Roupas Masculinas Para Seu Tipo Físico: Homens Baixos

26/08/2014 24 Comentários por

look_sweater_jeans_camisaNo Brasil, quem tem abaixo de 1,70m de altura sofre. Mesmo não sendo um país de gigantes, as coleções das grifes masculinas priorizam os mais altos e os editoriais das revistas que se dizem “guias de estilo” raramente dão enfoque para alguém que não tenha o tamanho padrão dos modelos. Por um lado isso até que é compreensível, já que o caimento das roupas em pessoas altas fica ótimo nas fotos, mas isso não é motivo para deixarmos de lado as dicas para quem é baixo e quer usar looks bacanas que valorizem seu corpo e minimizem seu problema.

Assim como fizemos em nosso post anterior, onde comentamos sobre roupas para homens altos, vamos usar a combinação acima como parâmetro para montar looks para quem tem baixa estatura e não quer pecar na hora de se vestir. Nosso ponto de partida será uma malha, uma camisa branca, uma calça jeans, cargo ou chino e um sapato ou tênis.

Exemplos de combinações de roupas para homens baixos

Combinações para homens baixos

 A essa altura do campeonato você já deve ter notado que o jeans escuro básico funciona muito bem em seu corpo, justamente por isso criamos dois combos com calças que fogem ao tradicional denim. O importante aqui é criar uma silhueta única, usando tons similares, veja mais abaixo:

Look esquerda – A malha leve com gola V não adiciona volume ajuda a esticar o tronco, a calça seca alonga as pernas e a proximidade com o tom da blusa faz bem para todo o conjunto criando a ilusão de ser mais alto do que na realidade. As calças cargo são difíceis de usar nesse caso e qualquer volume adicional nas pernas não é bem visto, mas se você é fã do estilo, escolha as “flat”, com os bolsos chapados, lembrando que eles estão ali só como adorno, nunca coloque nada neles! O calçado pode ser azul escuro (de preferência) ou preto, já que a opção aqui é por um visual azul escuro. O cachecol de tecido sem volume deve ser usado sem nós ou trespassados, apenas com as duas pontas caídas na parte da frente.

Look direita – as cores escuras são tidas como ideais para quem tem baixa estatura, mas sabendo usar as peças certas é possível criar uma silhueta alongada com tons claros. O cardigã canelado usa a trama vertical para alongar o dorso e a calça skinny estilo biker não chega a ter detalhes marcantes para fatiar a silhueta. A bota mantém o tom próximo dando continuidade nas pernas, mas deve ser usada com o cano por dentro e sem dobras na barra. Uma gravata é um bom acessório para chamar atenção para o colarinho e seu rosto, além disso, os modelos mais finos também criam a ilusão desejada e podem ser usados com o cardigã aberto.

Obs: os cintos também devem evitar o corte vertical da silhueta e caso seja possível deixar a malha por cima, melhor! Entretanto se  você gosta de mostrar os detalhes do acessório, dê preferência para aqueles com a cor similar a da calça. Como o homens baixos prezam a simplicidade nas peças principais, capriche nos acessórios, escolha um belo relógio que fique proporcional (cuidado com os cebolões!) e pense em algumas pulseiras ou mesmo um anel estiloso para acompanhar.

Peças fundamentais

roupas_para_homens_baixos

Ternos – não há nem o que discutir, os slim fit, de dois botões, com lapela fina e cores escuras, são ideais. Padrões como o risca de giz e o espinha de peixe também ajudam a esticar.

Camisas – Nas sociais, o colarinho pontudo é o mais indicado, mas o francês também funciona a contento, evite apenas o italiano, muito aberto para quem é baixo. Quando o assunto é camisa casual, abuse as listras verticais e tome cuidado com o xadrez; prefira os pequenos, como o vichy.

Calçados – Solados muito grossos podem ser desproporcionais para sua estatura, prefira os modelos mais leves. Os sociais com poucos detalhes, formas alongadas e apenas uma cor são melhores para evitar o encurtamento da silhueta, o mesmo se aplica para tênis e sapatos casuais.

Jaquetas e casacos – os tecidos finos e fluídos caem melhor em quem é baixo, casacos muito pesados e volumosos prejudicam o efeito de alongamento, assim como o abotoamento duplo, já as jaquetas com abotoamento simples ou zíper criam uma boa ilusão em quem tem pouca altura, tanto fechados quando abertos, quando criam uma linha vertical no dorso.

Calças – O jeans escuro com lavagem forte nas coxas afina e alonga as pernas, mas tome cuidado com os bigodes de gato, se forem muito pronunciados podem alargar o quadril. Rasgos e costuras em excesso não são aconselháveis, pois chamam muita atenção quando na realidade o olhar das pessoas devia estar voltado para seu rosto. A modelagem reta e a slim fit vão te beneficiar, mas fique longe das calças loose fit, tecido demais não é aconselhável para os baixos.

Acessórios  – se forem leves e discretos podem ser usados sem problemas, servindo para adicionar um pouco de tempero a produções onde o monocromático ou o tom sobre tom imperam. Os cachecóis com pouco volume ficam bem apenas jogados sobre o pescoço ou com uma volta só, tendo as pontas jogadas para frente para criar mais linhas verticais no visual, suspensórios tem que ser estreitos e cintos em cores que não cortem o corpo pela metade, ou seja, similares as usadas na camisa, calça e calçado, pulseiras finas podem ser usadas em conjunto, mas sem exageros e o relógio pode ser imponente, porém uma caixa média será mais proporcional do que os modelos oversized que andam surgindo por aí.

Tecidos, padrões e estampas

Privilegie os tecidos leves que não adicionam volume a sua figura, principalmente se eles trazem padrões usando cores com pouco contraste, risca de giz e ou falsos lisos como o espinha de peixe.

Estampas em camisetas e moletons podem ser na altura do peito, chamando o olhar do observador para a parte de cima do look e para seu rosto, te fazendo parecer mais alto.

Caimento

Nos ternos fique com o slim fit, nas calças, alterne entre o straight (reto) e o slim. As jaquetas e os casacos também podem ser bem secos, com poucas abas nos bolsos, lapelas finas e sem detalhes exagerados. Camisas ajustadas vão trabalhar bem com as listras verticais para alongar suas formas, mas preze aquelas com poucos pespontos aparentes na linha dos ombros, mas saiba que o mesmo recurso usado verticalmente no abotoamento pode ajudar.

Dicas finais

– Calças skinny não são recomendadas se você tem coxas muito grossas;

– Nunca dobre a barra da calça para não criar a ilusão de encurtamento das pernas;

– Se escolher peças com muitos bolsos, certifique-se que são “flat” (chapados) não aqueles bolsos saltados e volumosos;

– A barra da calça por fora da bota é sempre melhor, mas se for usar por dentro, que seja com uma calça bem acertada e sem barra sobrando e embolando no fim da perna, tente fazer parecer que a calça e o calçado são uma peça só;

– Sapatos com bicos muito arredondados deixam os pés pequenos, para um efeito adequado procure por Oxfords, Derbys e mocassins o mais alongados possível.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

24 Responses to “Roupas Masculinas Para Seu Tipo Físico: Homens Baixos”

  1. anderson says:

    Otimas dicas saber q um homen lindo e elegante nos orienta como nos vestir é otimo,gostaria de dicas pra quem é baixo e magro e gosta de usar bermudas

    • Ricardo says:

      Anderson,
      para quem tem essas características o melhor é usar uma bermuda de sarja ou algodão e caimento slim um pouco acima do joelho. Quem é muito magro pode arriscar uma cargo, mas com os bolsos flat que eu citei no texto.
      Abs.

  2. Ivan says:

    Realmente é um problema compra roupa para quem é baixo, como no meu caso. Todas as roupas ficam grandes e largas, comprei uma camisa social P sendo que tenho 1,69 e sou magro e tive que mandar ajustar toda praticamente, pois o P parece G.

    òtimas dicas, vou ficar mais atento e evitar minhas polos com listras horizontais.

    Abraço.

    • Ricardo says:

      Ivan,
      realmente o tamanho das roupas no Brasil não é uma coisa séria, uma pessoa com quase 1,70m não pode ser considerada baixa e mesmo assim é bem difícil encontrar um P que sirva.

      Fique atento, não sei quanto você está gastando com ajustes, mas pode valer a pena mandar fazer suas camisas no camiseiro, existem profissionais deste tipo que cobram a partir de R$180,00 para fazer uma peça que vai ficar perfeita em você!

      Abs.

  3. iury says:

    No caso: eu usando uma calça skinny branca com uma blusa e sneaker preto ficaria ideal para uma social com amigos?

    Tenho 1,64 e tenho medo de fazer combinações com calças skinny e cores e estampas. Qual dica você poderia me dizer para uma ajuda enorme ?

    • Ricardo says:

      Iury,
      a ideia aqui é alongar a silhueta com uma composição de tons semelhantes e a calça branca com a camiseta preta faz justamente o contrário, fatiando seu corpo e criando a ilusão de que você é mais baixo. Observe como os looks usados no exemplo são praticamente monocromáticos.

      A calça skinny não apresenta problemas para você, mas prefira os tons escuros e empenhe-se em chamar atenção para seu rosto e não para as pernas, cachecóis, gravatas, colarinhos e estampas na altura do peito podem ajudar nessa tarefa.

      Abs.

  4. Alex SanCarpin says:

    Tenho 1,70 m de altura e costumava comprar calças da hering porque não precisava nem fazer a bainha, o entrepernas era o tamanho exato que eu uso (cerca de 76 cm). Hoje o menor tamanho tem 86 cm nessa medida. Agora, como vou ter de fazer o ajuste, posso comprar qualquer marca. Abç.

  5. Jason says:

    Sou de baixa estatura acho muito bonito o jeans branco, existe alguma contra indicação para utilização desse tipo de calça para homens de baixa estatura ? Vale ressaltar que não tenho problemas em criar uma sintonia entre as peças. Com isso a minha pergunta é dirigida apenas no que se refere a estatura.

    • Ricardo says:

      Jason,
      O problema do jeans branco para o homem muito baixo é que ele fatia demais a silhueta, para funcionar bem você teria que optar por outras peças em tons próximos como off white e gelo, mas pouca gente sai assim de casa. Para quem é baixo o melhor são tons escuros e bem próximos uns dos outros para criar uma silhueta alongada.
      Abs

  6. Carlos says:

    Ricardo, parabéns pela matéria.

    Meço 1,72 e fisicamente sou um pouco forte (cochas e panturrilhas bem grossas).

    Que tipo de bermuda você recomendaria?

    Grato!.

    • Ricardo says:

      Olá Carlos!
      Para você o mais indicado são bermudas sem bolso ou, no máximo, as cargo flat, cujos bolsos não fazem volume. Cores escuras como o marinho, oliva e marrom também ajudam a disfarçar as pernas grossas e o efeito é ainda maior se você optar por uma estampa com listras verticais.

      Não use peças abaixo do joelho, elas tendem a encurtar as pernas, e faça um esforço para não usar uma camisa ou camiseta que seja muito contrastante, quanto mais próxima a cor das duas peças (bermuda e camisa) mais alongado ficará seu visual.

      Espero ter ajudado!

      Abs.

  7. eduardo says:

    Olá Ricardo, esse post muito me ajudou, obrigado!
    Apenas uma dúvida: vc não recomendou calça “Skinny” para quem é baixo ou tem perna grossa. No meu caso, tenho 1.64cm e 70kg mas sou fisicamente forte (coxas, quadril e panturrilhas grossas) devido aos exercícios e esportes.
    Poderia comprar desse modelo de Calça ???

    • Ricardo says:

      Eduardo,
      a slim fit, que é certa no corpo, mas não é agarrada, é mais adequada para você, piis vai ajudar a alongar a silhueta sem chamar muita atenção para suas pernas.
      Abs.

  8. osvaldo says:

    oi ricardo tudo bem?tenho 1.60 cm e 70 kg,sou fisicamente forte que tipo de short recomendaria usar?

    • Ricardo says:

      Osvaldo,
      as bermudas chino que não sejam tipo cargo (com bolsos nas pernas) funcionam bem para você, mas é importante que o comprimento não passe os joelhos, senão vão encurtar suas pernas. Se tiver dificuldade de encontrar o comprimento correto, compre uma mais longa e dobre a barra uma ou duas vezes.
      Abs.

  9. Daniel says:

    Fala, Ricardo.

    Como o amigo ai de cima, sou baixinho também (meço a mesma altura, 1,60m, porém sou mais leve – 55kg) e sofro ao comprar camisas/camisetas em geral, porque são sempre compridas. Comprar roupa nova é praticamente um martírio.

    Você por acaso conhece ou indica algum site/companhia no qual possamos encomendar roupas sob medida (de forma que seja possível escolhermos comprimento, largura, etc.)?

    Abraço.

  10. Carlos Sousa says:

    Ola…
    Sou baixo… 1,69 porte forte 78kg, gostaria de dicas sofro ao comprar camisas/camisetas em geral, porque são sempre compridas e bermudas.

    • Ricardo says:

      Carlos,
      para seu tipo físico realmente é um pouco mais complicado encontrar uma roupa que sirva perfeitamente. No caso das camisas eu aconselho a procurar um camiseiro, gastar um pouco mais com uma camisa feita sob medida vale a pena. Já as camisetas são um problema para muita gente, as modelagens vivem mudando, não tem jeito, tem que procurar a marca que tenha um corte que sirva bem ou mandar ajustar em um a costureira, pode parecer um pouco exagerado, mas é a opção para quem não se encaixa no padrão imposto pela indústria da moda.

      Abs.

  11. Márcio Araújo says:

    concordo com as dicas, eu sigo, perfeitamente. e me sinto muito bem

  12. renato says:

    Obrigado pelas dicas ,as vezes dobro a barra da calça pois gosto de coturnos tenho unm estilo meio punk rock,gostaria tambem saber se usar camisa manga longa por dentro da calça é correto pois ame visto assim ok.obrigado quando me responder

    • Ricardo says:

      Renato,
      camisas podem ser usadas tanto por dentro quanto por fora da calça, tudo depende do etilo da camisa e de seu estilo pessoal. Tem gente que usa a peça casual por dentro e se sai bem, outros usam a camisa social por fora e conseguem bons resultados. Só quando você estiver usando um terno ou costume é que deve manter o dress code e usar sempre por dentro.

      Abs.

  13. Gustavo says:

    Olá! Tenho 1,62 e não gosto de chamar atenção, gosto de ser discreto mas tenho receio com roupas sociais (camisa social mesmo e calça social e sapatos sociais) nunca saí do básico : jeans escuro pólo de uma cor só – também escura -. Gosto e acho bonito quem veste mas nao me arrisco.

    • Ricardo says:

      Gustavo,
      muita gente tem o mesmo receio que você, mas o ideal é ir se soltando aos poucos, troque a polo por uma camisa casual, depois substitua o jeans por uma chino, o tênis por um sapato casual, vá dando um upgrade nas peças sem pressa. Eu já estive na mesma posição que você e hoje consigo usar qualquer estilo de roupa, sempre me sinto a vontade, mas isso levou bastante tempo, é difícil se livrar dos velhos hábitos.

      Abs.

Deixe um comentário