Tipos de Botas Masculinas: Chelsea Boots

13

botas_masculinas_chelsea_boots_ft01

Bota de cano médio com estilo mais urbano, pode aparecer em duas versões: casual (com couro desgastado ou camurça ou social com material mais nobre e lustroso. Os Beatles foram, em grande parte, responsáveis pelo seu sucesso nos anos 60 quando usaram o calçado em conjunto com seus ternos de silhueta mais enxuta, mas sua origem é bem anterior, data da era vitoriana, mais precisamente 1887, quando foram criadas com sola de borracha por Charles Goodyear para a Rainha Vitória. Nesta época, graças a sua praticidade, eram usadas para equitação, levando o nome de paddock boots ou jodhpur boots, tempos depois também foram chamadas de dealer boots.

botas_masculinas_chelsea_boots_ft03
Chelsea Boot com pegada casual

Seu visual é clean, combina com diversos estilos de roupa e tem como característica marcante o elástico largo na lateral que dá mais liberdade de movimentos a seu usuário, além da facilidade na hora de calçar, claro. Jeans slim ficam bem com os modelos casuais (muito semelhantes às australian boots) e calças em alfaiataria pedem as versões mais sofisticadas do calçado, mas mesmo assim o look se torna levemente despojado com elas.

botas_masculinas_chelsea_boots_ft02
Modelo ideal para compor um visual mais formal com camisa e gravata, por exemplo.
botas_masculinas_chelsea_boots_ft04
Mesmo as Chelsea Boots podem ter sua versão brogue.
botas_masculinas_chelsea_boots_ft05
Exemplar casual com couro rústico e o detalhe do elástico colorido.
botas_masculinas_chelsea_boots_ft06
Os modelos mais modernos podem ter biqueiras em couro, cap toe ou até estampas.

Veja dois exemplos de looks usando chelsea boots para ocasiões diferentes:

Dois Looks com Chelsea Boots

13 COMENTÁRIOS

    • Lucas,
      se você tem problemas de peso ou altura, o correto é usá-las com a barra das calças por fora. Os baixinhos se beneficiam das tratoradas, workboots e coturnos que, devido a seu solado grosso, fazem ganhar mais alguns centímetros.

      As botas pesadas são boas para fazer um estilo mais rocker, mas nada impede de inseri-las no look que não seja roqueiro. As dress boots, com cara de sapato social são ótimas para serem usadas com roupas mais alinhadas, como calças de alfaiataria e chinos.

      Abs.

    • João,
      as botas chelsea não tem cadarço, por isso o elástico na lateral, para que sejam fáceis de calçar. Para o traje social as botas que podem acompanhar são as consideradas dress boots, ou seja, botas com cara de sapato social, nesse caso entram as chelsea e aquelas que lembram oxfords e derbys com ou sem brogues e cujo visual é mais clássico.
      Abs.

  1. Boa tarde, na verdade eu tenho uma botina de couro preta, mas não comprei como chelsea boot, sempre tive desse modelo. Ela é idêntica a da terceira imagem, mas com o bordado característico country, mas bem discreto. Eu queria usar ela com minha jaqueta de couro perfacto daquelas bem clássicas, mas fica feio por ter um item country no bico? abrass

Deixe uma resposta