Rotina de Cuidados com o Rosto que Todo Homem Deve Ter

O homem precisa de uma rotina cuidados com o rosto se quiser ser saudável e evitar o envelhecimento precoce. Neste artigo mostraremos como fazer isso.

1

Mesmo que o mercado de produtos voltados para cuidados masculinos esteja crescendo de maneira assustadora, ainda existem homens que não tem uma rotina de cuidados com os rosto definida, com exceção do barbear e de uma limpeza tímida e apressada pela manhã.

Cuidar da pele do rosto pode te garantir saúde e retardar o envelhecimento, basta saber usar os produtos certos e quando usá-los. Abaixo você ficará por dentro de uma rotina de cuidados com o rosto que poderá parecer complicada a princípio, mas que se tornará natural depois de algum tempo e aposto assim que você notar a diferença se perguntará por que não fez isso antes, confira:

Rotina matinal de cuidados com o rosto

São 3 passos simples que não vão tomar mais que 2 minutos da sua vida, mas vão garantir uma pele saudável, jovem e bonita.

Nota: para evitar se estender muito este post não tratará dos produtos citando nomes e indicando locais para compra, faremos um outro artigo muito em breve com uma bela quantidade de sugestões para todos os bolsos.

1 – Lave o rosto

Em primeiro lugar coloque na cabeça a ideia de que você precisa ter um sabonete exclusivo para o rosto. Não é frescura, a pele do rosto é mais delicada, inclusive nos homens, necessitando de cuidados específicos. Os sabonetes para face controlam oleosidade, retiram a sujeira e, em certos casos, ajudam no combate a acne; você pode aplicá-los durante o banho ou simplesmente lavar o rosto depois de escovar os dentes, caso já tenha tomado banho na noite anterior.

O uso é simples: basta fazer um pouco de espuma com as mãos e aplicar suavemente o produto no rosto com movimentos circulares, enxaguando em seguida.

Tempo estimado: 20 segundos.

2 – Hidrate o rosto

Quando você usa o sabonete para face adequado ele retira a oleosidade que ficou acumulada desde a última lavagem, mas isso pode resultar em um fenômeno conhecido como efeito rebote, ou seja, sua pele, privada de hidratação, produz ainda mais oleosidade. É por isso que tanta gente reclama que fica com o rosto pior pouco tempo depois da lavagem

Mas não se desespere, seu corpo sempre tenta te sabotar, então você tem que dar o que ele pede e um pouco mais com o hidratante. Esse produto não só devolve a umidade da pele, como a deixa mais saudável e ajuda a prevenir o envelhecimento.

Seu uso também é simples: aplique com as pontas dos dedos uma fina camada sobre a pele do rosto e deixe secar naturalmente. Você vai notar uma sensação refrescante, significa que o produto está fazendo seu trabalho, além disso a pele fica mais viçosa sem aquele brilho seboso.

Tempo estimado: 30 segundos.

3 – Passe protetor solar específico para o rosto

Esse item não é negociável, tem que usar protetor solar por causa do câncer de pele (o que já seria o bastante) e devido a um fenômeno chamado fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento precoce da pele causado pela exposição a luz solar intensa. Ele também evita o aparecimento de manchas e rugas. E aí, é ou não é extremamente útil?

Assim como no caso do sabonete, o protetor solar também tem que ser específico para o rosto, pois além de agir de maneira diferente é formulado para não incomodar ou pesar mesmo tendo um fator de proteção solar alto (50 ou 60, geralmente). Outra característica desse tipo de produto é não se fazer notar na pele da face, ou seja, ninguém vai reparar a presença do protetor e ficará te olhando esquisito, pode ficar tranquilo.

A aplicação tem que ser feita aos poucos e com cuidado para não deixar nenhuma área sem cobertura. É importante lembrar que as orelhas são igualmente sensíveis a luz solar, passar uma fina camada de produto nelas é essencial, assim como no pescoço.

Tempo estimado: 1 minuto.

Pausa para um aviso:

Existem hidratantes que vem com proteção solar, loção pós-barba, creme anti-rugas, anti-calos, alinham os chakras e ainda podem ser usados no lugar do molho choyu na salada. Pode parecer uma mão na roda, mas muito cuidado com esse tipo de dermocosmético, geralmente o que tenta resolver tudo acaba não ajudando em nada, embora alguns poucos até consigam cumprir algumas das metas. Antes de comprar um produto assim procure por reviews especializados que possam atestar a eficiência dele.

Durante o dia

Reaplicar o protetor

O protetor solar tem sua ação restrita a um determinado período, se puder reaplicá-lo na metade do dia, melhor, terá um proteção contra o sol mais eficiente garantida.

Rotina noturna de cuidados com o rosto

Antes de deitar a cabeça no travesseiro é bom cuidar do rosto, limpando e protegendo:

1 – Lave o rosto novamente

Lave o rosto com o mesmo sabonete que usou de manhã para tirar o protetor solar e a sujeira que se acumulou durante do dia.

2 – Hidrate novamente

Aplique de novo o hidratante para o rosto, se durante o dia ele garante um rosto menos oleoso e mais macio, durante a noite ele vai ajudar a pele a descansar e rejuvenescer, além de dar uma sensação fresca e agradável antes de dormir.

Sua rotina pode terminar por aqui ou você pode subir de nível, basta continuar a leitura…

Experimente

Eu sei que todas essas dicas podem parecer um grande passo para quem ainda não cuida da pele do rosto, contudo ainda existem mais alguns produtos que dão um bom resultado e podem ser incluídos na sua rotina de grooming sem complicações e sem fazer que você perca mais tempo:

1 – Creme anti-idade + creme para os olhos

Os cremes anti-idade previnem rugas e manchas na pele, já os cremes para os olhos diminuem as bolsas e os vincos na região dos olhos, mas alguns até tratam problemas como manchas escuras em torno dos olhos e ajudam a acordar com uma aparência mais sadia.

Importante: esses dois cremes substituem o hidratante, pois já possuem essa função em sua fórmula, então você não precisa aumentar sua rotina, só mudá-la a noite.

Você pode pensar que esse tipo de produto é apenas para quem passou dos 50, mas é correto usá-los assim que você nota a chegada das rugas ou a necessidade de prevenir seu aparecimento. Algumas pessoas só começam a sofrer desse problema com 40, outros com 30, mas existem homens com pele muito clara que logo depois dos 20 anos já notam a formação de pés de galinha e afins.

2 – Esfoliação

A esfoliação, embora ignorada por muitos homens, é fundamental na retirada de células mortas, limpeza da pele e prevenção de espinhas e cravos. O barbear pós esfoliação também fica mais suave e a possibilidade de pelos encravados cai bastante. A sensação depois da esfoliação é muito agradável, com a pele lisa e macia, sem contar a aparência sadia.

A esfoliação pode ser feita uma ou duas vezes por semana com sabonete, creme ou gel  específico que pode ser aplicado em todo o rosto com movimentos circulares e enxaguado em seguida. A operação toda não dura nem 2 minutos!

Importante: a esfoliação, quando for feita, pode tomar o lugar do sabonete de limpeza do rosto, já que ambos servem para esse fim, logo não se trata de um passo a mais na sua rotina, é só substituir um produto pelo outro.

…….

Ouça também:

Papo H Podcast #104 – Rostinho de Bebê, Autocrítica, Universo Pet

1 COMENTÁRIO

  1. Salve Amigos excelente postagem, mas só deixando uma dica:

    Envelhecer não é doença pra ser combatida ou retardada, pelo contrário, ele deve ser exaltada com muito orgulho, pois significa que ainda está na jornada.

    Lembre-se da frase da banda Replicantes “A vida começa aos 30”, mas um amigo meu sempre completa, “mas ela fica melhor aos 40”.

    Então vamos cuidar da pele, do nosso organismo e de quem nós somos, mas deixe-se envelhecer. Faz bem pra saúde.

Deixe uma resposta