Roupas Masculinas Para Seu Tipo Físico: Homens Gordinhos

28/08/2014 2 Comentários por

roupas_masculinas_homens_obesos_gordinhos2Com um a moda direcionada os magros, os gordinhos tem que se virar para encontrar roupas que os favoreçam, muitas vezes restando como única alternativa as lojas plus size, mas mesmo estas se mostram equivocadas quanto a cores, estampas e tecidos, forçando o cliente a ter uma grande quantidade de bom senso antes de comprar qualquer coisa.

Continuando co nossa série de artigos que já contemplou os altões e os baixinhos com textos elucidativos (aqui e aqui) vamos agora montar um guia com algumas dicas para quem está acostumado a ver números grandes quando sobe na balança ou até para  aqueles que não estão tão fora do peso assim, mas cultivam uma barriguinha indesejada.

Como de costume, partiremos de uma combinação simples com camisa, cardigã ou malha, calça e calçado, mas depois apresentaremos uma lista das roupas mais indicadas, veja abaixo:

Exemplos de combinações de roupas para homens gordos ou barrigudos

Combinações para gordinhos

O segredo e esticar a silhueta e, ao mesmo tempo, usar tecidos encorpados, que não marcam o corpo. Como você é um cara grande pode usar calçados e acessórios parrudos, mas que mostrem estilo e personalidade.

Look esquerda – use o cardigã fechado para criar um V que chama atenção para seu rosto e minimiza o volume lateral, combinado com a calça e os sapatos em tons escuros e próximos fará com que sua silhueta pareça mais esbelta. A camisa pode ter um colarinho mais aberto e pontudo harmonizando com seu rosto.

Look direita – Uma gola com botões ou zíper deixada entreaberta mostrará o colarinho da camisa que vai emoldurar seu rosto, destacando-o. Neste caso, uma bela gravata só vai ajudar ainda mais, mas as skinny podem ficar desproporcionais, então experimente uma tradicional e veja se agrada. O sapato com solado grosso cai muito bem com seu tipo físico e os tons de cinza são ótimos para deixar o volume menos aparente, mas como está tudo muito neutro, escolha um relógio arrasador e óculos de sol que combinem com o formato de seu rosto para deixar o look mais estiloso!

Peças fundamentais

roupas_masculinas_homens_obesos_gordinhos3

Ternos – nós sabemos que todo mundo ama o paletó de dois botões, mas o de três, com seu abotoamento alto, é ideal para dar destaque ao seu rosto e tirar o olhar da barriga. Os de risca de giz e espinha de peixe ajudam na verticalização da silhueta, portanto são altamente indicados.

Camisas – as de tecido encorpado, como o Oxford ou espinha de peixe, caem bem sem marcar. Mais uma vez as listras verticais se mostram uma boa escolha tanto nas sociais, quanto nas casuais, enquanto as xadrezes tem que ter um padrão médio, nem pequeno demais, nem grande demais.

Colarinho – o aberto e comprido vai alongar seu rosto se ele é muito redondo, já altos ajudam que tem papada, mas prejudicam quem tem pescoço curto, então não compre só de olhar, prove antes para encontrar o melhor.

Gravatas – os gordinhos podem abusar deste acessório, principalmente das de listras grossas e cores fortes, pois vão dar um belo destaque a sua face e seu tórax, deixando o visual do terno de 3 botões extremamente chique!

Calçados – os encorpados combinam muito bem com você! Experimente os de solado grosso que tem tudo a ver com seu tipo físico e ainda adiciona uns centímetros a mais a sua estatura. Apesar dos vários homens acreditarem que são perfeitos – o que é um erro! – os sapatênis são muito delicados e baixos para um sujeito com o seu tamanho, mas se quiser usá-los de todo jeito, escolha uma cor próxima a da calça para criar a ilusão de alongamento.

Malhas – sweaters com gola V e cardigãs são grandes aliados, assim como as malhas caneladas, cuja trama cria linhas verticais que ajudam a “emagracer”, mas lembre-se de manter os tons próximos aos da calça.

Calças – O jeans escuro e sem muita lavagem é perfeito para não engrossar suas pernas e fazer parecer que você é mais baixo do que na realidade, as calças cáqui e chinos de sarja encorpada caem bem sem marcar demais, só não opte pelas cargo que vão deixar seiu corpo muito volumoso. O caimento ideal para você é o reto (ou straight), as slim fit e skinny destacam demais a barriga e ficam muito apertadas.

Bermudas – apesar dos gordinhos terem uma queda por bermudas que parecem calças capri de tão longas, o comprimento pouco acima do joelho é o mais recomendado para não prejudicar suas pernas. Mais uma vez a sarja se mostra o tecido ideal, dando ainda a possibilidade de brincar com as diversas cores disponíveis e montar looks bacanas. Muitos bolsos e abas salientes não são uma boa para você, tente ficar nos modelos flat para valorizar o seu corpo.

Camisetas e pólos – camisetas em algodão encorpado e golas V são boas opções, assim como as pólos de piquê que não marcam muito e cujos colarinhos chamam atenção para o rosto, mas escolha as lisas ou com, no máximo, “chest stripes”, aquelas listras na altura do peito.

Jaquetas e casacos – de ziper ou abotoamento simples funcionam bem, principalmente se você as usa abertas, formando uma linha vertical até o rosto, isso ajuda a criar uma silhueta mais enxuta, o abotoamento duplo pode funcionar, mas neste caso tem que provar e usar o bom senso. Os casacos de lã devem ser em tecido compacto e com pouco forro a fim de não criar uma forma muito volumosa.

Acessórios – você pode usar peças mais vistosas como cintos grossos, mas com fivelas discretas ou relógios com caixa grande e pulseira larga. Alguns defendem que os chapéus ajudam a alongar o corpo, mas isso vai de seu estilo, tem gente que não fica bem com o acessório, outros nasceram para usá-lo, independentemente do corpo ou do formato do rosto. Suspensórios são outra opção para os gordinhos, além de evitarem o cinto apertando a cintura, contribuem para verticalizar o olhar.

Tecidos e Matérias Primas

Oxford para camisas, sarja para jaquetas e calças, ou seja, tecidos com boa estrutura mas sem muito volume são os amigos de quem tem alguns quilos a mais e seguem o mesmo caminho o jeans, a lã e materiais como o couro. Não pegam bem os sintéticos, marcam demais e dão uma aparência barata as roupas.

Estampas e Padrões

Listras finas verticais e xadrezes medianos servem para deixar o gordinho mais elegante, principalmente se elas tem baixo contraste. Quanto as camisetas, vale apostar nas estampas na altura do peito que tiram a atenção na barriga, principalmente as de fundo escuro.

Caimento

O terno tem que ser com corte tradicional e se ficar alguma sobra mande ajustar, as calças retas e as bermudas também. As camisas pedem uma modelagem confort e devem acabar uns 2o cm abaixo do cós da calça, se decidir usá-las por fora. As jaquetas também ficam abaixo do cós e os casacos até, no máximo, o comprimento do paletó, que é no final do quadril.

Cores

Atenha-se aos tons escuros eles vão trabalhar em conjunto com o tecido, o caimento e as estampas para criarem uma ilusão de que seu corpo é mais longilíneo do que é realmente. Como os homens adoram os cinzas, fica fácil usá-los a seu favor, investindo em apenas alguns pontos de cor, como na gravata, por exemplo, para destacar só o que você deseja.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Roupas Masculinas Para Seu Tipo Físico: Homens Gordinhos”

  1. Schroeder says:

    Senhores, gastaria de saber onde adquirir essas belas roupas para gordinhos e grande!

    • Ricardo says:

      Schroeder,
      isso é um pouco complicado, vou ter que fazer uma pesquisa para descobrir alguns endereços que vendam peças plus size, se encontrar algo que valha a pena, te aviso.
      Abs.

Deixe um comentário