Sapatos Masculinos Para Eventos Formais

27/11/2014 5 Comentários por

calcados_indicados_casamentos_formaturas_dest

Para quem está pouco acostumado a trajes formais, escolher a indumentária para um evento importante como um casamento ou formatura pode ser uma tarefa árdua e os detalhes que merecem atenção não são poucos, mas um dos itens parece dar o maior nó na cabeça dos homens: o sapato.

Entre derbys, oxfords, loafers, monk straps e slip-ons, fica muito fácil pensar que qualquer coisa considerada “sapato social” serve para acompanhar o terno ou costume em uma cerimônia, mas não é bem assim, se o dress code pede algo formal os modelos mais indicados são esses:

Oxford Wholecut

calcados_indicados_casamentos_formaturas_oxford_wholecut

É o mais clean e chique dos sapatos sociais masculinos, um verdadeiro clássico! Facilmente reconhecível por ser feito em uma única peça de couro, sem costuras.

…….

Oxford Cap toe

calcados_indicados_casamentos_formaturas_oxford_captoe

É o mais comum de se encontrar, mas nem por isso menos imponente. É o tipo de calçado para usar a vida inteira, principalmente se o bico for arredondado, pois é mais difícil de ficar fora de moda.

…….

Oxford Brogue

Medalion

calcados_indicados_casamentos_formaturas_oxford_brogueCom os furos apenas no bico do calçado, é apreciado por quem quer usar um oxford com algo a mais.

Wingtip brogue

calcados_indicados_casamentos_formaturas_oxford_wingtip_brogueApreciado por muitos, mas considerado exagerado por outros, tem um ar retrô que pode chamar atenção. Não é uma escolha ruim, mas eu o colocaria no final da lista dos mais indicados.

…….

Derby

calcados_indicados_casamentos_formaturas_derby

Não é tão sofisticado quanto o oxford, mas ainda é um sapato que acompanha um terno tranquilamente. Também pode aparecer nas versões captoe, wingtip e adornado com os brogues, neste caso os comentários acima continuam valendo.

Fique atento:

– Prefira sempre sapatos pretos, só opte pelo marrom se você sabe que o dress code não é tão severo, permitindo algumas liberdades;

– Sapatos de verniz não são tão populares hoje em dia, além disso, ficam melhores com smoking, se você quer um calçado para usar em qualquer ocasião mais “séria” escolha um Oxford de couro comum e mantenha-o sempre bem engraxado;

– A sola tem que ser fina e de couro, solas grossas de borracha deixam o sapato com ar casual e não combinam com uma cerimônia pomposa;

– Sapatos com bico muito fino ou quadrados demais devem ser evitados, as linhas de um calçado elegante são suaves e sem exageros;

– Nem pense em usar nada que não tenha cadarços e o mesmo vale para fivelas, ou seja, loafers e mocassins estão fora de cogitação. ; )

…….

Calçados mais indicados de acordo com o dress code:

Black tie – oxford wholecut, oxford captoe

Black tie opcional – oxford wholecut, oxford captoe, derby captoe

Passeio completo – oxford wholecut, oxford captoe, derby captoe, wingtip brogues

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “Sapatos Masculinos Para Eventos Formais”

  1. mauricio says:

    Parabens pela materia ,a onde posso comprar este sapato que e lindp

    • Ricardo says:

      Mauricio, a maioria das sapatarias masculinas como a CNS, a Cometa e a Craft Shoes Factory, trabalham com estes modelos, além disso é possível encontrar on line em lojas como a Dafiti.
      Abs.

  2. Carl says:

    Artigo maravilhoso! Parabéns e obrigado!

  3. Charles says:

    No Br a Villa Vittini é excelente, acho que até melhor que a Louie.

    Não dá tristeza saber que essa turma adolescente gasta uma fortuna em sneakers e tênis quando dá para se vestir bem com menos?

    • Ricardo says:

      Charles,
      acho que os da Villa Vittini estão em uma faixa de preços um pouco alta, o site deles tem docksides por 350 reais! Dá para encontrar opções mais baratas com qualidade.

      Para a maioria dos adolescentes o sneaker é uma fase, atualmente os homens que realmente se importam com o que vestem sabem o quanto ter bons sapatos é importante.

      Abs.

Deixe um comentário