Sapato Social Masculino: Sola de Couro ou de Borracha, Qual é Melhor?

2

Sapato Social Masculino: Sola de Couro ou de Borracha, Qual é Melhor?

Por muito tempo a regra para os sapatos masculinos era de que a sola deveria ser de couro, ainda hoje isso é muito difundido, pois é inegável a qualidade e a sofisticação do couro, mas será que a sola de borracha pode ter seus atrativos?

Sola de couro ou de borracha, qual é a melhor?

Em um julgamento ligeiramente superficial eu diria que a sola de couro ainda leva vantagem, o calçado tem uma aparência mais clássica e classuda, deixando clara sua construção cuidadosa, mas não é bem assim que a coisa funciona, muitas pessoas tem necessidades específicas e, em alguns casos, a sola de borracha pode ser mais prática, principalmente por oferecer mais tração e proteção em alguns tipos de superfície.

Sola de couro – características

  • Mais elegante que a sola de borracha;
  • Precisa ser amaciada e se torna mais confortável com o tempo;
  • Costume se moldar ao formato do pé;
  • Tem pouca tração em determinadas superfícies;
  • Ideal para eventos formais.

Sola de borracha – características

  • Não precisa ser amaciada;
  • Absorve mais impacto;
  • Boa para locais escorregadios e terrenos difíceis;
  • Não é aconselhável para ocasiões formais;
  • Geralmente não se molda ao formato do pé.

Obs: Deixei o item durabilidade de lado nessas duas listas, pois isso vai depender muito da qualidade do calçado, espessura da sola e como, quando e onde ela é usada.

…….

Sola de couro X Sola de borracha – Como a briga começou

Como eu já disse, em sua construção clássica o sapato social masculino sempre fez uso da sola de couro (preferencialmente costurada). Com o tempo, o surgimento de novas tecnologias e a escassez de dinheiro, algumas fábricas começaram a fabricar calçados com sola de borracha que eram apenas coladas. O produto era barato, mas pecava pela qualidade e o visual, contudo conseguia atender os anseios das pessoas com pouco poder aquisitivo.

Por muito tempo o sapato com sola de borracha ficou marcado como calçado de malandro. O sujeito colocava um terno mal ajambrado, comprava um sapato barato e partia para algum golpe onde tinha que passar uma imagem de homem de negócios, provavelmente vendendo o Cristo Redentor ou o Viaduto do Chá para algum gringo incauto. ; P

Esse tipo de coisa, mais a depreciação visual que o calçado sofria depois de algum tempo de uso, contribuíam para “queimar o filme” da sola de borracha, enquanto o calçado com sola de couro feito em sapatarias respeitáveis por habilidosos artesãos se mantinha impecável por muito tempo.

Ficou então estabelecido: sapato de qualidade tinha sola de couro! Mas as coisas mudam…

…….

Como está hoje em dia

Sapato social masculino com sola de borracha

Até mesmo as marcas de luxo tem seus sapatos de sola de borracha, pois a sola de couro, por mais bonita e elegante que seja, muitas vezes não atende as necessidades de quem não passa o dia todo dentro do escritório, pisando em carpete macio.

Um caso que sempre me vem a mente é de um leitor que disse estar acabando com suas solas de couro porque a empresa onde trabalhava tinha uma enorme área pavimentada por cascalho que era usada como estacionamento, o trajeto entre o carro e a porta do prédio já era suficiente para causar estragos em seus calçados que, segundo ele, eram de marcas conceituadas.

Com os sapatos de construção primorosa, com solas de borracha de qualidade, costuradas com técnicas modernas e eficientes, é possível usar um calçado que vai manter durabilidade sem depreciar o visual.

Claro que os calçados de sola de couro ainda são as melhores opções para eventos formais, pois sua classe é imbatível, mas no dia a dia, desde que seja um produto bem feito, dá para usar sapatos com solado de borracha acompanhando um terno bacana ou um traje ligeiramente mais casual (business casual) sem ferir o dress code da empresa ou passar atestado de sovina por não gastar com um calçado decente.

…….

A terceira opção: sola de couro + borracha

Sapato social masculino com sola de couro e borracha

Se você é do tipo que não abre mão dos calçados com sola de couro (eu te entendo), mas reconhece o problema de tração deste tipo de solado, existem os modelos que reveste a sola tradicional com uma fina camada de borracha em pontos estratégicos, dando muito mais firmeza ao caminhar, até mesmo em superfícies mais escorregadias. Pessoalmente acho essa um boa solução para o impasse!

…….

Na hora de comprar…

Os preços podem variar, mas o mais importante é que você não busque calçados muito baratos! Atualmente é bem raro encontrar algo durável e bonito abaixo da linha dos 300 reais (muitos chegam fácil a 400 ou 500 reais e nem são os mais caros), mas se você for perseverante pode encontrar alguma barbada ou aproveitar uma liquidação de fim de coleção.

Os sapatos de lojas populares e fast fashion são uma tentação, alguns são até que bem bonitos com preços abaixo dos 200 reais, mas aconselho a proceder com o máximo de cuidado na hora de comprá-los: solas mal coladas (raramente são costuradas por esse valor), forma ruim, couro de baixa qualidade e acabamento pobre são uma ameaça constante que pode fazer o barato sair caro.

Com muito ou pouco dinheiro o importante é que você pesquise ao máximo e analise os produtos para garantir o melhor investimento e um sapato que atenda as suas necessidades.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post!
    Não tenho o hábito de usar sapatos, mas já tive sapato com sola de couro e de borracha.
    Achei o sapato com sola de couro um pouco desconfortável.
    Gostei mais da sola de borracha, mas esteticamente o sapato com sola de couro é mais bonito.

    Tenho uma dúvida.

    Sapato social para ser usado com terno tem que ser Oxford ou Derby?
    Qual dos dois tipos de sapatos podem ser usados com terno e com jeans?

    Achei esses dois modelos.

    https://www.adolfoturrion.com.br/sapatos-classicos-sociais/sapato-social-wholecut-oxford-madrid-cafe

    https://www.adolfoturrion.com.br/sapatos-classicos-sociais/sapato-social-derby-marbella-cafe

    Forte Abraço!

    Pablo

    • O uso do calçado com jeans depende do tipo de combinação que você faz. Um jeans escuro com camisa social e blazer vai permitir um sapato mais sisudo, um light jeans com camiseta precisa de algo mais descontraído. De qualquer forma, Oxfords e Derbys clássicos são sempre mais adequados para acompanhar o traje social ou o business casual, enquanto os loafers se encaixam melhor no look casual.

      Abs.

Deixe uma resposta