Tipos de Padrões de Tecido de Ternos e Blazers Masculinos

23/07/2013 21 Comentários por

terno_padrão_olho_de_perdiz

Além dos ternos e blazers lisos, é possível encontrar diversos padrões de tecidos que podem dar um ar austero ao seu traje ou deixá-lo mais descontraído, alguns deles, como o padrão risca de giz, é muito comum de ser encontrado, tanto nas ruas, como nas lojas, outros são mais raros, mas nem por isso menos interessantes, saiba quais são:

1 – Príncipe de Gales

tecido_padrao_principe_de_gales

Na minha opinião é o xadrez mais elegante que existe. O terno ou blazer feito com ele tem aquele aspecto classico, mas ao mesmo tempo denota elegância e bom gosto. Também conhecido como glen check, ele é formado por diversas linhas muito finas horizontais que se cruzam com a mesma quantidade de riscas verticais formando um padrão xadrez melhor percebido de uma certa distância. Inicialmente este padrão era encontrado em cores neutras como o cinza, preto e bege, mas hoje é possível encontrar trajes com belas combinações em tons de azul marinho, por exemplo.

…….

2 – Window Pane

tecido_padrao_window_pane

A tradução para este termo é “vidraça”, e realmente é o que vemos quando prestamos atenção ao cruzamento das linhas do window pane, formando grandes quadrados e, por vezes, sendo possível até notar riscas paralelas mais próximas desenhando a moldura da janela. Bom para ternos ou somente blazers.

…….

3 – Houndstooth Ou Pied de Coq

tecido_padrao_houndstooth_pied_de_coq

O nome em inglês significa “dente de cachorro”, mas também é conhecido em diversas localidades como pied de coq (o padrão grande) ou pied de poule (pequeno), ou seja, pé de galo e pé de galinha em francês. Pode ser encontrado com mais facilidade em blazers e gravatas (com o pied de poule), emprestando um aspecto retrô a peça que, combinada de maneira correta, pode render bons looks, mas é evitado em ternos por criar um visual muito rebuscado.

…….

4 – Sal e pimenta ou Barley Corn

tecido_padrao_sal_e_pimenta_barley_corn

Semelhante ao padrão do tweed, mas em tecido mais fino, é formado por pequenos pontos brancos e pretos que, a uma certa distância, parecem um cinza sólido. Como é muito pequeno e quase imperceptível, não dificulta o uso com outros padrões na gravata ou camisa, gerando combinações mais discretas. Bom para ternos e blazers.

…….

5 – Olho de perdiz ou Bird’s Eye

tecido_padrao_olho_de_perdiz_sharkskin

Semelhante ao sal e pimenta, mas com pontos maiores, que lembram justamente o olho de uma perdiz. Nos Estados Unidos também é conhecida como bird’s eye. É mais um padrão que parece uma cor sólida visto de uma certa distância, funcionando bem com ternos e blazers.

…….

6 – Espinha de peixe

 tecido_padrao_herring_bone_espinha_de_peixe

As riscas em zigue zague fazem lembrar a espinha de um peixe, daí o nome deste padrão popular tanto em blazers quanto em ternos. Ela pode aparecer assim, em linhas de cores claras e escuras ou discretamente na maneira em que a trama do tecido é feita, compondo um efeito visual interessante.

…….

7 – Risca de Giz ou Pinstripe

tecido_padrao_pinstripe_risca_de_giz

Muito popular, já foi o padrão preferido dos gangsters, principalmente Al Capone. Consiste em traços verticais extremamente finos (geralmente com cor clara) separados por um grande espaço. Agrada não só por sua elegância, mas também por contribuir com que está com alguns quilos a mais e já foi exclusividade apenas dos ternos, mas hoje faz sucesso em blazers também.

…….

8 – Chalk Stripe

tecido_padrao_chalk_stripe

Curiosamente, a tradução literal para chalk stripe é “risca de giz”, como o “pinstripe” acabou ficando conhecido em nossas terras por esta alcunha, temos que usar o nome em inglês para identificar este padrão, mas aqui encontramos um efeito visual muito mais parecido com um traço de giz feito em uma lousa. Assim como seu “primo”, ele fica bem em ternos e blazers.

…….

9 – Xadrez Madras e Xadrez Tartan

tecido_padrao_xadrez_madras
O terno xadrez pode ser espalhafatoso, mas muitos adoram os blazers feitos com o madras, principalmente os adeptos do look preppy. Existem também versões que tentam chamar menos atenção, abusando do ton sur ton para fazer com que o padrão não seja tão vistoso. Já o tartan, de origem escocesa, tem justamente essa pegada britânica e também pode dar um aspecto estiloso a um blazer casual.

…….

Veja abaixo alguns exemplos destes padrões aplicados a ternos e blazers:

terno_padrão_window_pane

Window pane

terno_padrão_risca_de_giz

Risca de giz

terno_padrão_principe_de_gales

Príncipe de gales

terno_padrão_sal_e_pimenta

Sal e pimenta

terno_padrão_houndstooth

Houndstooth

terno_padrão_espinha_d_peixe

Espinha de peixe

terno_padrão_madras

Xadrez madras

terno_padrão_chalk_stripe

Chalk stripe

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

21 Responses to “Tipos de Padrões de Tecido de Ternos e Blazers Masculinos”

  1. Guilherme says:

    Fantástico! Nunca mais vou entrar na loja com a mesma visão que antes! Parabéns pela aula!

  2. @Wiigool says:

    Show.. Parabéns Ricardo, vc sempre bem minucioso!

  3. Pablo says:

    Muito útil o post. As vezes sequer os vendedores conhecem as padronagens dos produtos que vendem. Parabéns.

  4. silvio says:

    gostaria de saber o que posso combinar com sapato azul marinho com solado branco

  5. HELCIO JOSE FIGUEIRA says:

    Gostaria de saber qual e ideal para usar no verão em ocasiões mais especiais. Tem difetrença alguma se for dia ou a noite.

    • Ricardo says:

      Helcio,
      se a ocasião é formal, mas está um calorão danado, tente optar por um terno em lã fria, que é mais fresco. As cores não mudam, a ocasião pede preto, azul marinho ou cinza escuro.
      Abs.

  6. Rafael says:

    Bom dia Ricardo

    fico em dúvida ainda na combinação de acessórios com o traje completo. gosto de utilizar o traje todo (paletó, calça e colete) e gostaria de utilizar junto com eles suspensórios e chapéu. que tipos são mais indicados (principalmente chapéus)?

    • Ricardo says:

      Rafael, vejo algumas fotos por aí do pessoal usando suspensórios por cima do colete e acho que fica muito exagerado, é informação demais em um único look. Se você usa o terno completo, adicione apenas um chapéu fedora, pois para os padrões brasileiros você estará bem fora do que é visto comumente nas ruas.
      Abs.

  7. Leo Oliveira says:

    Ola… uso terno diariamente, com estamos no período de frio, estou considerando usar colete social junto com o terno, bom sei que o colete está super tendência, mas gostaria de saber se sempre tenho que combinar a cor e tecido do colete igual ao do terno ?

    • Ricardo says:

      Leo,
      se você vai usar um terno completo é melhor que seja tudo da mesma cor, se for fazer algo casual, com jeans, camisa e blazer, por exemplo, pode ser de cor diferente.
      Abs.

  8. Fernando says:

    Ola,

    Tenho um blazer no estilo olho de perdiz. Gostaria de saber quais as ocasiões mais apropriadas para usá-lo e quais cores de camisa posso combinar.
    Abraço!

    • Ricardo says:

      O blazer, por si só, já é uma peça casual, mas seu uso também depende da combinação que você fizer. Com um jeans fica bacana para pegar um cinema ou encontrar com os amigos em um bar, com uma calça em alfaiataria, camisa e gravata serve para um jantar, vernissage ou coquetel mais descontraído, mas que exija que você esteja alinhado.

      Como você não disse a cor de seu blazer, suponho que seja cinza ou chumbo, neste caso, ele combina com qualquer coisa.

      Abs.

  9. Jeferson Alves says:

    Olá, mandei fazer um colete para usar com o terno, segundo o alfaiate, o colete fica mais elegante se feito(frente e costas) no mesmo tecido, como eu sempre vejo colete com as costas com tecido de cetim, fiquei na dúvida se o alfaiate está certo

    desde já, agradeço a atenção

    • Ricardo says:

      Jeferson,
      de certa forma isso não faz muita diferença, já que na teoria ninguém vai ver as costas do colete, pois a maneira correta de usá-lo (em um traje formal) é sempre acompanhado do paletó.

      Abs.

  10. Celso says:

    Ricardo,

    Moro em Brasília. Minha filha se casará em outubro próximo, numa cerimônia ao ar livre, num gramado à beira de um lago, às 17h, ou seja, ainda de dia. A recepção será no mesmo local, logo após a cerimônia religiosa. Tenho 52 anos, sou moreno claro, tenho 1,74 e peso 76 Kg. Em termos de moda, me considero mais tradicionalista e conservador. Sempre comprei ternos prontos, mas desta vez pretendo encomendar a um alfaiate. Pergunto-lhe então: Qual tecido cor e corte mais indicados para o terno, camisa e gravata? Outra questão: devo usar colete?
    Abs.
    Celso

    • Ricardo says:

      Celso,
      como a cerimônia ocorrerá no final da tarde a opção de terno é a mesma de um casamento a noite, ou seja, nas cores grafite ou marinho e, no seu caso, pode ser com corte inglês que é bem tradicional. O colete fica muito bem, mas tome cuidado para não ficar com um visual mais elaborado do que o do noivo.

      Abraços e boa festa!

  11. claudio cozzani says:

    COMO CHAMA O PADRÃO DOS TERNOS DO PERSONAGEM HANNIBAL LECTER DO SERIADO “HANNIBAL”?

    • Ricardo says:

      É um príncipe de Gales. Segundo informações que encontrei em um fórum sobre a série, trata-se de um terno feito pela Garrison Bespoke, uma pequena marca canadense de roupa formal.
      Abs.

Deixe um comentário