Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

0

Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

Ainda não havia hype em torno da série Sherlock da BBC quando assisti a primeira temporada, pois os episódios ainda não estavam disponíveis em serviços de streaming brasileiros, mas de cara já foi possível ver que se tratava de algo especial em todos os sentidos.

Deixando um pouco de lado o roteiro inteligente, a montagem dinâmica e a fotografia bem pensada, Sherlock ainda nos oferece um belo vislumbre do estilo britânico de se vestir, mesmo quando ele aparece mesclado ao estilo particular do personagem.

Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

No Brasil usar os pesados trajes do inverno inglês não é para todo mundo, mas ainda assim existem algumas lições que a série nos ensina e que podemos aplicar no dia-a-dia.

1 – Repita suas melhores peças

Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

Tanto o detetive quanto seu fiel companheiro, o Dr. Watson, não tem um guarda roupas extenso, mas sabem que as boas peças podem e devem ser repetidas em prol de um bom visual.

Dica: se você quer usar uma mesma roupa diversas vezes na semana, tente combiná-la de maneiras diferentes para não parecer que falta criatividade. Uma jaqueta pode sobrepor ou ser sobreposta, um blazer pode receber a ajuda de acessórios como um lenço de bolso ou uma gravata vistosa para compor um look completamente diferente dos anteriores.

…….

2 – Neutros te deixam elegante

Ao abusar da paleta de cores neutra, com cinzas, marinho e preto, o visual está sempre mais sério e elegante, mesmo quando você está casual. Se a ideia é dar um passeio, mas não se trata de algo muito “relax”, ou você quer impressionar, usar neutros com um ou outro toque de uma cor mais forte é uma boa maneira de ser bem sucedido.

Dica: em locais quentes também é possível explorar a paleta neutra com cores claras com branco, bege e suas variações, cinza-claro, azul-claro, a ideia de usar cores fortes em pequenos pontos do combo também vale aqui e funciona muito bem!

…….

3 – Tenha um item matador no guarda-roupas

Quem assiste a série já deve ter visto Sherlock usar esse casaco em 90% dos episódios, mas convenhamos: que bela peça! Ter algo em seu guarda-roupas que você sabe ser insuperável te dá uma sensação de poder incrível e a tranquilidade de saber que pode contar com uma roupa imponente se necessário.

Dica: para nosso país um casaco muito pesado pode não ter muita serventia, embora eu acredite que você possa ter um, mesmo que só para quando for viajar, entretanto o costume talvez seja um bom equivalente, invista em um traje social perfeito e esteja sempre preparado para ocasiões que exijam elegância.

…….

4 – Seu corte de cabelo não precisa ser moderninho

Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

A dupla de protagonistas usa cortes de cabelo bem simples e fora das tendências, mas nem por isso eles deixam de funcionar bem. Sherlock usa os fios um pouco mais longos e os cachos para mostrar a personalidade rebelde e imprevisível do personagem, já o Dr. Watson do ator Martin Freeman está sempre com um corte comportado indicando seu estilo de vida mais regrado e contido devido a formação militar.

Dica: abrir mão do corte da moda e escolher algo mais personalizado pode ser um bom caminho para criar um estilo marcante. Para isso é fundamental a ajuda do barbeiro, ele vai te dar a dica se o que você quer fazer vai harmonizar com seu rosto ou não.

…….

5 – Não saia de casa sem seu cachecol!

Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

Uma das coisas que o frio tem de bom, na minha opinião, é a possibilidade de usar acessórios que não servem para o verão, e o cachecol é o meu preferido. O cachecol marinho é quase uma assinatura de Sherlock e uma excelente escolha para destacar o rosto do ator Benedict Cumberbatch, tanto por conta de seu tom de pele quanto por seus olhos claros que contrastam bem com a peça.

Dica: se você acha os modelos de cachecol feitos de lã muito quentes, invista nos de tecido leve, feitos para a meia-estação do hemisfério norte, mas que servem bem em locais de inverno ameno.

…….

6 – Boas camisas não te deixam na mão nunca

Sherlock: Lições de Estilo Para Aprender Com a Série da BBC

Uma camisa com bom caimento é fundamental para te deixar mais elegante, não importando a cor ou estampa. O Dr. Watson, por exemplo, aparece usando xadrez em algumas ocasiões, já Sherlock opta pelas lisas, o que parece fazer muito sentido, dado o perfil minimalista do personagem, além disso o colarinho aberto virou um recurso para deixar a figura de Cumberbatch ainda mais exótica, alongando seu pescoço e fazendo-o parecer ainda mais alto.

Dica: apesar das camisetas serem confortáveis e práticas, as camisas são perfeitas para todos os momentos, do lazer ao trabalho, além disso, com o modelo certo você pode alongar sua silhueta, parecer mais forte e até harmonizar o formato do seu rosto.

*Me lembrem de fazer um post sobre essas vantagens da camisa mais adiante! ; )

…….

7 – Jaquetas, blazers e cardigãs falam sobre sua personalidade

Um cardigã é bem confortável, mas ao mesmo tempo te da um ar mais “caseiro”, já uma field jacket ou uma jaqueta militar fazem o usuário parecer alguém mais aventureiro. O Dr. Watson alterna entre os dois tipos, porque a produção da série quer mostrar essa dualidade no seu estilo de vida. Sherlock tem um dress code imutável e geralmente ele tem um blazer de corte impecável por baixo do casaco, sinal de alguém meticuloso, mesmo que ache tão importante perder muito tempo se vestindo.

Dica: quer ser um cara bem vestido sem ter que se tornar escravo da moda? Faça como Sherlock, desenvolva um repertório que tenha roupas que se encaixam com perfeição e praticamente tudo o que você escolher pela manhã estará correto.

…….

Nota do autor

Os responsáveis pelo figurino nas séries, novelas e filmes não são apenas responsáveis por criar belas composições com itens de moda, eles tem a tarefa de trazer um pouco da personalidade desses seres fictícios aos olhos do público e deixá-los mais tridimensionais, no meio disso tudo nós saímos ganhando, pois acabamos pegando algumas dessas referências e usando em benefício próprio!

…….

Leia também:

5 Atores Britânicos Que São Referência de Estilo

Deixe uma resposta