Sapatos de Couro Comum, Verniz e Camurça: Onde Usar?

Entenda por que cada tipo de couro é adequado para uma ocasião diferente!

3

Sapatos de Couro Comum, Verniz e Camurça: Onde Usar?

Este é mais um post que vem para sanar as dúvidas frequentes dos leitores. Muitos me perguntam sobre as ocasiões e trajes adequados para usar com sapatos de verniz, por exemplo, e apesar de já ter feito um texto sobre o grau de formalidade dos sapatos de acordo com o modelo, eu pouco falei ali sobre os materiais de que eles eram feitos. Então vamos lá:

Sapatos masculinos de verniz

Sapatos de Couro Comum, Verniz e Camurça: Onde Usar?

São os mais formais e elegantes. Os oxfords, via de regra, acompanham smokings em festas chiques e não são indicados nem mesmo para ambiente de trabalho, por mais formal e elegante que ele seja, nesses locais o ideal é investir em algo mais discreto.

…….

Sapatos masculinos de couro comum

Sapatos de Couro Comum, Verniz e Camurça: Onde Usar?

São mais versáteis que os de verniz, podem acompanhar o terno em um casamento ou em um dia de trabalho, pois apesar de sérios e imponentes, não trazem o brilho luxuoso do verniz.

Obs: é bom lembrar que sapatos bem engraxados (lustrados também) e sapatos de verniz são visualmente bem diferentes!

…….

Sapatos masculinos de camurça ou nobuck

Sapatos de Couro Comum, Verniz e Camurça: Onde Usar?

Já deu para notar que quanto menos brilho, mais casual o calçado, não é? Então aqui estamos falando dos sapatos para se usar com calças chino ou jeans, eles podem frequentar um ambiente de trabalho casual, mas não vão a casamentos tradicionais e ambientes corporativos conservadores.

…….

A coisa complica…

Mas e os loafers e monk straps de verniz? Quando usá-los?

Sapatos de Couro Comum, Verniz e Camurça: Onde Usar?

Realmente a moda masculina tem dessas pegadinhas, afinal temos calçados considerados informais que ganham um acabamento mais luxuoso e vistoso. E sim, loafers de qualquer tipo são informais, por mais que os homens insistam em usá-los com traje formal! O que acabou acontecendo é que com a insistência hoje os sapatos tipo mocassim, slip on e similares são aceitos com alfaiataria, mas ainda assim não são aceitos em eventos formais.

A dica aqui é que você os use com um visual casual, mas não com jeans e camiseta, prefira uma calça chino ou de alfaiataria combinada com uma camisa elegante.

Peraí que complica mais…

E os sapatos que misturam os tipos de couro?

Tem sapato que mistura verniz com camurça ou nobuck, como considerá-los?

Confesso que eu prefiro a vida simples proporcionada pelos sapatos clássicos, mas existe a possibilidade de você encontrar um calçado incrível que seja feito de mais de um tipo de couro. Nesse caso trata-se de um sapato informal, mas não casual o suficiente para ser usado com qualquer tipo de roupa, portanto vale aqui o bom senso: se o modelo inspirar algo descontraído de uma relaxada no look, se tiver uma cara bem séria, apele para um combo com peças bem elegantes e com um certo grau de formalidade, só mantenha a qualquer custo o verniz longe dos jeans!

…….

Conclusão:

Mesmo havendo algumas regras simples para combinar o couro do sapato com o tipo de roupa que você vai usar em certos casos será necessária uma analise da peça, pois existem certas características que podem mudar o caráter do calçado.

3 COMENTÁRIOS

  1. Resumindo. Nada substitui um bom par de Oxford de couro, muito bem engraxado para uma festa ou trabalho formal. O sapato de verniz, você deixa pra quando for fazer o papel do príncipe encantado num filme da Disney. Quanto aos outros… na minha humilde opinião, dói a vista !!!

  2. Olá Ricardo. Tudo bem?
    Me tira uma dúvida, por favor. Se eu usar um sapato preto de verniz (não me refiro à uma ocasião que necessite de smoking), um derby, por exemplo, preciso usar um cinto preto de verniz também ou posso apenas usar um cinto de couro preto bem lustrado?
    Obrigado.
    Abraço.

Deixe uma resposta