Terno Tradicional X Slim Fit: Qual é Melhor?

03/03/2014 37 Comentários por

terno_tom_ford_classico

Alguns acham o terno clássico imbatível, outros acham a modernidade do corte slim fit perfeita, mas pesando na balança as qualidades e os defeitos das duas opções de trajes formais masculinos, qual sairia vencedor? Abaixo expomos um breve comparativo que pode te ajudar a ponderar a respeito, mas é sempre bom lembrar que tudo é uma questão de estilo e necessidade, portanto mesmo que um seja melhor que o outro, no final das conta o que importa é qual deles se encaixa melhor em sua rotina!

Terno tradicional

terno_classico_risca_de_giz

Caimento: Confortável

Estilo: Conservador

Características: ajustado ao corpo, mas sem ficar colado, com lapelas mais largas e dois ou três botões no paletó.

Prós: Apropriado para qualquer ocasião, não corre o risco de ficar apertado se você engordar um pouco, dá um porte mais poderoso, as vezes até intimidador, ideal para gravatas largas e vistosas, passa um ar de seriedade e compromisso, geralmente cai bem em qualquer um, seja gordo ou magro, alto ou baixo.

Contras: Se mal cortado destrói a silhueta, se você perder muito peso ele terá que sofrer ajustes ou ser trocado por outro, pode parecer muito conservador, liberdades de estilo, como a barra mais curta, não funcionam tão bem quanto no slim fit.

Calçados e acessórios: vai bem com praticamente todos os calçados e acessórios clássicos da moda masculina. Na lista entram: sapatos Oxford, chapéus Fedora, prendedores de gravata, abotoaduras, cachecóis, lenços, relógios com pulseira de couro e óculos de sol Aviador ou Wayfarer.

Quem é entusiasta?

terno_daniel_craig_classicoTanto o ator Daniel Craig quanto seu alter ego, o agente secreto James Bond, usam ternos clássicos do estilista Tom Ford que, aliás, aparece na foto do topo deste post.

…….

Terno slim fit

terno_slim_fit_cinza

Caimento: ajustado a silhueta

Estilo: arrojado

Características: justo, com lapelas finas e, na maioria das vezes, apenas dois botões no paletó.

Prós: passa uma imagem moderna e jovem, continuará servindo se você perder um pouco de peso, faz você parecer mais alto, fica bem com a barra dobrada e sem meias, combina com gravata skinny discreta, dá um porte amigável e despojado, quase divertido, cai bem em pessoas magras.

Contras: muito apertado pode marcar demais, se você ganhar peso terá que aposentá-lo, pode parecer muito moderno demais determinados ambientes, não é para qualquer um, precisa estar com o físico em dia para usá-lo e, mesmo assim, homens muito alto ou muito musculosos podem ficar estranhos usando este tipo de terno.

Calçados e acessórios: leva vantagem sobre o terno clássico, pois seu estilo mais descontraído permite o uso de alguns acessórios mais leves como pulseiras, broches, lenços coloridos, sapatos levemente casuais, meias coloridas e relógios com design mais arrojado.

Quem é entusiasta?

terno_slim_fit_beckhamDavid Beckham, conhecido não só por seu talento no futebol, mas também por seu estilo e elegância, é constantemente visto usando ternos com corte mais ajustado.

…….

Resultado

Os dois tipos atendem bem as necessidades masculinas, mas o terno clássico leva vantagem quando levamos em consideração o corpo de quem usa, podendo ser gordo ou magro, pois seu corte permite, além disso, impõe mais respeito passando uma imagem mais séria.

O terno slim fit, por outro lado, é ótimo para alongar a silhueta e valorizar o corpo de quem é magro, aceita alguns toques mais informais, principalmente quando falamos em acessórios e, justamente por isso, cria uma imagem mais descontraída e jovem.

O resultado final é um empate, já que cada um deles se adequa a um tipo de homem e não seria correto pender para um ou outro, mas eu diria que, na dúvida, o terno tradicional ainda está levemente a frente, pois nunca sai de moda e é adequado para qualquer lugar e situação, sendo também mais democrático no quesito forma física.

Mais algumas considerações:

terno_classico_slim_fit

É importante destacar que mesmo o costume tradicional sofre, o tempo todo, a influência das tendências da moda. O modelo atual é bem mais ajustado ao corpo do que o de 10 ou 15 anos atrás e muitas vezes se confunde com o slim fit.

terno_slim_fit_croped

O paletó cropped (mais curto que o tradicional) fica melhor em um traje slim fit, afinal também é considerado uma versão mais moderna do que o clássico.

terno_slim_casual

Looks casuais com alfaiataria ficam perfeitos com um traje social mais ajustado, neste caso o slim fit leva vantagem.

terno_classico_estilo

O terno clássico impõe respeito e classe isso é inegável, sempre que é necessário retratar um ambiente sofisticado e luxuoso, ele está presente!

terno_slim_fit_fun

Acessórios modernos e pequenas liberdades na hora de se vestir ganham força com o costume slim fit, geralmente usado por pessoas menos conservadoras na hora de se vestir.

Desculpem-me os leitores que imaginaram um pódio onde um dos dois tipos seria alçado ao patamar de traje social masculino definitivo, mas temos que ser realistas: nos dias de hoje o que importa é a função que a roupa tem na sua vida, o quanto ela contribui no seu dia a dia e não apenas o que é melhor ou pior de acordo com uma perspectiva unilateral.

Agora, baseado no que foi exposto aqui, pese os prós e os contras e escolha algo que tenha relação com seu estilo, seu ambiente profissional e sua visão da moda masculina!

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

37 Responses to “Terno Tradicional X Slim Fit: Qual é Melhor?”

  1. Jonas says:

    Existe alguma rede de Lojas que vendem Modelos de Ternos Slim Fit? Andei procurando e não achei. Esta cada vez mais difícil achar Alfaiates hoje em dia, especialmente que trabalham com este tipo de Corte..

  2. André says:

    Na Garbo também costuma ter.

  3. João Víctor says:

    O tradicional de hoje não é “mais ajustado” que o de 10 anos atrás. O de 10 anos atrás é que é excessivamente largo!!! Evidência: veja um filme dos anos 60 ou 70 e repare no figurino: os ternos não são slim fit (esse conceito nem existia) mas não largadões como nos anos 90.

  4. André says:

    Tradicional.
    Caimento Confortável já diz tudo.

  5. arthur says:

    Ricardo, você está de parabéns pelo site, conteúdo de fácil entendimento, dinâmico, não fica na mesmice de sempre os mesmos conteúdos.
    Já li vários site sobre moda masculina, sou um pouco conservador.. e curti demais o site, pra mim um dos melhores….por que vai além da opinião do autor.
    Parabéns..bom, sobre o tópico , sou mais o tradicional, acho que a “presença” é maior..

  6. Couto says:

    Concordo com você Ricardo, não existe melhor ou pior, no meu caso prefiro o slim fit pois joga a meu favor.
    Mais um otimo post, valeu.

  7. Robinson says:

    Na dúvida com certeza optaria pelo terno tradicional.Como a matéria diz, ele é mais eclético que o slim.

  8. Lucas Rabassa says:

    Se eu usar um blazer azul royal, com uma gravata borboleta azul royal também, com uma camisa branca, calça jeans e tenis azul royal.. o que voce acha?

    • Ricardo says:

      Lucas,
      se você quer montar um look todo em azul, aconselho a tentar variar nos tons, isso deixa o resultado mais interessante, portanto não há necessidade de ficar travado no azul royal.
      Abs.

  9. Lucas Rabassa says:

    Voce acha que gravata borboleta combina com calça jeans e tenis? Essa é a minha grande duvida.

  10. Júnior says:

    E aí Ricardo! Tô sempre lendo seus posts sobre moda masculina e tenho aprendido muito.
    Mas bateu uma dúvida agora, espero que possa me ajudar. Eu tenho uma formatura pra ir agora em maio. Na verdade eu vou na festa e o traje é dito como “social” e será de noite claro!
    Meço 1,65, tenho corpo atlético, 23 anos e após ler esse post achei ideal um terno slim fit. Mas como minha amiga que vai se formar me disse que não precisa gravata, pensei em usar o paletó aberto com um terno risca de giz com uma blusa que já tenho azul petróleo e talvez um relógio “metálico” (não sei como se diz). O que você acha?
    E mais, aquele paletó que é mais curto como dito ali em cima, serve melhor para homens baixos?

  11. Mateus says:

    Ricardo, tenho 19 anos, e gosto muito do estilo slim, porém tenho 1,71 de altura e físico médio, o terno slim fit cairia bem?

  12. Diego says:

    Boa tarde , esclareceu bastante algumas duvidas !
    Uma unica pergunta , o modelo Slim Fit pode ser usado por padrinho na cerimonia de casamento , sendo que a maioria usará terno tradicional ?

    Abraços

  13. Vitor says:

    Aonde eu consigo encontrar terno tradicional de 2 botões ? Só encontro de 3 botões o que na minha opinião é meio ultrapassado comparado aos de 2 botões é eu prefiro os de 2 mas não consigo achar, sabe aonde eu posso encontrar amigo ?

    • Ricardo says:

      Vitor, onde você mora?

      Em São Paulo a maioria das lojas de shopping só vendem o de 2 botões, a TNG é uma delas, além da Crawford, Calvin Klein, Via Veneto, Brooksfield, Highstil, Zara, Vila Romana e VR.

      Talvez seja um problema de sua localidade.

      Abs.

  14. Vitor says:

    Amigo, eu moro em Manaus aqui tem Colombo,Zara e etc só que é praticamente tudo Slim Fit é eu participo de eventos políticos, o que muitos amigos meus, recomendaram perdoe-me se estiver errado, que pra esse tipo de ocasião é preferencial o estilo tradicional, o problema é que na internet eu não consigo achar o tradicional de 2 botões, o máximo que eu achei foi o de 3 botões, mas prefiro o de 2 pois tenho 1,75 é por outros fatores como por exemplo é muito díficil ver alguém com terno de 3 botões nos eventos.

    • Ricardo says:

      Vitor,
      o corte slim é plenamente aceitável, mesmo em locais mais conservadores, trata-se de um traje tão formal quanto o terno tradicional, só não pode estar muito justo.

      Comprar ternos e costumes pela internet é uma loteria, o melhor seria tentar encontrar alguma coisa em sua cidade mesmo. A alternativa seria mandar fazer um terno sob medida, mas o valor é muito alto, não acredito que valeria a pena.

      Outra coisa, se seus amigos te recomendaram comprar um terno com corte tradicional é porque eles devem usar esse modelo, então devem ter algum lugar para indicar, não?

      Abs.

    • Leandro P. Paiva says:

      Espero ajudar a tempo, procure pela Sketch, bons ternos de dois botões você pode encontrar lá

  15. juarez lanza says:

    Ricardo,

    o lenço de bolso azul marinho liso, sem estampas, pode ser usado com qualquer cor de gravata, camisa e terno? É mesmo coringa?

    Abs

  16. Jose says:

    Boa noite amigo, ano passado comprei um terno slim, esse ano fui usar e o paletó ficou muito apertado, não conseguia me mexer praticamente, vc sabe me dizer se eu levar em alguma costureira ou alfaiate teria como afrouxar um pouco?

    • Ricardo says:

      José,
      alguns blazers e paletós tem um excedente de tecido que pode deixar a peça mais larga, mas para saber se isso é realmente possível você terá que consultar uma costureira ou um alfaiate.
      Abs.

  17. Vinicius says:

    Boa tarde Ricardo, tudo bem?

    Vou fazer uma entrevista em breve e a empresa exigiu traje social completo, estou em duvida entre comprar um tradicional ou um slim fit o que você me aconselharia? A empresa atua no ramo de auditoria.
    Tenho 1,83 e corpo médio.

  18. Sidney says:

    Boa tarde, Ricardo. Vou me formar brevemente, e estou providenciando a compra do terno, aliás gosto do estilo slim fit, e encontrei um com caimento ótimo na Loja Zara, minha dúvida é se posso mandar ajustá-lo no comprimento e deixá-lo um pouco mais curto estilo paletó cropped. Minha futura profissão será advocacia, por isso irei usar terno constantimente, quanto a isso não tenho problemas, porém gosto do estilo mais moderno, tenho 1,70 de altura e 70 kg, e não gosto do comprimento do paletó, me deixa mais baixo. Agradeço desde já sua atenção, e parabenizo seu excelente trabalho.

    • Ricardo says:

      Sidney,
      o paletó cropped não é muito indicado para quem trabalha em ambientes muito formais, como é seu caso, além disso, não acredito que seja possível ajustar o comprimento de maneira satisfatória, mas de qualquer forma você pode se informar a respeito com um alfaiate.

      Faça um teste para ver se o paletó está no comprimento correto para você: vista o traje, abaixe os braços, dobre os dedos em direção a sua perna, em um ângulo de 90 graus, eles tem que bater no fim da peça, ou seja, seu paletó vai cobrir seu quadril e terminar no início das pernas, se estiver maior que isso realmente vai te fazer parecer mais baixo, nesse caso seria uma boa tentar ajustá-lo.

      Abs.

  19. lucas says:

    ola
    ricardo vou me formar em breve e estava pensando em usar o terno slim fit mas estou um pouco gordo vc acha que daria certo e cairi bem .

    • Ricardo says:

      Lucas,
      se você não estiver muito acima do peso não terá problemas em usar um traje slim fit, mesmo assim aconselho a provar para ver o caimento, isso muda muito de loja para loja.
      Abs.

Deixe um comentário