Testamos: Smartphone Lenovo Vibe K5

10/05/2016 1 comentário por

Lenovo Vibe K5 - CoresLogo de cara eu preciso elogiar 3 coisas nesse smartphone Lenovo Vibe K5: a primeira é o design que dá uma aparência que aproxima o aparelho de produtos da Apple e da Samsung (vou falar mais sobre isso abaixo), a segunda é a tela com uma ótima densidade de pixels, rivalizando com celulares de preço superior, e a terceira é seu tamanho, nem exagerado, nem pequeno demais, proporcionando uma boa pegada e cabendo bem no bolso, se fosse ainda mais fino seria perfeito.

Lenovo Vibe K5 – Design e acabamento

Lenovo Vibe K5 - Prata - traseira, frente, tela

Saindo fora do visual mais convencional do Vibe A7010 (que foi resenhado aqui) o Vibe K5 parece, ironicamente, fruto de um amalgama entre um celular da Apple e um aparelho da Samsung, entre outras referências. A traseira de metal (alumínio) tem, além de seu visual requintado e moderno, a vantagem de não encher de marca de dedos, pelo menos na versão que eu testei em prata (também é possível encontrá-lo em preto e dourado) e a parte frontal do aparelho lembra o design de alguns smartphones da Samsung, com os botões capacitivos e a moldura de metal. Essa mistura poderia gerar um produto sem identidade – e realmente havia esse risco – mas acabou dando ao Lenovo Vibe K5 uma cara simpática que deve agradar a todos os públicos.

O ponto negativo vai para a entrada do carregador no topo em vez de ficar na parte de baixo, como de costume. Ficou um pouco estranho…

…….

Lenovo Vibe K5 – Tela

Lenovo Vibe K5 - Dourado

Com “só” 5 polegadas, a tela de LCD TFT tem resolução Full HD (1080 X 1920 pixels) e densidade de pixels de 441 dpi rivalizando com alguns concorrentes bem mais caros e sofisticados, tornando este smartphone indicado para quem curte ver vídeos e fotos em redes sociais ou mesmo games, desde que o processador dê conta deles.

O contraste no modo automático não me agradou muito, mas depois de alguns ajustes manuais acabei encontrando uma regulagem bacana, já o brilho não necessitou do mesmo trabalho, sua configuração original é bastante satisfatória e permite boa leitura, mesmo em ambientes muito iluminados.

…….

Lenovo Vibe K5 – Câmera

Câmera traseira

lenovo-vibe-k5-teste-camera-04

Eis um ponto que não me agradou muito: a câmera traseira de 13 MP. As fotos em ambiente escuro ficaram com bastante ruído e aquelas obtidas em locais com bastante iluminação saíram um pouco lavadas. Também achei que a câmera sofre muito com o contraluz, fazendo necessário o uso do HDR em alguns casos. Não chega a ser ruim, mas se fosse ligeiramente melhor iria levar o Vibe k5 para outro patamar. Por outro lado gostei bastante do balanço de brancos, bem fieis a realidade!

Veja alguns exemplos de fotos tiradas com o Lenovo Vibe K5:

Câmera frontal

Se a câmera traseira não impressionou, o mesmo não pode ser dito do dispositivo frontal, o que talvez seja um indicativo do público alvo deste gadget, os fanáticos por selfies. Cor, definição e brilho das fotos estão acima do esperado em um celular com valor na faixa dos mil reais e isso pode ser um fator decisivo na hora da compra, juntamente com a qualidade do display.

…….

Lenovo Vibe K5 – Hardware/Desempenho

Lenovo Vibe K5 - Preto

O smartphone vem equipado com um bom hardware para sua faixa de preço, entregando uma performance satisfatória para as funções mais importantes de um gadget como esse (vídeo, games, fotos, acesso a internet 4G, etc.), mas que tem uma certa tendência a se aquecer em alguns momentos, que podem ser constantes se você exigir muito do processador Snapdragon 616 octa-core. Memória RAM de 2 GB e memória interna de 16GB, que pode ser expandida até 32 GB com cartão MicroSD, completam o pacote.

Durante os testes, tanto o sistema operacional Android 5.5.1 (Lollipop) quanto os aplicativos rodaram sem travamentos, mas cheguei a sentir umas engasgadinhas de leve, nada que comprometesse a experiência.

…….

Lenovo Vibe K5 – Bateria

Lenovo Vibe K5 - bateria

Falar sobre esse quesito sempre é mais complicado, pois cada um usa o aparelho de uma maneira diferente, mas tem a mesma expectativa: que a carga dure entre a saída para o trabalho, pela manhã, e a chegada a noite quando o gadget pode ter uma tomada só para ele e ficar ali até o dia seguinte.

A bateria de 2.750 mAh do Vibe K5 não está entre as mais parrudas, como é o caso da que vem equipando o Moto X Force (veja a resenha) por exemplo, mas vai segurar a bronca de alguém que usa o smartphone para funções como redes sociais, acesso a internet e até assistir um ou dois trailers dos filmes da semana no Youtube.

…….

Lenovo Vibe K5 – Aúdio

Lenovo Vibe K5 - Dolby Atmos

Assim como o Vibe A7010, o K5 vem equipado com o sistema Dolby Atmos que é um diferencial importante para quem usa sempre o smartphone para ouvir música e podcasts, como eu. O ganho de qualidade sonora que o recurso proporciona é incrível, principalmente se você vencer a preguiça e testar as configurações disponíveis ou criar suas próprias.

…….

Preço do Lenovo Vibe k5

O preço deste aparelho na loja oficial da Lenovo é de R$949,00 para compra a vista, no boleto, e R$999,00 para compra via cartão (1x). Mas já é possível encontrá-lo em promoção em algumas lojas, basta apelar para o bom e velho Google!

…….

Mais informações sobre o Lenovo Vibe K5

  • CPU Octa-core de 1,5 GHz
  • Sensores de proximidade e acelerômetro;
  • Conectividade via microUSB, Wi-Fi 802.11, 3G, 4G, hotspot, Bluetooth 4.1 (A-AGPS)
  • Dimensões: 142 mm X 71 mm X 8,2 mm
  • Peso 150 gramas

…….

Conclusão

Uma boa opção entre os aparelhos entre 800 e 1.000 reais, com boa tela, design elegante que dá a impressão de um produto de uma faixa de preço mais alta, câmera frontal competente e bateria com duração satisfatória. Vai agradar quem quer um aparelho bonito, bom para redes sociais e tirar selfies com qualidade, além do som Dolby Atmos que atende os amantes de música, vídeos e podcasts.

Como ponto negativo fica a câmera traseira, que se fosse melhor, deixaria esse Lenovo Vibe K5 a frente de muitos celulares da categoria. Mesmo assim acredito que ao pegá-lo na mão muita gente pode se encantar com o gadget, justamente pelas qualidades que já citei.

Mais informações: www.lenovovibe.com.br/vibe-K5

Leia também:

Destaques, Tecnologia, Wishlist

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Testamos: Smartphone Lenovo Vibe K5”

  1. Luiz Antonio says:

    Tive a infeliz idéia de comprar um Vibe K5.Olá meus amigos,
    Em menos de 3 dias a bateria já não aguentava mais do que 4 horas.
    No quarto dia de uso do aparelho, após uma carga integral, visualizo a previsão de quantas horas a bateria irá durar e vejo a informação: 12 horas. 15 minutos depois olho novamente a já aparece a previsão de apenas 7 horas.
    Hoje, após uma noite carregando, o aparelho já me informa que a bateria irá durar apenas 4 horas.
    Fiz uma reclamação no site da Lenovo e eles entraram em contato comigo e ao invés de fazerem o que uma empresa séria deveria fazer (devolver o valor pago ou me fornecer um aparelho novo) me pediram para levar o aparelho a uma assistência para uma avaliação e me prometeram que me forneceriam um aparelho substituto, enquanto o meu seria avaliado.
    Já fui duas vezes a assistência, mas a informação que recebo é que dos 15 aparelhos substitutos disponíveis todos estão emprestados e que não há previsão de quanto haverá um disponível. Na primeira vez (2a feira passada), anotaram o número do meu celular num pedaço de papel pra me ligarem. Voltei hoje lá e a resposta é que ainda não há disponibilidade. Sinceramente, desconfio que eles jogaram o papel fora.
    Outro problema que vejo é que se eles não me ligarem nas primeiras 3 horas após eu ter carregado a bateria, eles não conseguirão falar comigo, pois a bateria já terá descarregado.
    Na verdade, esperava que uma empresa que vende aparelhos de tão baixa qualidade pelo menos disponibilizasse uma quantidade de aparelhos substitutos suficientes, mas enfim.
    Fiz uma reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br mas a empresa apenas fica me enrolando, dizendo que já passou todas as informações necessárias. Tudo mentira.
    Isso demonstra o grau de seriedade com que a Lenovo trata seus clientes. Lastimável.
    Problemas em aparelhos novos não é novidade. O que me assombra, nesse caso, é a forma com que a empresa trata seus clientes.
    Parece que não me resta outra alternativa: incomodar a justiça para que tenha meu direito garantido: simplesmente utilizar um aparelho novo, que adquiri há menos de 3 dias.

Deixe um comentário