Streetwear: O Que é e Como Surgiu?

Entenda melhor esse fenômeno da moda que cresce a cada dia.

0

O Que é e Como Surgiu o Streetwear

Antes de falarmos sobre o que é e como surgiu o streetwear é bom deixar claro que não se trata da mesma coisa que street style, embora os dois termos sejam muito similares. Street style, de maneira simplificada, é a moda usada nas ruas hoje – do executivo ao hypster, todo mundo entra na conta – já o streetwear sofre uma influência muito maior da moda esportiva, da cultura pop e das tribos urbanas, como veremos a seguir.

Tênis Vans

Talvez a peça precursora do streetwear tenha sido o tênis Vans lançado em meados dos anos 60, cuja resistente sola de borracha vulcanizada foi adotada como companheira ideal dos primeiros skatistas. O público se identificou imediatamente com o calçado, transformando-o em calçado pata todas as ocasiões, mesmo quando o skate não estava envolvido, deixando de lado companhias tradicionais de produtos esportivos cujas peças não atendiam esse novo lifestyle que pedia uma moda outsider.

O skate, aliás, só ganhava força, assim como o surf, e no final dos anos 70 os dois esportes eram tão populares que já contavam com marcas que se dedicavam a criar uma moda exclusivamente voltada para seus praticantes, com uma estética própria moderna e descontraída.

O marco zero do streetwear

Camiseta Stüssy

No início dos anos 80 um sujeito chamado Shawn Stussy, fabricante de pranchas de surf na Califórnia, resolveu colocar seu logotipo – que nada mais era do que seu sobrenome escrito a mão, como uma assinatura – em camisetas que ele vendia a beira mar na traseira de sua van, competindo com marcas que já estavam estabelecidas como a Ocean Pacific, Gotcha, Offshore, entre outras, atingindo sucesso imediato, embora de uma maneira bem informal.

A receita do surfista pegava elementos presentes em t-shirts de bandas de rock e da estética punk: logo em destaque, desenhos vistosos e um jeitão de produto feito artesanalmente. Segundo muitos essa foi a gênese do streetwear, de uma maneira completamente descompromissada, sem nenhum planejamento e com muita naturalidade.

O timming da Stüssy e o local escolhido para iniciar suas atividades não poderia ter sido melhor, afinal, nos anos 80 a California sediava um dos maiores caldeirões culturais do mundo. De um lado, Metallica, Black Flag, Slayer e Dead Kennedy’s surgiam no cenário do metal e do hardcore, do outro o Hip Hop começa a se tornar expressivo também na costa oeste, assim como já acontecia na costa leste.

Ao final dos anos 80 tudo que um jovem queria era uma roupa confortável e urbana para andar pelas ruas de sua cidade, ao mesmo tempo em que negava o visual consumista dos Yuppies (jovens profissionais endinheirados) e Preppies (adolescentes de famílias ricas tradicionais), pois já tinham ficando os dois pés em movimentos de contracultura que dialogavam com o estilo despojado do que já era considerado streetwear.

Evolução do streetwear

Moletom Vision Street Wear

Com roupas confortáveis (muito moletom, inclusive) que traziam o DNA jovem e nada convencional, as marcas consideradas streetwear só cresciam. No início dos anos 90 a Stüssy já era um grife grande e renomada, mas não estava sozinha, ganhando companhia de nomes como a Vision Street Wear, que chegou a ser trazida para o Brasil pelo Turco Louco, hoje responsável pela Cavalera. A Vision (para os íntimos) chegou a patrocinar o Sepultura (dos irmãos Max e Igor Cavalera), entre outras bandas, e se tornou a marca queridinha dos metalheads da época, eu mesmo tive algumas peças da Vision que eu adorava.

Contribuição na moda e na cultura

Bolsas e mochilas Supreme no desfile da Louis Vuitton

O streetwear desenvolveu uma linguagem visual própria baseada em grafites, design gráfico (principalmente a logotipia), ilustração pop e elementos presentes no cotidiano do jovem que praticava algum esporte radical ou ouvia música alternativa, ou ambos!

Tradicionalmente transgressor, o streetwear está sempre procurando novas maneiras de quebrar os paradigmas da moda. Sua estética é propositalmente instigante, algumas vezes exagerada e sempre inusitada.

Atualmente é possível ver a influência do streetwear até mesmo nas marcas de luxo que notaram o apelo desse estilo com o público jovem. Não é por acaso que Louis Vuitton, Chanel, Balenciaga e tantas outras grifes fizeram parceria com conhecidos nomes do streetwear para desenvolver coleções especiais, conseguindo inclusive se firmar como referência no estilo, o que não deixa de ser uma ironia.

As lojas de fast fashion se apressaram em absorver os principais elementos que as marcas de streetwear usam, incorporando-os aos seus produtos. Cintos de lona com frases, lembrando equipamento de segurança, jaquetas com materiais transparentes, tênis de design exagerado e camisetas com logos vistosos são alguns do elementos que raramente eram vistos em um loja da Zara há dois anos e hoje estão disponíveis em toda a rede, só para citar um exemplo.

Streetwear hoje

Looks streetwear

Impulsionado também pela cultura sneaker – afinal os tênis estão entre suas peças fundamentais – o streetwear sofreu um revés: deixou de alimentar a contracultura para se tornar um objeto de desejo dos endinheirados. Saem os garotos do suburbio, entram os meninos ricos que podem pagar 900 dólares em uma camiseta da Supreme.

Não que há 20 anos você não precisasse estar de carteira cheia para fazer boas compras nas lojas especializadas, principalmente quando se tratavam de peças exclusivas e edições limitadas, mas não se chegava ao absurdo que é hoje em dia. Felizmente existem algumas grifes pequenas fazendo um bom trabalho, cheio de criatividade e com um preço justo.

Peças mais comuns no streetwear

Roupas streetwear

O moletom é uma das peças mais fáceis de se encontrar em qualquer coleção de streetwear, seja uma calça ou um agasalho, mas os jeans também tem seu destaque com modelagens diferentonas e abordagens originais tanto em sua manufatura quanto em seu design.

Os tênis são peça fundamental, sendo hoje grandes responsáveis pela movimentação dessa indústria, com lançamentos constantes de pares exclusivos que se esgotam rapidamente, por mais caros que sejam. Os bonés também estão na mesma categoria, mas podem ser bem simples em alguns casos, em outros podem vir carregados de informação, depende do gosto de quem veste e o visual que ele está buscando.

Jaquetas e casacos ganham visuais extravagentes, com cores fortes, aplicação de logotipia e desenhos com influência pop. O material pode ser sintético, algumas vezes até tecnológio ou fazer uso de algum recurso para deixá-lo mais original, como costuras desconectadas, transparências, bolsos assimétricos e tudo mais que possa dar uma cara única a peça.

As camisetas são um universo a parte, com estilos que vão das simples, apenas com um logo de uma marca que está no hype, até as cobertas de estampas e símbolos gráficos fortes.

Conclusão

Marcas streetwear

O streetwear atual prima pela originalidade e excentricidade na maioria dos casos. Os fãs do estilo tem menor ligação com quesitos como o caimento da roupa, mas dão grande valor ao conforto, exclusividade e personalidade da peça, além da liberdade (até certo ponto) de vestir o que quiser sem ligar para padrões preestabelecidos. Por outro lado, existem as peças desejo, as extratégias de marketing e até os influenciadores (digitais ou não) trabalhando o tempo todo para fomentar o consumo do que é lançado, te convencendo de que o produto vale o preço a ser pago e que você precisa tê-lo de qualquer maneira!

Principais marcas

Eu podia citar diversas marcas aqui, mas encontrei este post que faz um top 21 com as principais grifes gringas, acho que é uma opção mais completa.

Nota do autor:

Este artigo é um pouco superficial, pois a história do streetwear é muito vasta e abrangente, com mudanças que acompanharam muito da mentalidade do público jovem e dos aficionados do estilo durante as décadas que passaram, entretanto, não há como abordar todos os assuntos que poderiam criar um panorama completo sobre o tema. Aconselho a buscar artigos na internet, sobretudo os em inglês, eles trazem informações interessantes e pontos de vista diferentes que valem a leitura.

…….

Veja também:

23 Tendências do Verão 2019 na Moda Masculina

Deixe uma resposta