não tenho paletó e nem blazer.. Posso utilizar calça social, camisa lisa e gravata? Ou corro o risco de não entrar?

  27. Lídio says:

    Ricardo, tenho um casamento para ir dia 05/10 e não sei qual roupa seria mais apropriado, parece que o sacamento vai ser chique. Você poderia me auxiliar?

    • Ricardo says:

      Lídio,
      na dúvida vá com o traje a prova de erros: terno escuro (grafite, marinho ou preto), camisa clara e gravata discreta. Se for de dia escolha um terno em tom mais claro.
      Abs.

  28. Slovac says:

    Prezado,
    Estarei participando de um almoço de casamento do meu filho. Qual é o traje indicado?

    Abs,

    • Ricardo says:

      Slovac,
      isso vai depender um pouco do ambiente, se for um restaurante muito refinado é aconselhável um terno claro com camisa e gravata, se for um lugar um pouco mais informal dá para trocar o terno por um blazer com camisa e um jeans sóbrio ou uma calça em sarja, a gravata se torna opcional. Se fosse ocorrer algum tipo de cerimônia antes eu te aconselharia a usar terno e gravata de qualquer maneira.
      Abs.

  29. fabio says:

    boa tarde ricardo, tenho um casamento para ir, e escolhi o conjunto igual ao da foto ” traje social passeio completo” porém a camisa preta lisa. No caso, blazer calça camisa gravata meia sapato, todos pretos e liso!
    o que tu acha?

    • Ricardo says:

      Fabio,
      acho a camisa preta uma má ideia. O ideal para casamentos são as camisas claras, este visual total black não pega muito bem para um evento tão alegre, mesmo tendo um monte de gente que insiste no visual segurança de balada. Dá para montar um look bacana desse jeito? Dá sim, mas as peças tem que ser feitas com os melhores tecidos, caimento impecável e sem nenhum detalhe de gosto duvidoso e ainda assim, como já disse, não acho adequado a um casamento. Vá com o tradicional passeio completo, se fizer tudo certinho tenho certeza que vai arrasar.

      Abs.

  30. Sérgio says:

    Boa tarde, vou a um casamento as 10:30 da manhã e no convite pede traje SOCIAL. Seria um terno escuro.????

    • Ricardo says:

      Sérgio,
      está lá no texto do traje Semi-Formal (Traje Social ou Passeio Completo):
      “Esta é uma versão para ser usada durante a noite, se a festa for de dia, o terno pode ser mais claro, falaremos sobre isso mais abaixo…”

      Mais abaixo:

      “Para este tipo de evento, salvo raras exceções, o traje exigido será o semi-formal, mas como o dia pede tons mais suaves e alegres, invista em um terno em tom mais claro, como cinza, bege ou areia, por exemplo.”

      Se você quiser pode ir com um terno marinho ou cinza médio que também é aceitável, mas o ideal neste caso são cores mais claras.

      A maioria das perguntas feitas no comentários tem respostas no texto (com figuras beeeem grandes). Vamos ler mais, pessoal!

      Abs.

  31. ALEPH says:

    Ricardo,
    Vou a um casamento ás 21:00, sou negro (tipo Thiaguinho) e gostaria de sugestão de COR para o traje Social que adeque-se melhor a minha raça. Qual a cor para o terno escuro? Tradicional? Com risca de giz? Qual a combinação da cor da camisa clara para este terno? Sugestão de cor gravata e o que colocar no bolso superior? Detalhe; uso óculos com pouco graus e tenho o formato do rosto fino. O que seria melhor para mim:
    Abs,

  32. Michael Rigon says:

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Vou a um casamento cujo o dress code é esporte fino. Posso usar uma calça de sarja preta, camisa branca, sapatos e cinto marrons e blazer bege ou cinza chumbo acetinado?

  33. Danielle says:

    Ricardo meu irmão vai para um casamento e aniversário de 15 anos pode e de Bleise

    • Ricardo says:

      Danielle,
      se não foi exigido nenhum tipo de traje, acredito que ele pode ir como bem entender, mas, por via das dúvidas, um blazer com camisa e gravata é sempre uma opção elegante.
      Abs.

  34. andré says:

    Boa tarde Ricardo,

    é errado se eu trocar a calça do traje social por uma sarja?

    Obrigado e pararabés pela página.

  35. paula ferreira says:

    Olá,
    Eu e meu esposo iremos recelebrar o nosso casamento em bodas de 5 anos. Será algo simples em uma igreja, mas terá cerimonia religiosa, entrada de noivos… É uma celebração arrumada porém informal, n sei como dizer. Será às 19hs. Queria saber, se meu esposo poderia usar um terno cinza claro, camisa branca, gravata cinza e sapatos marrom. Pq eu pensei que como é algo informal e simples, ele poderia usar o cinza… o que vc acha?

  36. paula ferreira says:

    Corrigindo, não é um cinza claro mesmo! É um cinza médio!!

  37. paula ferreira says:

    Obrigada!

  38. Rui says:

    Vou a um casamento no Rio de Janeiro, a noite, em uma casa de show. Sou idoso, tenho barriga, e sou pai do noivo. Não especificaram o traje, e não gosto de paletó e gravata devido ao calor. O que devo vestir?

    • Ricardo says:

      Rui,
      sinto muito, mas nesse caso acho difícil fugir do terno com camisa e gravata, apesar de não estar especificado, é o mais indicado para uma ocasião como essa, principalmente você que é pai do noivo. Para não passar tanto calor, tente escolher um costume de lã fria, uma camisa clara e uma gravata a sua escolha.
      Abs.

  39. Cezar Alcantara says:

    Olá, Ricardo
    Vou celebrar meus 25 anos de casado em 17/12/2013,vamos receber os amigos em um salão apartir das 19:30. Vai haver a renovação dos votos e troca de alianças com um pastor evangélico.
    pensei em uma calça jeans, Blazer, camisa social, gravata ainda não sei qual a cor do sapato e cinto,gostaria de usar uma roupa mais descontraida o que você me indica.

  40. tatty says:

    Olá Ricardo
    Tenho um casamento p ir a noite ,tenho duvidas como vestir meu filho tem 9 anos …Comprei uma calça jeans escura ,cinto preto, sapato com cadarço preto ,blusa azul com listras cinza e aluguei o blazer preto .. O q vc acha tá bom assim????

    • Ricardo says:

      Tatty,
      está ótimo, as crianças não são cobradas quando o assunto é o traje formal, a exigência começa a valer a partir da adolescência, mas nada impede que você o vista assim, tenho certeza que será um dos garotos mais elegantes da festa!

      Abs.

  41. neide says:

    Olá Ricardo!
    Meu filho tem 12 anos e será padrinho de formatura. A formatura é ensino médio. A minha dúvida é alugo um traje completo formal terno ou faço um traje esporte fino. Me ajuda preciso de uma orientação.

  42. Gutemberg Lemos says:

    Olá Ricardo descobri seu site pelo google e gostei das publicações. Fui convidado para um aniversário de 15 anos, numa casa de praia e no convite diz traje Hawaii Fino. Estou na dúvida em que usar se você puder falar um pouco sobre e colocar uns exemplos seria de grande valia. Desde já agradeço a atenção.

    • Ricardo says:

      Gutemberg,
      Hawaii fino é mais um desses neologismos que o pessoal inventa na hora de fazer o convite. Aconselho a entrar em contato com o responsável pela festa e perguntar o que ele quis dizer com isso, pois não faz parte de nenhum dress code conhecido.
      Abs

  43. Matheus says:

    Vou fazer formatura de 8 série, gostaria de saber o que devo usar. Gostaria de saber se há alguma roupa que posso usar com sapatênis. Me indique looks por favor.

  44. Anderson says:

    Ricardo ,

    Trabalho em um grande banco , terá uma comemoração de final de ano e o traje é esporte fino , comprei uma calça clara sarja (parecido com brim) uma camisa rosa listrada ,sapato preto e cinto preto. Fica ruim ir com a cor da calça clara? É noturno o evento. Obrigado!

  45. Marcio says:

    Olá, terei uma formatura para ir, e no convite diz: Esporte Fino,
    Mas os formandos vão usar um Padrão de Smoking (com colete) para os homens… mas a gravata não tem cor definida, gostaria de saber se uma gravata Vermelha lisa(com um lenço social da mesma no bolso) seria uma opção segura ?

    • Ricardo says:

      Marcio,
      se você vai como convidado acredito que não há problema em usar uma gravata vermelha, mas é bom lembrar que não é necessário que o lenço seja no mesmo tecido, na verdade muita gente prefere que ele apenas combine, mas tenha algum padrão ou estampa.
      Abs.

  46. Claudio Júnior says:

    Blazer preto com uma blusa branca gola V fica feio para uma formatura de 3° ano do ensino médio ?

  47. Leandro Braga says:

    Olá, Ricardo. Vou à minha formatura de conclusão do ensino médio. E serei o orador da turma. O tema da festa é Black and White. O que você me indica. Queria realmente ir bem elegante para surpreender a todos.

  48. Leandro Braga says:

    Sim, Ricardo. É roupa formal. Pensei em smoking. Que tal?

    • Ricardo says:

      Leandro,
      acho o smoking, apesar de elegante, um pouco “over” para um evento deste tipo. Que tal um terno slim fit, com colete e uma gravata skinny.

      Deixe a elegância por conta dos acessórios, como o lenço branco dobrado no bolso, uma flor na lapela, um relógio bacana ou mesmo a gravata preta com poás brancos discretos.

      Essa é a minha sugestão.

      Abs.

  49. Renato says:

    Ola Ricardo,

    Estou com uma grande duvida, pois estou me formando e no meu baile de formatura eu gostaria de estar muito elegante no dia então estive pensando em ir de Smoking.
    Neste caso combina ou estaria exagerando usar esse traje para o baile?

    • Ricardo says:

      Renato,
      normalmente os formandos combinam um traje para a formatura, caso não tenham feito isso e a roupa tenha ficado em aberto, opte por um traje formal terno, camisa branca e gravata, dessa maneira se as pessoas estiverem trajadas de maneira mais simples você não vai destoar muito do resto.

      Abs.

  50. Romulo Diniz says:

    Olá Ricardo.
    Sei que o post é meio antigo mas eu tô com uma grande dúvida.
    Vou fazer a festa de 3 anos do meu filho e não sei se uso o traje esporte ou faço um upgrade para o traje passeio sem gravata.
    A festa será num domingo das 12:00 às 16:00.
    Abç.

  51. Filipe says:

    Ricardo, bacana seu site! Ganhou um leitor..

    Tirando uma dúvida, baile de formatura (faculdade), à noite, dresscode esporte fino, aceita blaser bege (cor de areia)? Alguma sugestão para cores de camisa/calça/sapato que combinem? Gravata, sim ou não? Nunca usei esse blaser claro e gostaria que ficasse bem combinado!

    Abraços!

    • Ricardo says:

      Olá Filipe, seja bem-vindo!
      o ideal para noite é sempre uma cor mais escura. Uma aposta certa são os tradicionais preto, cinza chumbo (ou grafite) e marinho. A gravata sempre dá mais classe e deixa o visual mais alinhado, sempre voto pelo uso dela.

      Abs.

  52. Diego says:

    Boa Tarde,
    Eu gostaria de saber como seria um modelo de traje comercial, pois irei visitar uma feira em São Paulo e não sei bem se eu poderia utilizar um modelo simples como calça jeans, camisa polo e um sapatenis.

  53. Bruno says:

    Boa tarde Ricardo, mas no caso do sport fino eu posso usar um jeans escuro?

  54. Bruno says:

    Entendi Ricardo, obrigado. Queria saber o seguinte vou comprar meu primeiro terno. Queria saber se você pode me indicar boas lojas com preços bons, que eu possa comprar? Obrigado

    • Ricardo says:

      Bruno,
      para comprar algo de qualidade você vai ter que gastar, um terno de lã fria (italiana) não sai por menos de 700 reais na Zara, mas em outras como a VR ou a Crawford custam 1.200 em média. Se você optar por poliviscose pode pagar uns 300 reais em uma promoção da TNG, mas tem que estar consciente de que não se trata de um produto top. Outra alternativa é consultar bazares e outlets, a Aramis e a Buckman tem lojas Off Price no Outlet Premium São Paulo.

      Abs.

  55. Bruno says:

    Entendi, eu prefiro gastar mais, ,às conter qualidade. Você acha que vale a pena pagar o preço de um GA?

  56. Aline says:

    posso vestir o meu filho de 5 anos com calça jeans ,sapato social e blusão para ir em um casamento a noite ?

  57. Graysso says:

    Eu gostaria de uma dica para o aniversario de um ano do meu filho. A festa sera às 20horas. Meu filho estara fantasiado de palhacinho. Nao estipulei traje para os convidados, mas gostaria de estar com um traje legal.
    Obrigado.

  58. Cristiano says:

    Primeiro parabens pelo blog.

    Vou a um evento religioso durante o dia inteiro.
    O normal e passeio completo, mas gostaria de ir com um terno preto e gravata borboleta que acha?

  59. Rafael says:

    Boa tarde, td bem?

    Preciso de uma dica, eu vou pra formatura do meu irmão da POLICIA FEDERAL, e seria uma festa de gala, Mais ñ sei o q vestir, eu comprei um colete Branco e uma camisa de seda manga longa (vinho), e uma caça jeans com um sapato Branco ou um sapato vermelho escuro. O q vc acha? ñ entendo muito de moda, e não queria pagar mico! rsrsr
    agradeço se puder me ajudar!

    • Ricardo says:

      Rafael,
      se o traje é mesmo de gala, o correto é ir de smoking completo, caso não seja, esqueça essa salada toda, invista em um terno escuro (preto, marinho ou grafite) com camisa branca e uma gravata a sua escolha, mas sem desenhos muito espalhafatosos, nos pés use um oxford preto, em cerimônias assim o clássico e discreto sempre é o mais correto.

      Abs.

  60. Rafael says:

    Obrigado Ricardo, eu ja providenciei o smoking, realmente a festa é de gala.

    Obrigado pela ajuda!

  61. Gustavo says:

    E quando o convite pede um traje “social fino”? Existe essa categoria?

  62. Francisco says:

    Bom dia!

    Vou ser padrinho de casamento sábado e minha parceira vai com um vestido amarelo com dourado, vou colocar o terno preto, gostaria de saber sobre a camisa e gravata…

    Mui grato

    • Ricardo says:

      Francisco,
      o terno preto é neutro, pode ser combinado com qualquer cor de camisa e gravata, escolha a que mais te agrada, mas dê preferência para as camisas de cor bem clara.
      Abs.

  63. Jerlane says:

    Olá Ricardo, vou me formar mês que vem e o convite pede traje esporte fino, meu pai pode ir sem blazer? Usando apenas camisa com uma calça preta e sapatos pretos?

    Desde já, obrigada.

  64. junior says:

    Oiii

    vou a um casamento a noite fica feio ir com uma calça sarja preta com uma camisa clara e sapato social

    • Ricardo says:

      Olá Junior,
      já devo ter respondido isso anteriormente, mas o como o pessoal não cansa de perguntar Vamos lá: o traje adequado para casamentos é o costume com camisa gravata e sapato social, de resto, vai depender do dress code exigido pelos noivos, tem gente liberando tudo e pedindo para os convidados usarem a criatividade.

      Se você acha que este traje será aceito no evento, tudo bem, eu só acrescentaria um blazer escuro, a peça dá um acabamento mais sofisticado a qualquer look.

      Abs.

  65. Fabeni says:

    Ricardo, bom dia! Primeiro, parabéns pelo site e dicas, excelente. Quanto ao traje, todo ano nossa empresa tem a mesma dúvida quando da feitura dos convites – qual traje exigir. O CEO quer que o convite traga um traje, em especial para os homens, que seja camisa social, calça (que não seja jeans), sapato (obrigatório, sem tênis ou sapatênis), sem gravata e com liberdade para uso ou não do blazer. Existe alguma categoria ou nome para este traje em específico?

    • Ricardo says:

      Fabeni,
      este traje não tem nenhum tipo de identificação. Ultimamente o pessoal anda criando denominações como fashion chic e casual chic, mas não existe uma maneira que eu conheça de saber o que elas realmente significam e parece que cada anfitrião interpreta estes nomes de uma maneira, ou seja: criaram uma maneira de inventar trajes e fazer parecer dress code.
      Abs

  66. Fabeni says:

    Excelente Ricardo e procede o que você comentou. Está virando uma salada confusa e as pessoas já perderam a referência dos conceitos-chave sobre esse assunto realmente. Mas neste meu caso que comentei, em sua opinião, qual descrição de traje fica mais adequada eu estampar no convite? Abraço e parabéns pelas atualizações e ajuda.

  67. Priscilla says:

    Olá Ricardo, boa tarde!

    Amei o seu post ;-)

    Me caso no civil em Outubro, mas já moro junto há 4 anos! Iremos realizar um almoço em um espaço fechado no restaurante.

    Queria que todos se sentissem bem, mas ao mesmo tempo quero também que “todos saem bem nas fotos”.

    A dúvida cruel: no convite peço para irem de esporte ou esporte fino?

    Muito obrigada por sua ajuda.

    • Ricardo says:

      Priscilla,
      como é um almoço em um espaço bem informal você pode optar pelo “esporte”, mas especifique no convite a composição do traje, caso contrário podem aparecer algumas pessoas com o uniforme do Corinthians. ; P
      Abs.

  68. Joe Junior says:

    Olá Ricardo!

    Vou em um casamento em Outubro como acompanhante da madrinha do noivo. Será um casamento tradicional, trajes de gala, noite, etc. Qual seria o modelo mais adequado para eu usar sem gastar muito? Não quero fazer feio mas também nada exagerado ou mais arrumado que o noivo. Aguardo sugestão. Obrigado! :)

  69. Matheus says:

    Olá Ricardo,

    Minha namorada será madrinha em um casamento, porém eu irei apenas acompanhá-la.
    No site, a dica de traje é passeio formal, especificando terno completo.
    Irei com um terno escuro camisa clara e gravata não extravagante, porém ficará muito fora utilizar um colete ??

    Obrigado.

  70. kellen pacheco says:

    Ola, gostaria de tirar uma duvida, meu marido e eu vamos á um casamento , em um ressort em buzios, que especifica passeio completo, é na beira da praia com cerimonia q ira iniciar as 17 h. Contudo por ser neste horario é viavel usar uma calça com um jeans bonito, blazer camisa gravata e um belo sapato despojados , com blazer azul marinho por exemplo e camisa e gravatas em tons claros. Realmente estou em duvida ja que é na beira da praia, penso q terno gravata com calça de terno , vai pesar muito. Obrigado pela dica desde ja.

    • Ricardo says:

      Kellen,
      até acho que o traje poderia ser mais leve, mas se o convite especifica passeio completo não acho adequado ignorar a vontade dos noivos, se eles preferissem algo mais casual teriam solicitado o traje esporte.
      Abs.

  71. Leandro Mattos says:

    Oi Ricardo tenho uma formatura bem formal que na qual eu também vou me formar . Na ocasião vai haver coquetel e buffet e vai ser a noite e num lugar bem fino e eu estava pensando eu por um smoking preto com camisa branca e gravata borboleta preta mas não sei se seria muito extravagante e se devo por uma coisa mais simples oque acha ?

    • Ricardo says:

      Leandro,
      se você é formando não seria melhor combinar um traje com o pessoal da sua turma? Dessa maneira preocupações como essa que você expôs não aconteceriam. Será um pouco constrangedor se cada um comparecer ao evento com um traje diferente.
      Abs.

  72. Noemia says:

    Ricardo,

    A formatura de segundo grau do meu filho terá o tema “Oscar”, que roupa seria o adequado para ele e para os demais convidados?

  73. leticia says:

    Ola, sou Letícia
    Neste mês de dezembro sera acontecerá minha formatura do ensino médio. E no convite não exige nenhum traje. Meu namorado não gosta de roupa social ,o baile começara as 23:00 .
    O que eu faco ?? Que roupa ele pode ir ??

    • Ricardo says:

      Letícia,
      mesmo não sendo exigido nenhum traje é preciso estar elegante em uma cerimônia deste tipo. Um jeans com blazer e camisa clara, arrematado por um sapato casual seria uma boa escolha, não precisaria do terno completo nem de gravata.
      Abs.

Deixe um comentário