Saiba Diferenciar Um Sapato Formal de Um Casual

48

sapato_formal_nivel_destQuantas vezes você já teve que frequentar um certo ambiente ou comparecer a um evento e ficou em dúvida se o sapato escolhido era adequado para o local. A verdade é que alguns modelos estão em uma linha tênue entre o formal e o casual, mas alguns elementos como costura, brogues (os furinhos), cor, matéria-prima (couro, lona, etc.), efeitos e até mesmo design podem definir qual são as peças que podem ser acompanhadas de determinado calçado.

Abaixo montamos uma tabela de modelos que vai dos mais formais até os totalmente informais, com uma graduação de 0 a 10, com exceção do Oxford abaixo, cujo estilo está acima de qualquer cotação e o coloca no topo da lista disparado!

Oxford Whole Cut em Verniz – O campeão dos sapatos formais

 

sapato_formal_nivel_ft00Esse é o calçado masculino mais formal de todos. Feito em apenas uma peça de couro, sem quase nenhuma costura aparente, o modelo em verniz é o companheiro ideal para aquele evento onde o smoking é obrigatório, aliás, se você vai usar este tipo de traje, nem pense em usar um sapato diferente.

…….

Oxfords – Companheiros ideais do terno

sapato_formal_nivel_ft01

Conforme os detalhes vão sendo inseridos no Oxford, ele vai perdendo seu ar austero, mas não o suficiente, pelo menos até aqui, para perder seu posto como o calçado perfeito para acompanhar um belo terno. O tradicional, com nota dez em formalidade, vai bem com tudo, o cap toe preto cai muito bem casamentos.

…….

Wingtips e Derbys – Um muito rebuscado, outro muito simples

sapato_formal_nivel_ft02Aqui os calçados ainda não podem ser considerados casuais, mas não são do tipo que se adequa a qualquer ocasião. O Wing Tip e o Full Wing funcionam melhor em looks casuais engravatados, próprios para trabalho, como calça com corte de alfaiataria, camisa e blazer ou um cardigã. O Derby até pode ser usado com o costume, mas é considerado um sapato simples e pode ser inadequado para um momento que exija uma certa pompa, apesar da versão em verniz sempre mostrar mais sofisticação e elegância.

…….

Fivelas, Costuras e Afins

sapato_formal_nivel_ft03Aqui chegamos aos calçados que, apesar de elegantes, são informais, pedindo combinações mais simples, dispensando até o uso de gravata. É o que podemos chamar de sapato passeio, apesar do termo estar um pouco distante de seu significado atualmente. Entram as calças em sarja, camisas com estampas, blazers leves e até jeans.

…….

Camurça, manchas e desgaste – Totalmente casual!

sapato_formal_nivel_ft04

Como já foi dito, quanto mais detalhes, materiais, cores e efeitos no calçado, mais informal ele se torna. O que dizer então de modelos em camurça? Lindos e estilosos ficam ótimos com jeans, camisas xadrez e jaquetas de couro ou blusas de lã. Os de couro envelhecido ou manchado cria looks despojados, com um toque vintage que podem ser acompanhados de uma gravata borboleta ou um chapéu Fedora.

…….

Cores, Solas e Cadarços – Visual moderno e jovem

sapato_formal_nivel_ft05É neste ponto que o sapato chega mais perto do tênis, com cores fortes, confortável e moderninho. O jeans slim fit (colorido), uma camiseta com uma estampa bem bacana e acessórios marcantes, como pulseiras e cintos em lona, fazem uma combinação interessante para este tipo de calçado. Outro calçado que se encaixa perfeitamente nesta descrição é o boat shoe que funciona muito bem em looks com estilo navy.

…….

Detalhes para levar em conta

Verniz – deixa o sapato com aparência sofisticada, independentemente de seu modelo. Apreciado como acompanhamento de roupas para eventos muito formais, com trajes Black Tie;

Brogues – os furinhos tornam o calçado um pouco mais casual, mas ainda assim sofisticado o suficiente para ser usado com um terno, caso estejamos falando de um Oxford preto, por exemplo;

Wingtips – aplicação de couro na ponta do sapato que lembra as asas de um pássaro, geralmente acompanhada pelos furos tradicionais do brogue. A combinação, apesar de deixar o visual rebuscado, é aceita com o terno;

Costuras – quanto mais costura, mais detalhes no sapato. Não é nenhum pecado, mas no caso do traje Black Tie, o modelo mais clean é o ideal. Há também as costuras do loafer que dão volume ao bico, deixando-o com uma aparência muito mais casual;

Ferragens – fivelas e placas de metal são fatores que também quebram a formalidade do calçado, dando um ar mais despojado;

Couro manchado, envelhecido ou desgastado – neste caso o resultado é completamente casual, mesmo que o sapato em questão seja um modelo clássico e clean;

Cor – calçados austeros para trajes formais são pretos ou, na melhor das hipóteses, marrons, quando as cores começam a ser agregadas a um par, pode crer que se trata de um modelo criado para ser usado com um jeans ou calça em sarja;

Cadarços – a não ser que seja colorido, o cadarço torna o sapato mais sério e classudo, é por isso que os slip-on como o loafer e o side gore não são indicados para uso com terno.

48 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a dica, aprendo muito com esse site, a forma como é apresentado cada matéria é fantástica e interessante, moro no ES, onde é bem quente, curto muito o visual paletó e camisa, mas não preciso trabalhar assim, gostaria de algumas dicas de como utilizar Camisa com camiseta, dando um visual moderno e um pouco formal. Obrigado!

  2. Olá… E os famosos Docksides ou Mocassim.? Ele podem ser usados no verão? Tenho muitos e em várias cores mas tenho medo de estar fora da estação.
    E qual seria a melhor combinação para um bom look.?

    • Carlos,
      os docksides podem ser usados o ano inteiro, não se preocupe com a estação. Esse tipo de calçado sempre vai bem com jeans ou calças chino (sarja) e camisas casuais, camisetas e polos na parte de cima. Se colocarmos na escala de formalidade do post, ficaria lá nos nota 4 ou 5.

      Abs.

  3. Tem algum problema em fazer combinações só com sapatos de bico quadrado? Como meu pé é muito largo na parte frontal, eu não consigo usar os de bico fino, se eu usar, eles machucam meu pé todo. A não ser que eu compre 1 ou 2 números a mais nesse caso o (43, que eu acho difícil de achar).

    • Fábio,
      na verdade o melhor é deixar de lado os dois modelos, o mais usado atualmente é o bico redondo, o mais clássico de todos, a boa notícia é que justamente por isso essa calçado sofre menor influência das tendências, quem está com ele sempre está correto.

      Outra coisa bacana é que este sapato deve servir melhor no seu pé.

      Abs.

  4. Muito bom esses posts completos! Parabéns!
    Gostaria de fazer uma pergunta.
    Tenho um sapato casual Derby com couro marrom envelhecido, no estilo daqueles vintage – ali entre os 4.0 e os 5.0.
    Uso ele pra trabalhar e com meia social marrom normalmente. Até aí tudo bem. No entanto, pretendo usá-lo para sair à noite em ocasiões que me permitam, como um jantar mais arrumado por exemplo. Minha pergunta é: eu posso usá-lo com meias soquete? Quero dizer, nas propagandas eu não vejo meias em quem os usa, mas minha namorada falou que é pra destacar os sapatos. Porém me sinto um tanto estranho calçando uma meia social pra sair à noite com jeans.
    Antecipo meus agradecimentos.

    • Henrique,
      existem meias próprias para serem usadas com roupa casual e que não tem aquela cara esportiva das meias soquete, inclusive com uma gama de cores bem grande, mas que você pode resumir em cinza, preta e chumbo para usar com quase tudo, além disso você pode optar por uma peça com xadrez tipo argyle ou com listras, elas deixam o visual bem descolado.

      Abs.

  5. Eu já vi algo parecido por aqui no blog de meias coloridas e etc. Mas sinceramente me pareceu não fazer meu estilo. Por isso te perguntei.
    No entanto, diante disso tudo, seria interessante um post com umas dicas mais ‘iniciantes’ de como começar a usar sapato casual, com respeito à meias, como combinar os materiais e o estilo da roupa que vai usar pra sair. Quero dizer, vcs incentivam tanto a gente usar sapato casual no lugar dos sapatênis e tênis pra dar um up no visual, mas pra complementar (no caso a meia) as dicas são sempre muito ousadas (difíceis).
    Pra quem está apenas começando, usar os sapatos já é uma sensação de ousadia, e causa receio, tentar combinar meias coloridas põe uma dificuldade enorme, fica mais fácil se acomodar nos sapatênis. Por isso um post com as dicas complementares de meias e roupas “básicas” de combinar pra começar a usar sapatos de forma casual seria bem interessante, do meu ponto de vista.
    Espero ter contribuído, abs!

    • Pode, se a água chegar a molhar seu pé com o mocassim é porque a a chuva está tão forte que molharia com outro tipo de sapato também. Só evite os de camurça, as gotas d’água mancham.
      Abs.

  6. ricardo, pode usar docksider em dias nublados ou sem sol? Eu sempre associo esse tipo de sapato ao sol. Em países muito frios ou que tem neve não se costuma usar muito esse tipo de sapato… tem alguma razão especial para isso?

    • José,
      como este tipo de sapato é muito aberto e que deve ser calçado sem meia usá-lo em um dia frio ou na neve não faz muito sentido. Mas é totalmente possível usá-lo em um dia nublado, desde que a temperatura esteja agradável, claro.
      Abs.

  7. Adoro sapatos de verniz.

    Não acompanho a moda, e a minha ideia é sempre meio extravagante (tenho 40 anos) quando se trata de sapatos.

    A questão é:

    Existem sapatos de verniz mais sofisticados que para alguns são até bregas. Com listas brancas ou vermelhas, alguns tem a parte de cima branca ou detalhes quadriculados em branco também.

    Claro que um sapato assim a gente não vai trabalhar, nem tampouco usar um traje a rigor.

    Mas na faculdade, ou num shopping posso usar com jeans e camisa de botões tradicional? Eu sei que posso, mas na sua opinião, fica feio demais?

    • Eduardo,
      Na verdade o sapato de verniz é o mais formal (principalmente o oxford) e adequado para ser usado com black tie. Para faculdade ou shopping prefira os modelos casuais de nobuck ou couro comum, eles são mais simples e combinam com jeans e camisa.

      Algumas pessoas gostam de usar o loafer de verniz com roupa casual e apesar do modelo ser voltado para um visual engravatado, mas não tão formal, eu considero o verniz um pouco exagerado.

      Dê uma olhada neste post: http://www.canalmasculino.com.br/saiba-diferenciar-sapato-formal-casual/

  8. Olá, Ricardo

    Estou a procura de um sapato para minha formatura, black tie, e estou interessado em um modelo slip on de verniz para acompanhar meu smoking porém não tenho segurança de que ele se adequa à ocasião já que sempre vejo referencia apenas a sapatos com cadarço.

    O modelo que despertou meu interesse é este: http://goo.gl/Hebazg

    Obrigado.

    • Sander,
      o sapato que você mencionou também é muito usado com o smoking, caso queira usá-lo, não há problema, entretanto trata-se de um calçado de uso mais restrito, um oxford pode ser usado em diversas ocasiões, inclusive com o terno comum.
      Abs.

  9. Olá, Ricardo. Tudo bem?
    Preciso de uma orientação sua.
    Tenho um casamento pra ir, sou apenas convidado, gostaria de saber qual ou quais os tipos de traje posso usar. No convite não especifica.
    Detesto usar ternos, não tenho nenhum (nesse caso teria que alugar, o que sugere?) Aqui onde moro faz muito calor e o casamento é em Outubro. To perdido nisso. Por favor me ajude!
    Obrigado.
    Abs.
    Leonardo.

    • Leonardo,
      se o convite não especifica o dress code podemos presumir que se trata do semi-formal ou passeio completo. Nesse caso não tem como fugir, vai ter que vestir um costume ou terno, camisa bem clara e uma gravata em um tom mais escuro.
      Abs.

  10. Post excelente! Realmente bastante esclarecedor!

    Mas minha dúvida é: onde posso comprar aquele Derby em verniz mostrado na foto (cuja nota é 8,5)? Ele fica excelente com a farda, por ter exatamente o mesmo design dos sapatos usados na minha escola. Gostaria de adquirir alguns pares kkk

    Desde já agradeço!

    • Lucas,
      infelizmente não posso te informar a marca desse sapato, mas não é difícil encontrar algo semelhante em lojas como a Sapataria Cometa ou a The Craft Shoes Factory.
      Abs.

  11. Tenho um evento formal. Por ser (digamos) o meu primeiro evento assim sempre que vou a uma sapataria experimentar uns sapatos formais acho que todos são bastante bicudos. Será normal por não estar habituado?

    • Rinaldo,
      como o modelo é muito formal é um dos mais difíceis de encontrar, aqui no Brasil quase nenhuma marca se aventure produzí-lo e talvez seja mais fácil encontrá-lo em lojas de marcas gringas como Zegna, Prada, Bottega Veneta ou Gucci, mas prepare o bolso!
      Abs.

    • Carlos,
      esse sapato é informal, pode usar com roupa casual, mesmo que seja um jeans e uma camiseta para um cinema ou barzinho, mas também dá para combinar com uma calça chino escura e uma camisa para ambiente de trabalho ou um afesta que peça um look mais arrumadinho.

      Abs.

    • Dioclécio,
      esse modelo é bem fácil de combinar, pois possui um ar bem casual em comparação a outros modelos como o oxford de verniz, por exemplo.

      Você pode usá-lo com jeans e nem precisa se preocupar demais com a cor das meias, elas podem ser neutras de cinza mescla, marinho ou até pretas.

      No caso das calças chino você pode usá-lo com itens mais elegantes e combinar a meia com as calças. Também dá para fazer algo mais descontraído e apostar em uma meia colorida que faça contraste com o calçado e as calças.

      Lembre-se que quanto mais casual a look, menos você precisa se preocupar em combinar meias, só não use as brancas fora da academia, independentemente do modelo elas são meias para esporte.

      Abs.

  12. Ricardo, boa noite primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pelo trabalho aqui feito.

    Claro que não poderia deixar de fazer o meu comentário também então la vai.

    A dúvida em questão é se devo usar uma camisa em linho gola padre com um blazer preto tradicional em um aniversario de 40 anos de casamento e qual Brogue seria o mais adequado.

    Agradeço desde já,

    Abraços.

    Bruno Schmidt

    • Oi Bruno,
      isso vai depender do local da festa, se for a noite em um local mais refinado é melhor usar uma camisa tradicional, se for uma ocasião descontraída durante o dia pode manter a camisa de linho.

      Não entendi muito bem a questão do brogue.

      Abs.

Deixe uma resposta