Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

1

Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

Não há muita dificuldade em comprar sapatos masculinos, mas a escolha do primeiro par pode ser complicada para quem não está habituado. São muitos modelos, estilos e detalhes que devem tomar sua atenção se você deseja fazer um bom negócio.

Abaixo damos algumas dicas de como comprar seu primeiro sapato, seja ele um modelo social (formal) ou um descontraído casual.

Guia de como escolher seu primeiro par de sapatos

Defina sua necessidade

Existem 3 motivos corriqueiros para se adicionar um sapato, seja ele social ou casual ao guarda-roupas:

1 – Upgrade de estilo

Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

Você quer deixar seu visual mais sofisticado e elegante, mas acha que os tênis não estão mais te atendendo ou não conseguem acompanhar o estilo das roupas compradas recentemente. Fique tranquilo, muita gente passa por isso.

Qual sapato comprar?

Escolha o sapato de acordo com seu estilo pessoal, existem modelos super casuais e os totalmente formais como o oxford e o derby. Para ter uma base de como fazer isso, pense o seguinte: quanto mais alfaiataria no outfit, mais formal, e para identificar o grau de casualidade, faça o caminho inverso. ; )

Está perdido? Não tem problema, aqui tem um guia com os modelos do mais formal para o totalmente casual, é só encaixar no seu look.

…….

2 – Seu trabalho exige sapatos no lugar de tênis

Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

Muita gente tem a necessidade de comprar seu primeiro sapato devido a mudança de emprego, pois o dress code pode variar muito de uma empresa para outra.

Um emprego cujo dress code seja minimamente exigente já tende a dar uma “limada” nos tênis do seu cotidiano, já escritórios de advocacia e ambientes corporativos sérios só permitem sapato social, nem os modelos levemente casuais tem vez.

Qual sapato comprar?

Para empregos com dress code casual é possível ser bem mais permissivo com os modelos de sapato. Derbys e loafers de camurça ou nobuck, até mesmo aqueles calçados com couro envelhecido ou desgastado. Em ambientes com profissionais criativos a vestimenta é ainda mais liberal, sapatos com solas de borracha e cadarços coloridos não são algo que vai fazer você se sentir deslocado, embora o contato com clientes possa sugerir um par comportado.

Ambientes corporativos são mais conservadores, portanto é bom estar com o calçado adequado e muito bem cuidado. Os mais formais (derby ou oxford) são seu porto seguro, mas vale se informar se a empresa permite um monkstrap, que é bem elegante e discreto e está em alta entre os homens.

…….

3 – Foi convidado para um evento formal como um casamento ou formatura

Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

O terno ou costume em uma ocasião formal pede o sapato discreto, elegante, limpo e bem lustrado. Os modelos tem que ser clássicos e com cadarço.

Qual sapato comprar?

Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

Neste caso não dá para fugir muito do oxford de couro preto, já que se trata do calçado masculino mais formal conhecido, no máximo dá para optar por um derby, que não é tão sério, mas mantém o “mood” da ocasião.

…….

Preto X Marrom

O sapato preto é mais indicado se você precisa de formalidade, o marrom sempre é mais casual, mesmo no caso de um oxford captoe, contudo isso não é uma má notícia ou torna a cor imprópria, para quem usa algo próximo ao smart casual ou business casual os tons de marrom como o castanho, o pinhão e o castor, funcionam muitíssimo bem.

…….

Simplicidade X Opulência

Como é o seu primeiro calçado, fique com a simplicidade, mais tarde, quando estiver confiante e experiente, invista em pares cujos detalhes te agradam e tem a ver com seu estilo e com o ambiente frequentado, ainda assim, evite exageros e elementos de gosto duvidoso.

…….

Atenção a qualidade e pequenos detalhes

Sapatos Masculinos: Guia de Como Escolher Seu Primeiro Par

Assim como qualquer peça de roupa masculina, os sapatos tem que ser bem feitos, bonitos, confortáveis e resistentes. Para saber se a compra está correta existem algumas dicas, se você seguí-las dificilmente vai errar.

Se tiver o sapato em mãos:

  • Verifique a qualidade do couro, sua flexibilidade e resistência;
  • Experimente e ande um pouco com ele, veja se o couro está dobrando no lugar certo, alguns sapatos dobram em cima dos dedos e machucam;
  • Verifique se as costuras passam confiança, se parecem bem feitas e firmes;
  • Olhe a palmilha, as acolchoadas são mais confortáveis, mas mesmo que ela não seja, confira se está no lugar certo, bem fixada e feita de bom material;
  • Sapatos costurados geralmente são mais resistentes, os colados também podem durar muito quando bem feitos, mas nem sempre é o caso. O importante é verificar se a sola parece bem fixada e se o acabamento (seja cola ou costura) está bem feito;
  • A qualidade do sapato geralmente está ligada ao preço, raramente um calçado barato usa as melhores matérias-primas e acabamentos;
  • Solas de couro são as preferidas para sapatos sociais, elas dão um ar muito mais elegante ao par, nos casuais, as de borracha são aceitáveis.

Ao comprar on line:

  • Leia os comentários dos outros compradores, muitas vezes eles são decisivos para a escolha do produto;
  • Veja as especificações do calçado como materiais, acabamentos, tipo de couro etc;
  • Verifique a tabela de tamanhos, isso pode variar muito de uma marca para outra, as vezes o 40 de um é o 41 de outro;
  • Se possível compare fotos do sapato de uma mesma marca em lojas diferentes, já ví fotógrafos transformarem produtos de baixa qualidade em peças dignas da Ferragamo, não seja enganado pelo Photoshop.

…….

A grana está curta?

Tente comprar o melhor calçado possível com o que tem no bolso, privilegie a qualidade e a neutralidade, assim usará o sapato muito e por muito tempo. Se não há urgência na compra, espere pelas promoções e descontos ou até começar algum bazar de uma marca que você gosta. Se você está correndo contra o relógio, vale a pena tentar um outlet, desde que haja algum perto de sua cidade, já fiz compras ótimas nesse tipo de loja, mas saiba que está dependendo da sorte, aquele sapato que você gostou pode estar barato, mas a grade de tamanhos furada pode não ter seu número.

…….

Onde comprar sapatos masculinos na internet

As lojas sugeridas abaixo são multimarcas ou trabalham com marketplace, ou seja cedem espaço para que outras lojas vendam usando sua estrutura de e-commerce, portanto você poderá encontrar produtos com preços variados, certamente encontrará algum que caiba no seu bolso.

Dafiti – tem marcas como CNS, Democrata, Jorgito Donadelli e Sandro Moscoloni etc.

Americanas – oferece produtos da Westcoast, Democrata, Ferracini e Rafarillo.

Zattini – trabalha com Democrata, Ferracini, Mr. Cat e Kildare, entre outras.

Shop2gether – grifes como Sapataria Cometa, Ricardo Almeida e Sergio K estão a venda nesse e-commerce.

Farfetch – marcas de luxo como Tod’s, Alexander McQueen, Church’s e Giorgio Armanni são a especialidade dessa loja.

…….

Nota do autor:

Comprar o primeiro sapato (sobretudo o social) pode ser meio complicado no começo, contudo a experiência pode ser proveitosa e te fazer olhar para suas roupas de outra maneira. O homem que sabe escolher seus calçados com precisão desenvolve um bom senso crítico para todo o resto, e nem preciso dizer o quanto isso é bom!

1 COMENTÁRIO

  1. Como eu fico feliz de cada novidade que aparece no site, virou um vicio, já conhecia algumas coisas a respeito do sapato (aqui mesmo no canal masculino) e agora vejo que preciso aprender mais. Pretendo futuramente ser um patrono e contribuir com o Podcast de vocês. Um grande abraço Ricardo e toda a sua equipe.

Deixe uma resposta