Tecido Falso Liso na Moda Masculina

08/01/2014 1 comentário por

terno_falso_liso_tecido

Também conhecido como maquinetado, texturizado e faux uni, os tecidos chamados de falsos lisos tem como característica principal aparentarem ser uma única cor quando vistos de longe, mas que de perto revelam texturas e relevos que tornam a peça de roupa mais interessante.

tecido_falso_liso_tecido_noivo

Tecido espinha de peixe visto em detalhe.

Uma das peças que mais fazem uso do falso liso são as gravatas, é comum encontrá-las com texturas que revelam quadriculados, listras ou até padrões como o espinha de peixe. Ternos e camisas também se beneficiam do efeito visual dos tecidos maquinetados e sabendo combiná-los é possível dar um ar mais requintado a trajes formais ou casuais.

falso_liso_tecido_gravatas

Por falar em roupas casuais, tecidos texturizados também são recorrentes em camisas pólo, jaquetas, bermudas e camisas servindo para manter o visual clean, mas ao mesmo tempo permitindo fugir do liso comum.

terno_falso_liso_tecido_noivoO falso liso também faz muito sucesso em trajes para cerimônias, principalmente o do noivo que ganha um estilo mais sofisticado graças a presença deste tipo de tecido.

terno_falso_liso_tecido2É importante não confundir falso liso com microestampa, na foto acima, podemos ver um terno texturizado e uma gravata cuja trama mistura duas cores causando a ilusão de ser composta por uma única cor quando vista de longe, o termo em francês faux uni é mais abrangente e engloba também este tipo de tecido, no Brasil a denominação falso liso raramente é usada para descrever uma peça assim, que mescla dois tons.

Vantagens

  • O falso liso pode ser misturado com estampas e padrões sem pesar muito;
  • Deixa a composição visualmente mais atraente e interessante;
  • Quando bem usado, mostra sofisticação e bom gosto;
  • Pode agradar quem não gosta de estampas, mesmo as mais sutis;
  • Serve para roupa casual ou formal, mas pede tecidos de qualidade.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Tecido Falso Liso na Moda Masculina”

  1. Guilherme says:

    Estes costumes são impecáveis! Eu que uso social no dia a dia quase surtei ! Kkkk quero todos!

Deixe um comentário